A novela Mulheres Apaixonadas (2003) é cheia de personagens marcantes e bem construídos. A professora Santana é um dos destaques da trama, além de ser um dos mais memoráveis trabalho da carreira de Vera Holtz.

Vera Holtz como Santana em Mulheres Apaixonadas
Vera Holtz como Santana em Mulheres Apaixonadas (reprodução/Globo)

Ao longo da novela, que atualmente pode ser conferida através do Vale a Pena Ver de Novo, ela se vê emergida no vício do álcool, o que a faz protagonizar diversas cenas lamentáveis no folhetim de Manoel Carlos. Mas um final surpreendente aguarda a professora da Escola Ribeiro Alves.

[anuncio_1]

Santana no fundo do poço

Mulheres Apaixonadas - Christiane Torloni
Christiane Torloni é Helena em Mulheres Apaixonadas (Reprodução / Globo)

Durante a trama, Santana desconta na bebida as a suas frustrações no amor e, por isso, a amiga de Helena (Christiane Torloni, foto acima) chegará ao fundo do poço.

Além de cair bêbada na piscina do colégio, a educadora é vista no enredo bebendo até mesmo perfume diluído com água e açúcar por causa da abstinência de bebida alcoólica.

Isso acontece quando ela é afastada das atividades laborais por um mês por ter sido vista bebendo no banheiro da instituição de ensino. Sem ter o que beber, já que Adelaide (Lica Oliveira) jogará fora sua garrafa de conhaque, ela recorre ao líquido tóxico.

[anuncio_2]

O que acontece com Santana no final de Mulheres Apaixonadas?

Vera Holtz em Mulheres Apaixonadas (reprodução/Globo)

Santana chega ao ponto de ser vista bebendo não somente pelos alunos da Escola Ribeiro Alves, como também pelos pais dos estudantes e por muito pouco não acabará demitida. Por isso, ela decide se consultar com um psicólogo.

Somente depois disso é que ela conseguirá admitir o alcoolismo e, com o apoio de Lobato (Roberto Frota) e os demais colegas de trabalho, terá forças para buscar por ajuda.

Leia também: Comentarista foi demitido pelo SBT após piada com morte de pai de jogador

[anuncio_3]

Final feliz

Mulheres Apaixonadas
Guilhermina Guinle, Lica Oliveira e Vera Holtz em Mulheres Apaixonadas (divulgação/Globo)

A professora, então, será internada em uma clínica de reabilitação na reta final de Mulheres Apaixonadas e terá uma resposta positiva ao tratamento.

Ela deixará o local apenas no último capítulo da obra e dará uma palestra aos alunos do ERA, mostrando que está recuperada.

Com isso, Santana terá um final surpreendente e feliz. A professora retorna ao colégio e retoma o seu posto como instrutora de religião e geografia.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor