Cândida de Chocolate com Pimenta se afastou da TV há 15 anos
14/04/2023 às 12h29
A atriz Yeda Dantas, que tem poucos trabalhos na TV, voltou ao ar na edição especial de Chocolate com Pimenta (2003), nas tardes da Globo. Sua personagem na trama é pequena, mas de grande importância para o folhetim de Walcyr Carrasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela dá vida à empregada Cândida, que, por não ter condições de cuidar do filho, entregou-o para sua patroa, Jezebel (Elizabeth Savala), mas como se ele fosse uma menina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verdadeira mãe de Bernadete
LEIA TAMBÉM:
● Após perder tudo, vencedor do BBB teve parte do corpo amputada
● Garotos que brilharam em Da Cor do Pecado seguiram rumos opostos na TV
● Com quase 60 anos, Helena Ranaldi leva vida discreta longe da TV
Desde criança, Bernadete (Kayky Brito) chamou a atenção de todos na cidade por ter um comportamento mais masculino, não condizente com as meninas típicas da época em que a novela é ambientada. Mas isso tudo tinha uma explicação.
Ela, na verdade é filha – ou melhor, filho! – da empregada Cândida, que levou a criança para morar com ela na casa da patroa alegando que era filha de uma amiga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verdade veio à tona em uma conversa do mordomo Epaminondas (Ary França) com Dona Mocinha (Denise Del Vecchio). Ele revelou que a patroa Jezebel ficou doente quando estava grávida e fez uma promessa para caso se curasse. Após isso, a vilã adotou a criança sem ao menos saber o seu verdadeiro gênero.
Ao descobrir toda a verdade, o personagem assume sua identidade masculina e passa a se chamar Bernardo. Isso faz com que ele rejeite sua mãe biológica, por ela ter feito ele acreditar em uma mentira esse tempo todo, assim como Jezebel, cortando relações.
Por onde anda Yeda Dantas, a Cândida de Chocolate com Pimenta?
Yeda Dantas nasceu em Catolé do Rocha, no interior da Paraíba, e foi para João Pessoa, onde cursou Direito na UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Ela também é formada em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, cidade onde se naturalizou.
Além de atriz, Yeda também é palhaça, diretora, produtora teatral e compositora. A intérprete de Cândida também coordenou o Teatro Nelson Rodrigues de 1990 a 1996.
A atriz estreou na televisão já consagrada no teatro, na novela Vamp (1991), onde deu vida a Mulher Barbada. Depois disso, esteve em Deus nos Acuda (1992), Era Uma Vez… (1998) e Vila Madalena (1999). Yeda Dantas também participou do Sítio do Picapau Amarelo como Dona Madalena, em 2005.
Seus últimos papéis na telinha, até o momento, foram na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), onde fez uma participação especial como uma mulher acreana, e na série Guerra e Paz, no ano seguinte.