Ex-atriz da Globo precisa de ajuda dos pais famosos para sobreviver
07/09/2023 às 15h30
Novela pouco lembrada da autora Ivani Ribeiro, O Sexo dos Anjos (1989) voltou ao ar recentemente no Viva. A atração substituiu Bambolê na faixa das 14h40, com reprise à 0h e maratona aos domingos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama conta com Silvia Buarque no elenco. Filha de Marieta Severo e Chico Buarque, a atriz vive Ruth na novela, que foi o seu quarto trabalho na televisão.
Afastada da TV desde a série Romance Policial: Espinosa, exibida pelo canal GNT em 2015, a atriz confidenciou, em entrevista, que depende da ajuda dos pais famosos para sobreviver.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Longe da TV
Silvia Buarque estreou na TV aos 17 anos, na novela Dona Beija (1986). Em seguida, emendou várias produções na telinha, como Corpo Santo (1987), Bebê a Bordo (1988) e O Sexo dos Anjos (foto acima, com Rodolfo Bottino), entre outras. Mas, nos anos 1990, a artista foi levada pelo teatro e sua participação na TV ficou bastante reduzida.
Em entrevista ao jornal O Globo, em 27 de setembro de 2021, a atriz revelou que sua ausência da televisão não foi algo planejado. Silvia contou que se apaixonou pelo teatro e passou a priorizar os palcos. Com isso, os convites para a TV começaram a diminuir.
LEIA TAMBÉM:
● Após perder tudo, vencedor do BBB teve parte do corpo amputada
● Garotos que brilharam em Da Cor do Pecado seguiram rumos opostos na TV
● Com quase 60 anos, Helena Ranaldi leva vida discreta longe da TV
Tanto que a trajetória de Silvia Buarque nas novelas conta com alguns hiatos. Ela ficou quase dez anos afastada dos folhetins, entre Xica da Silva (1996) e América (2005). No momento, a atriz está há quase 15 anos longe das novelas, desde Caminho das Índias (2009).
Ajuda dos pais
Longe da TV, Silvia Buarque segue se dedicando ao teatro e ao cinema. Na telona, sua mais recente participação foi no longa Homem Onça, de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na entrevista ao O Globo, ela confessou que não consegue viver de seu trabalho e constantemente é ajudada pelos pais famosos.
“Só [sobrevivo] com a ajuda de pai e mãe. Quando pinta um filme ou participação em série, guardo uma grana para os próximos meses. De teatro, não dá para viver. Fiz uma peça, ‘Casa de Bonecas’, com Ana Paula Arósio, que deu uma grana boa. Fiz muito GNT, ‘As Canalhas’, ‘Copa Hotel’… Tenho a vantagem de ter pais que entendem essa situação. Sabem que não vim ao mundo a passeio, que ralo. Então, eles me ajudam mesmo”, explicou.
Salário faz falta
Silvia Buarque está longe da TV há oito anos. Ela admite que a vitrine proporcionada pela telinha faz falta.
“Olha, o salário e a visibilidade da TV me fazem falta. Às vezes, tenho um hiato grande, momentos em que não escolho nada, só aceito os convites que chegam. Não me faz falta nenhuma ser famosa, reconhecida na rua, pedirem foto. Pelo contrário, odeio isso”, confessou.
“Sou meio antipática. Até porque, muita coisa é por causa dos meus pais. Desde criança, aprendi a dividir o que é meu de verdade e o que me chega através deles. O trabalho nunca me chegou por eles. Jamais vão dizer: ‘Marieta pediu para ela fazer’. Quem falar isso está mentindo. Tenho muito orgulho da minha trajetória, principalmente, das minhas escolhas teatrais”, finalizou.
Em breve, Silvia poderá ser vista em Betinho, série do Globoplay sobre o sociólogo Herbert de Sousa.