André Santana

Contrariando as expectativas de um retorno de Mulheres Apaixonadas (2003), O Rei do Gado (1996) foi a escolhida para suceder A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo. Pegando carona no sucesso de Pantanal, a novela de Benedito Ruy Barbosa retornou em grande estilo, já que será exibida em horário nobre dentro da programação da Globo.

O Rei do Gado

Tendo estreado nesta segunda (07), O Rei do Gado evidentemente estará no ar em meio ao início da Copa do Mundo do Catar. O campeonato começará no dia 20 de novembro e mexerá com a programação da Globo, que fará uma série de alterações na grade para acomodar os jogos.

Horário nobre

Mulheres Apaixonadas

E uma destas mudanças será o horário do Vale a Pena Ver de Novo. De acordo com o site TV Pop, a Globo não pretende deixar de exibir O Rei do Gado, que ainda estará no começo quando a Copa começar. Por isso, a novela será exibida no horário nobre em vários dias.

Na fase inicial da Copa, quando serão disputados mais jogos por dia, o Vale a Pena Ver de Novo irá ao ar mais tarde do que o habitual. Entre 21 de novembro e 2 de dezembro, O Rei do Gado será exibida das 18h45 às 19h15, em capítulos de meia hora e um intervalo comercial.

Aliás, a Copa do Mundo teria sido um dos motivos para que a Globo desistisse de reprisar Mulheres Apaixonadas e optasse por O Rei do Gado. Ainda segundo o TV Pop, a emissora concluiu, por meio de uma pesquisa, que a trama de Benedito Ruy Barbosa terá mais condições de reter o público dos jogos, majoritariamente masculino.

Solução

A Favorita

Com isso, a Globo acabou transformando um problema em uma solução. Afinal, inicialmente, a ideia era seguir com A Favorita até o início de 2023 justamente para evitar estreias no final do ano, por conta da Copa e das festas. Como o futebol mexe com a grade, estrear uma novela nesse período seria correr o risco de ver o público dispersar.

Porém, como A Favorita demorou a engrenar, a emissora optou por imprimir mais ritmo ao enredo de João Emanuel Carneiro, eliminando as “gorduras” das tramas paralelas. Com isso, a novela teve seu final antecipado, o que culminou com a necessidade de definir sua substituta ainda este ano.

Assim, ao optar por O Rei do Gado e encaixar o Vale a Pena Ver de Novo no horário nobre, a emissora tenta aproveitar justamente a alta audiência da Copa para emplacar sua reprise. O que faz bastante sentido, se considerarmos que a novela foi muito bem junto ao público masculino em suas exibições anteriores.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor