Chegou mais um Natal e, como sempre, as agências de publicidade arregaçam as mangas para trazer comerciais emotivos ao público, que tocam o coração – e o bolso – dos telespectadores.

Listamos aqui alguns comerciais que marcaram a memória de muitos consumidores.

O Banco Bamerindus trouxe, em 1974, uma bela canção e um comercial simples, que emocionou as pessoas e teve até um relançamento na década de 1980.

Banco Bamerindus – 1974

Já o Banco Nacional criou um jingle marcante que ficou por muitos anos no ar. Tempos depois, as Lojas Marabraz resgataram a mesma música, dessa vez nas vozes de Zezé Di Camargo e Luciano.

Banco Nacional – 1987

Lojas Marabraz – 2010

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O Banespa (Banco do Estado de São Paulo) destaca em seus comerciais natalinos o seu imponente prédio, localizado no centro de São Paulo e hoje conhecido como Farol Santander.

Banespa – 1988

Quando falamos de jingle marcante, o da Varig é lembrado até hoje. Muitas versões foram feitas ao longo dos anos e até a Xuxa cantou a bela música da extinta companhia aérea.

Varig – Década de 1960

Varig – 1992

Falar de Natal é reviver os comerciais da Coca-Cola. Na década de 1980, o maestro Tom Jobim foi o garoto-propaganda da marca, e nos anos 1990 os caminhões da bebida foram um grande sucesso, invadindo as ruas até os dias de hoje.

Coca Cola – Tom Jobim/1987

Coca Cola – 1995

O jingle “chiclete” ficou com a Sadia, que fez todo mundo cantar “peru de Natal” por muitos anos. Já a Perdigão, trouxe uma mensagem mais profunda, destacando o verdadeiro significado da data.

Sadia – 1996

Perdigão – 1988

Quem foi criança nos anos 1990 se lembra muito bem do Ronald McDonald andando pelo telhado das casas guiado por uma música que também ficou na memória.

McDonald’s – 1997

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Antônio Fagundes foi o astro dessa propaganda criativa e cômica, mostrando a importância de adquirir os cartões de natal da Ação Comunitária, uma campanha beneficente.

Cartão de Natal Ação Comunitária – 1990

O varejo não fica de fora: Mappin e Mesbla também abusavam da criatividade para apresentar suas ofertas de fim de ano.

Mappin – 1984

Mesbla – Anos 1980

Alguns anos atrás, ter um telefone fixo em casa era um luxo e as operadoras de telefonia públicas apostavam na emoção de realizar uma ligação e na humanização do trabalho das telefonistas.

Telerj – Década de 1980

Telesp – 1994

Um Feliz Natal para você!

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor