A Globo queria reapresentar a novela O Rei do Gado no Vale a Pena Ver de Novo em 2015, mas esbarrou na classificação indicativa na época. Para ter a liberação, a emissora conseguiu que a novela começasse classificada como inapropriada para menores de 10 anos, mas com a condição de que o órgão regulador iria monitorar a trama de perto durante sua exibição.

O Rei do Gado - Antonio Fagundes e Patrícia Pillar

Na época, a classificação indicativa era vinculada à faixa de horário e as emissoras eram obrigadas a definir os horários de suas atrações de acordo com as classificações que cada programa obtivesse do Ministério da Justiça.

Sendo assim, a menos que a história de Benedito Ruy Barbosa fosse considerada como livre para todos os públicos – ou no máximo inapropriada a menores de dez anos – não poderia ser exibida no horário da tarde.

Dificuldade para exibir novelas das nove na faixa da tarde

a proxima vitima cecil thire aracy balabanian

Acontece que a maioria das novelas exibidas pela Globo na faixa das nove obtinham classificação original acima dos 12 anos, ou seja, eram restritas para a faixa após às 20h. Assim, elas enfrentavam problemas para retornarem na faixa de reprises do canal.

Para conseguir a liberação de tramas do horário nobre para exibir nas tardes, os canais precisavam editar as cenas consideradas fortes de seus folhetins e ainda contar com o MJ monitorando a exibição para conferir se as mesmas se adequavam aos horários de exibição.

Barrada

Vale recordar que, em 2011, o SBT teve uma de suas novelas mexicanas cancelada após ser reclassificada pelo Ministério da Justiça. Com a alteração da faixa etária, a novela ficou proibida de ir ao ar antes das 20h, o que foi um problemão. Camaleões era transmitida na faixa das quatro da tarde.

A Globo, por sua vez, correu o risco e colocou O Rei do Gado no ar no dia 12 de janeiro de 2015, claro, comprometida a realizar os cortes necessários para viabilizar a transmissão.

A exibição da novela ocorreu de forma normal, sem maiores problemas até o mês de agosto. Mas, um ano depois, houveram mudanças na portaria da classificação indicativa, que perdeu a vinculação horária, permitindo que as emissoras programassem suas atrações para os horários que bem entendessem, desde que sinalizadas.

Guerra das classificações

Esse ano, por exemplo, A Favorita sofreu reclassificação no Vale a Pena Ver de Novo após denúncia do SBT. O canal de Silvio Santos apresentava suas novelas da tarde, infinitamente mais leves que a trama de Flora (Patrícia Pilar) e Donatela (Claudia Raia), com classificação de 14 anos, enquanto a reprise global era classificada para 12 anos.

Após denúncia da concorrente, a novela de João Emanuel Carneiro teve a sua classificação indicativa alterada, subindo para 14 anos, a mesma das novelas mexicanas exibidas pelo SBT no horário.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor