Se os personagens presentes em Travessia não contribuem muito para o giro da trama, caberá a uma morta movimentar essa história. Débora (Grazi Massafera, foto abaixo) volta com tudo para assombrar a vida de Guerra (Humberto Martins) na novela das nove da Globo.

Travessia - Grazi Massafera
Divulgação / Globo

De fato, a personagem morreu. Ela sofreu um grave acidente enquanto conversava com Moretti (Rodrigo Lombardi) ao telefone, no carro. Mas o seu passado vem à tona através de Sara (Isabelle Nassar), que faz de tudo para descobrir o paradeiro da amiga e promete colocar os pingos nos is nessa história que culminou em sua morte. Além disso, a jovem se mostra disposta a encontrar a filha da amiga.

É exatamente aí que a moça ressurge, mesmo falecida, para atormentar o seu ex. Acontece que Guerra falsificou o registro de nascimento de Chiara, colocando um nome aleatório como mãe da jovem. Mas a amiga da fantasma irá investigar e chegar bem perto de descobrir toda a verdade…

Falsificação

Travessia - Cássia Kis e Humberto Martins
Divulgação / Globo

Cidália (Cassia Kis) ficará com medo da armação do chefe ser descoberta. Ele até tentará tranquilizá-la, mas não conseguirá.

“Cidália! Chiara tem registro de nascimento, o nome da mãe está lá: Bianca Rossi!”, dirá o ricaço.

“Um registro falsificado. Você sabe o que eu penso sobre isso, Guerra! De todos os desatinos que você cometeu na vida… Esse é dos mais perigosos pra você. As falsificações sempre podem ser descobertas, não é? Como dizem os policiais, não existe crime perfeito, existe investigação imperfeita…”, desabafará a mulher, segundo o Observatório da TV.

Fim do mistério

Isabelle Nassar - Travessia
Reprodução / Globo

Sara está bem perto de chegar a essa informação. Após Bia (Clara Buarque) encontrar uma matéria de jornal que conta a história de uma grávida que sofreu um grave acidente na mesma época em que Débora desapareceu, elas partem em busca de registros no hospital em que a ex de Guerra ficou internada.

Confirmando os dados, como nome e idade, Sara descobrirá que a mulher, de fato, morreu, o que a deixa bastante desapontada. Mas ficará claro que a criança que ela carregava na barriga sobreviveu.

“Meu Deus. A Débora… Se vocês conhecessem a Débora… A alegria da Débora, a vontade de viver, de experimentar, de ser feliz que a Débora tinha… Não consigo realizar que ela não esteja mais aqui”, dirá.

“Mesmo assim, a única coisa que nunca passou pela minha cabeça foi que ela tivesse morrido. E eu cheia de planos pra nós duas, já imaginando a Débora junto comigo nesse meu projeto”, lamentará.

Culpa

Travessia - Rodrigo Lombardi
Adriano Fagundes / Globo

Sara logo responsabilizará Moretti pela morte da amiga, de acordo com o portal Notícias da TV:

“Aquele cafajeste… A culpa toda foi dele! Ele levou a Débora ao desespero. Ela dirigia bem demais, estava falando no telefone, gritando, fora de si. Foi por isso que aquele carro bateu!”.

“Quando eu lembro daquela noite que ela voltou pra ocupar o quarto lá de casa… De tarde ela tinha saído pra encontrar o canalha do Moretti! Ia linda, confiante… Tinha o Guerra a seus pés, aquilo era só uma escapada sem consequências”, assumirá.

Em busca da filha de Débora

Travessia - Jade Picon
Reprodução / Globo

A partir disso, os rumos da investigação mudarão. Depois de descobrir que Débora realmente morreu, Sara vai procurar saber o que, de fato, aconteceu com a criança que ela esperava.

A princípio, ela não ligará Chiara (Jade Picon) como a herdeira, mas se empenhará em elucidar o mistério. Com isso, em breve, Guerra ficará em maus lençóis, já que sua farsa pode ser descoberta a qualquer momento.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor