Walcyr Carrasco pode retornar às telas da Globo mais rápido que o previsto. Nos bastidores da emisorra, o fraco desempenho de Travessia e a sua repercussão negativa nas redes sociais podem fazer com que a trama saia de cena mais cedo do que o planejado pelo canal. Com isso, a próxima história reservada para ir ao ar pode acabar sendo adiantada.

Terra Vermelha, novela programada para entrar na sequência, que tem Carrasco como autor e Luiz Henrique Rios como diretor, estreará, segundo o planejamento atual da casa, somente no dia 10 de abril.

Suas gravações começariam apenas em fevereiro do próximo ano, mas, é possível que acabem sendo adiantadas para janeiro. Vale recordar que joga contra essa antecipação o fato de o folhetim substituto ainda não ter o seu elenco completo escalado.

Contudo, é óbvio constatar que, pelo desempenho da trama de Gloria até o momento, nada está definido sobre o seu período de duração. A Globo não deve querer levar até o segundo trimestre do próximo ano uma novela que se desenha com projeção de fracasso e sem muitas chances de recuperação.

Baixa audiência já era esperada

Todavia, o canal costuma ser bem sério quanto às análises de suas tramas. Pesa a favor de Travessia o fato de que sua audiência mais baixa já era esperada pela cúpula da emissora em razão do período que a novela atravessaria no ar.

Para começar, o folhetim estreou em outubro, época eleitoral que, ainda por cima, contou com eleições em dois turnos. Além disso, a história da mocinha Brisa vai enfrentar a Copa do Mundo, o verão, as festas de fim de ano e as férias escolares, ou seja, uma época histórica de audiências mais baixas.

A princípio, não há previsão de uma subida meteórica da novela, muito em razão dessa sequência de eventos que não deve deixar os índices se destacarem, mesmo que o texto passe por todas as mudanças necessárias.

Encurtar novela pode não ser positivo

Todas as Flores - Letícia Colin

Mas, isso não necessariamente implicará que a emissora se livre logo da trama e aposte em outra. A Globo pode, sim, dar a novela como perdida e simplesmente não estrear nada neste momento por considerá-lo improdutivo. Assim, mesmo em baixa, Travessia seguiria o seu curso normal.

Também atrapalhou, e muito, a estratégia do canal de lançar exatamente ao mesmo tempo a novela Todas as Flores na plataforma Globoplay. A produção ganhou a preferência dos internautas, tornando-se a queridinha das redes, enquanto apenas críticas são disparadas à Travessia.

O bom desempenho da trama de João Emanuel Carneiro e as diferenças de narrativas entre as duas podem estar contribuindo para a rejeição da atual novela das nove, que acabou como o “patinho feio”.

Travessia segue o destino de Salve Jorge

Mariana Rios e giovanna antonelli em salve jorge

Vale lembrar que outra novela de Gloria Perez experimentou algo semelhante. Salve Jorge (2012), que passou toda a sua exibição com baixos índices de audiência, enfrentou diversas ameaças de que seria cortada e encerrada antes do previsto.

O folhetim passou por inúmeros grupos de discussões e experimentou diversas alterações nos núcleos e na história para que pudesse reagir, mas todas as tentativas foram em vão.

O mesmo problema que assolou a produção deve acontecer em breve com Travessia. Em 2012, no momento em que Salve Jorge abrangia a Turquia e passava por alterações decisivas para o ibope, chegou a época de fim de ano, o que não rendeu nenhuma alteração em seu desempenho, exatamente o que deve acontecer com a novela atual.

Outra semelhança entre as duas tramas é que Salve Jorge foi sucedida, na época, por outra novela escrita por Walcyr Carrasco. Em maio de 2013, Amor à Vida substituiu Salve Jorge e acabou subindo os índices do horário, além da repercussão.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor