Quem não se lembra da Dona Vilma, a senhora de óculos e cabelos curtos que conquistou uma legião de fãs na fase Múltipla Escolha da Malhação? A personagem foi vivida por Bia Montez, que surpreendeu o público ao anunciar o ingresso na faculdade, mostrando que a terceira idade não é impeditivo para nada.

Bia Montez
Reprodução / Globo

Ela, que boa parte da vida trabalhou lidando com estudantes na novela teen, onde ficou no ar por oito anos, mudou de lado e passou a ser aluna de um curso de graduação.

Na época, Bia estava no ar com a novela O Tempo Não Para (2018), onde fazia parte do núcleo cômico da trama escrita por Mario Teixeira. Ela precisou trancar a matrícula para continuar atuando.

[anuncio_1]

Universitária

Bia Montez
Reprodução / Globo

Aos 60 anos, a atriz resolveu prestar o vestibular pela terceira vez, na ocasião para cursar Artes Visuais. Antes disso, ela chegou a cursar Arquitetura, aos 16 anos, mas trancou a faculdade após ser contratada como assistente de cenografia pela Globo.

Depois, aos 40, cursou Direito por um ano e meio, mas também parou devido trabalho.

Na época, ela chegou a comemorar o feito, pois estava com a agenda de trabalho mais tranquila e, assim, pôde cursar um semestre antes de ser convidada para atuar em O Tempo Não Para (2018).

“A gente fica inquieta, né? Aí me deu vontade de estudar novamente, pegar nos livros, fazer pesquisa. Arte é uma coisa que me toma, eu adoro todas as artes. Sempre amei Artes Visuais, mas não tenho muito conhecimento, então isso me atraiu”, explicou ela em entrevista ao Notícias da TV, em 22 de agosto de 2018.

A atriz contou que recebeu o convite por um telefonema de Leonardo Nogueira, diretor artístico da novela, enquanto estava dentro da sala de aula. Assim, ela teve de deixar temporariamente o curso, mas prometeu retomá-lo assim que a trama terminasse.

Fama por Dona Vilma

Roberto Arduin e Bia Montez
Reprodução / Globo

É impossível falar de Bia Montez sem lembrar da personagem que marcou época nas temporadas de Malhação exibidas entre 2001 e 2007. Na trama, ela chegou como a mãe de Solene (Renata Dominguez), uma das estudantes do Múltipla Escolha, e permaneceu na história mesmo após a saída da personagem.

Além de ser a gerente da famosa lanchonete Gigabyte, a personagem era tida como uma mãezona para os estudantes que ali frequentavam. A atriz comemora a lembrança pela novela até hoje.

“Adoro ser reconhecida como Dona Vilma. Acho que todo ator sonha em ter um personagem que seja eterno, que tenha marcado. Não posso ficar chateada por isso, pelo contrário, é uma coisa que me enche de orgulho. Às vezes estou gravando e um figurante vem falar comigo, que me viu na novela quando era garoto. E agora, com a reprise no Viva, uma nova galerinha está me vendo. Tenho fãs de todas as idades”, comentou.

Currículo

Bia Montez
Reprodução / Record

Nascida em 3 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro (RJ), Beatriz Helena Macedo de Carvalho Montez, conhecida apenas como Bia Montez, iniciou a carreira ainda cedo, quando participou de diversas peças de teatro. Mais tarde, teve uma oportunidade na televisão, onde ingressou como assistente de cenografia.

Seu primeiro trabalho na TV aconteceu em Cambalacho (1986) e, desde então, colecionou pequenas participações em diversos títulos da Globo, como História de Amor (1995), O Rei do Gado (1996), Anjo Mau (1997) e Beleza Pura (2008).

Após o fim da temporada do Múltipla Escolha, a atriz assinou com a Record e por lá trabalhou até 2014, atuando em produções como Bela, a Feia (2009, na foto acima), Vidas em Jogo (2011), Milagres de Jesus (2014), entre outras produções.

Em 2015, Bia voltou à Globo para atuar em Verdades Secretas e, em seguida, em Malhação: Seu Lugar no Mundo (2016), como Marilu, a tia de Uodson (Lucas Lucco).

Solange Couto e Bia Montez
Reprodução / Globo

Ela ainda atuou em novelas como A Lei do Amor (2016) e O Tempo Não Para (2018), seu último trabalho na televisão. Desde então, ela segue afastada do vídeo, mas pode ser vista no cinema como a Coordenadora Luciana no filme Um Tio Quase Perfeito (2021).

Compartilhar.