André Santana

O buraco em que o SBT se enfiou nos últimos anos parece não ter fim. Com exceção dos domingos, dia em que alcança bom resultado com Celso Portiolli, Eliana e Patricia Abravanel, a emissora de Silvio Santos deixou de ser competitiva.

Programa Silvio Santos - Patricia Abravanel
Patricia Abravanel à frente do Programa Silvio Santos (Reprodução / SBT)

A situação está tão feia que se o canal não se movimentar rapidamente, corre o sério risco de perder o terceiro lugar na audiência para a Band – emissora que está em frangalhos depois do prejuízo deixado por Faustão.

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Queda livre

SBT Brasil - Marcelo Torres e Márcia Dantas
Marcelo Torres e Márcia Dantas na bancada do SBT Brasil (Reprodução / Facebook)

Na última segunda-feira (19), o SBT registrou uma das piores (se não for a pior) média-dia de toda a sua história: apenas 2,8 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo site TV Pop.

Assim, o canal de Silvio Santos se distancia cada vez mais do segundo lugar, já que a Record, no mesmo dia, cravou média de 4,4. Na verdade, atualmente, a grande pedra no sapato do SBT, por incrível que pareça, é a Band.

Neste dia, o canal da família Saad ultrapassou o SBT e alcançou o terceiro lugar em várias faixas, exibindo programas como Jogo Aberto, Os Donos da Bola, Brasil Urgente e Jornal da Band. Um resultado crítico, se considerarmos que a Band também não vive uma boa fase.

Crise infinita

Faustão na Band
Faustão no comando de seu programa na Band (Reprodução / Band)

O fato de o SBT chegar a perder a terceira posição para a Band chama a atenção por conta da fase ruim que a emissora do Morumbi atravessa. O canal amarga o prejuízo deixado por Faustão e vem promovendo inúmeros cortes em sua programação.

Isso mostra o quanto o SBT parece ter jogado a toalha e desistido de enfrentar a guerra de audiência. Afinal, a situação financeira da emissora de Silvio Santos, embora também não seja das mais confortáveis, está longe de um prejuízo do tamanho que a Band encara.

Ou seja, a questão não é o dinheiro. Falta vontade do SBT de se mexer e buscar solucionar uma crise que se arrasta já há alguns anos. Mesmo com os números cada vez menores, o canal insiste em sucatear a programação com novelas velhas, um interminável Primeiro Impacto e um jornal no horário nobre totalmente irrelevante – não por acaso, o SBT Brasil vem apanhando do bom Jornal da Band.

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Medidas urgentes

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

Sendo assim, a demora do SBT em tomar uma atitude não se justifica. O canal até ensaiou uma mudança drástica na grade, com gravação de pilotos e apresentações de novos projetos de programas, mas nada saiu do papel.

Nova vice-presidente da emissora, Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, precisa arregaçar as mangas e trabalhar numa renovação completa da rede de seu pai. Já passou da hora de o canal se modernizar, parar de viver no passado e oferecer algo verdadeiramente atrativo para o público.

Obviamente, a queda de audiência da TV aberta é geral. Nem o SBT ou nenhuma outra emissora voltará aos patamares incríveis de antigamente. No entanto, é possível fazer algo melhor dentro desta nova realidade. O que falta é vontade.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor