Uma demissão inesperada pode levar qualquer um ao desespero. Gloria Vanique, no entanto, não entrou nessa onda. Dispensada em meio ao processo de cortes em massa da CNN Brasil, em dezembro do ano passado, a jornalista aproveitou a “chance” para se reinventar.

Glória Vanique
Reprodução / CNN Brasil

Em entrevista à revista Caras, Gloria contou que, há tempos, buscava mudar sua trajetória profissional. Foi isso que a levou a trocar a Globo pela CNN, em 2020. Agora, este processo de reinvenção foi acelerado com a saída do canal de notícias. Por isso, Vanique considerou positiva a sua dispensa da emissora.

Sucesso na Globo

Bom Dia São Paulo - Gloria Vanique e Rodrigo Bocardi
Reprodução / Instagram

Gloria Vanique passou a ser conhecida do grande público ao se tornar co-apresentadora do Bom Dia São Paulo, na Globo. A excelente parceria com Rodrigo Bocardi, feita na base da informalidade e da descontração, colocou seu nome entre os grandes destaques do telejornalismo da emissora.

No entanto, Gloria contou que, após tantos anos na Globo, precisava de um chacoalhão na carreira.

“Eu estava em um horário há quase dez anos, acordando às 3h da manhã e entrando às 4h. Tive filho nesse meio tempo e aquilo já estava exigindo muito de mim, afetando minha saúde. Não havia perspectiva de que eu saísse daquele horário ou mudasse de função. Eu adorava fazer meu trabalho, fazia com muito prazer, mas questionava até quando, o que viria depois. Decidi sair até o final de 2020”, confessou, à Caras.

Antes mesmo de comunicar sua decisão ao canal, veio o convite da CNN Brasil. A jornalista, então, entendeu que era a chance de fazer algo novo e topou trocar a Globo pela nova estação. Ali, estreou à frente do CNN 360º, mas ficou pouco tempo na função. Ela logo foi transferida para o entretenimento, passando a narrar documentários e apresentar o talk show CNN Nosso Mundo.

Novas experiências

Bom Dia São Paulo - Gloria Vanique
Reprodução / Globo

Gloria Vanique confessou que a saída do hard news era justamente o que ela queria e, portanto, ficou satisfeita com a possibilidade de fazer novas coisas na CNN.

“Em abril de 2022, passei do Jornalismo para o Entretenimento na CNN, algo que eu queria havia algum tempo. Mesmo depois de fazer tantas coisas na emissora, coberturas fora do país, vários programas, eu já vinha em paralelo colocando outro plano para a minha vida que é o que, agora, estou executando. Eu quero levar esse conhecimento adquirido ao longo desses 25 anos de Jornalismo e passar isso para o dia a dia das pessoas”, explicou.

Gloria declarou ter ficado feliz com a saída da CNN, já que pôde se dedicar aos seus novos projetos.

“Eu senti [com a demissão] que aquela foi a deixa que eu precisava para me lançar em uma nova jornada. Uma demissão nunca é esperada, ainda mais na proporção que foi. Mas, para mim, a saída da CNN foi o movimento que me impulsionou. E estou muito feliz pelo meu momento profissional”, revelou.

Projetos

CNN Brasil - Gloria Vanique
Reprodução / CNN Brasil

Assim, ao deixar a CNN Brasil, Gloria Vanique se viu com tempo para se dedicar a projetos pessoais, baseados em auxiliar as pessoas a lidar com as mudanças impostas pela vida, por meio de um método que ela chamou de “improviso consciente”. Com isso, ela espera que, em 2023, possa conseguir tirar todas as suas ideias do papel.

“Eu espero que seja um ano de colheita. Venho semeando há algum tempo e, agora, quero colher muita prosperidade. Sou palestrante. Vou para empresas conversar sobre a minha experiência: mostrar aos funcionários o quanto é possível não ficar parado em um problema, encarar aquilo de forma transformadora. Tenho o meu podcast encaminhado, que talvez vá além de um podcast, trazendo entrevistas e mostrando mais ainda essa conexão entre as pessoas. Tenho outras coisas para fazer que ainda não posso revelar. Eu não paro mesmo, estou sempre em movimento!”, finalizou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor