Atual novela das nove da Globo, Renascer ainda não conseguiu repetir o fenômeno Pantanal (2022), que era a expectativa da emissora. O remake do clássico de 1993 vem mantendo uma média apenas aceitável de audiência para os padrões atuais, mas nada comparado à história de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Sophie Charlotte em Renascer
Sophie Charlotte em Renascer

Porém, mais do que a audiência abaixo do esperado, Renascer não alcançou grande repercussão junto ao público quanto Pantanal. O engajamento da trama na internet é fraco, o que gera um problema para a emissora, que costuma utilizar esses dados na hora de vender suas produções ao mercado publicitário.

Para tentar reverter a má fase, a emissora vem promovendo mudanças no enredo. O canal acelerou a narrativa para antecipar a virada de João Pedro (Juan Paiva) e passou a apostar mais em Eliana (Sophie Charlotte).

Além disso, a trama reescrita por Bruno Luperi aposta em mudanças e novos personagens.

Novos personagens

Uma mudança proposta por Bruno Luperi ao texto original de Benedito Ruy Barbosa é a inserção de novos personagens, também no intuito de movimentar a trama e amarrar algumas pontas soltas.

Du (José Duboc), o pai do filho de Teca (Livia Silva), tinha uma participação menor na primeira versão. Nesta altura da trama, o garoto já não aparecia mais. Mas, no remake, Du e Teca devem se reencontrar nos próximos capítulos.

Além disso, três amigas de Buba (Gabriela Medeiros) apareceram recentemente na trama. Natasha (Galba Gogoia), Janaína (Bianca Dellafancy) e Maitê (Gabriela Loran) fizeram uma festa para a psicóloga. A ideia desse movimento é fazer com que Buba tenha uma vida própria, já que, na primeira versão, ela vivia em função de Venâncio. Ainda não se sabe se as personagens farão novas participações.

Em breve, os pais da personagem também vão aparecer em cena, sendo vividos por Guilherme Fontes e Malu Galli.

Enquanto isso, alguns tipos viverão o fim da linha, como Kika (Juliane Araújo) e Eriberto (Pedro Neschling), algo que já aconteceu na primeira versão. Não está descartada a saída de outros nomes.

Virada de João Pedro

Giullia Buscacio e Juan Paiva em Renascer
Giullia Buscacio e Juan Paiva em Renascer

Outra medida da Globo para tentar chamar a atenção do público foi reeditar os capítulos e imprimir mais ritmo à Renascer. Com isso, a esperada virada de João Pedro foi antecipada.

Um dos problemas da trama era justamente o fato de seus protagonistas estarem sempre tristes, soturnos e carrancudos. O embate entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro era sempre marcado por brigas, trocas de acusações e injustiças. O público ansiava em ver João Pedro mais feliz.

Isso aconteceu nos mais recentes capítulos da trama. José Inocêncio pediu perdão a João Pedro e, recentemente, ele defendeu o caçula das maracutaias de José Bento (Marcello Melo Jr). Além disso, ele demonstrou orgulho pelo cacau fino produzido pelo filho e propôs sociedade, arrancando um sorriso de João Pedro. Finalmente!

Em breve, João Pedro vai retomar seu relacionamento com Sandra (Giullia Buscacio), após descobrir que a garota está grávida.

Eliana vira protagonista

Mais uma mudança observada é a mudança de perfil de Eliana. Na primeira versão da novela, a personagem era vivida por Patrícia Pillar e era retratada como uma histérica deslumbrada.

Desta vez, a personagem ganhou mais camadas, como o fato de ser frustrada por ter aberto mão de sua carreira de modelo para se casar com José Venâncio (Rodrigo Simas). O caso com Damião (Xamã) também ganhará novos contornos.

Eliana continua aprontando muito, mas agora há uma justificativa para seus atos que vai além do simples despeito. A chegada da dondoca à fazenda a colocou como a grande protagonista feminina de Renascer, o que deve movimentar a história – após a morte de Venâncio, ela vai desmascarar Buba e trocar Damião por Egídio (Vladimir Brichta).

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor