Em 1993, o público não gostou de Mariana em Renascer. A rejeição à personagem foi tão forte que a atriz Adriana Esteves, sua intérprete, teve uma depressão e se afastou da TV por alguns anos.

Juan Paiva e Theresa Fonseca em Renascer
Juan Paiva e Theresa Fonseca em Renascer

Mas, em 2024, as coisas mudaram bastante. Desta vez, Mariana, vivida por Theresa Fonseca, foi aprovada pelos espectadores de Renascer. Mesmo controversa, a personagem conseguiu conquistar a compreensão do público.

Com isso, Mariana se tornou a chave para fazer de Renascer o sucesso esperado pela Globo. O público anseia por mais embates da personagem, o que pode finalmente tirar a novela do atual estado de letargia.

Mudanças já estão sendo feitas, mas uma alteração ainda maior terá que ser feita pelo autor Bruno Luperi dar ao público o que ele quer.

Mariana aprovada

De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, o grupo de discussão da novela Renascer apontou que Mariana foi aprovada pelo público, ao contrário do que aconteceu na versão original da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993.

Segundo a publicação, o levantamento apontou que o público compreende a motivação de Mariana, mesmo a considerando “sonsa”. Um dos motivos apontados para a aprovação atual é o fato de a personagem ser menos infantilizada que em 1993, o que gerou desconforto no público na época.

Além de compreender a motivação de Mariana, o público também anseia por mais embates entre a neta de Belarmino (Antonio Calloni) e outros personagens da novela. Ou seja, a personagem de Theresa Fonseca se livrou de uma “maldição” e pode se tornar a salvação de Renascer.

Mais embates

Theresa Fonseca em Renascer
Theresa Fonseca em Renascer

Recentemente, Mariana ganhou bastante destaque em Renascer. Nos capítulos em que ela decidiu deixar José Inocêncio (Marcos Palmeira) e se insinuar para João Pedro (Juan Paiva), o público embarcou na saga da personagem.

Na web, o público passou a buscar mais informações sobre o futuro da personagem. Além disso, a repercussão de Renascer nas redes também experimentou um aumento neste período. Isso, somado ao resultado do grupo de discussão, mostra que Mariana tem potencial para tirar Renascer do buraco.

Até aqui, a trama não alcançou o êxito esperado pela Globo. A audiência não chega a ser desprezível, já que é maior que a de Terra e Paixão (2023) no mesmo período. Porém, a Globo esperava que Renascer alcançasse o mesmo frisson de Pantanal (2022), o que não aconteceu.

Salvação da novela

Diante disso, a Globo só não “salva” Renascer se não quiser. Afinal, o público já demonstrou que quer ver Mariana em ação mais frequentemente. Assim, cabe ao autor Bruno Luperi, que atualiza o texto de Benedito Ruy Barbosa, criar novos embates para a personagem de Theresa Fonseca.

Porém, pode ser que isso não seja possível. Afinal, Bruno Luperi já admitiu que trabalha com uma ampla frente de capítulos e que Renascer é praticamente uma “obra fechada”. Ou seja, não está sujeita a alterações radicais a partir da reação da audiência.

Na primeira versão de Renascer, Mariana foi tão rejeitada que acabou vendo seu espaço diminuir ao longo da novela. Como Luperi vem mantendo os rumos criados pelo avô praticamente inalterados, isso pode acontecer de novo. O que seria um desperdício.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor