Um dos assuntos do momento é a gravidez de Claudia Raia, que espera mais um filho aos 55 anos. No entanto, em outra ocasião, a maternidade da atriz mexeu com os rumos de uma novela da Globo.

mais voce claudia raia

Atualmente com 19 anos de idade, Sophia Raia Celulari, filha de Claudia Raia e Edson Celulari, estreou na TV ainda antes de nascer. Quando estava grávida da filha caçula, Claudia Raia atuava em O Beijo do Vampiro, novela atualmente reprisada no Viva, e sua gravidez foi incorporada à trama. Assim, a barriga de Mina se tornou uma personagem da história.

O que poucos se lembram é que a gravidez de Claudia Raia alterou os rumos de Mina e de vários outros personagens da novela de Antonio Calmon. Afinal, é justamente o fato de a vampira não poder gerar filhos que desencadeia o conflito inicial de O Beijo do Vampiro. O autor, então, teve o desafio de alterar os rumos de sua história para fazer Mina engravidar também.

Mina foi concebida para ser a grande vilã vampira de O Beijo do Vampiro. Vivendo uma relação de amor e ódio com Bóris (Tarcísio Meira), o vampiro-mor da trama, Mina seria movida pela frustração de não poder dar um herdeiro a ele e, ainda, conviveria com a paixão do vampiro por Lívia (Flávia Alessandra). Ela também se dedicaria a perseguir Zeca (Kayky Brito), o filho que Bóris teve com uma amante.

O Beijo do Vampiro

Mas a gravidez de Claudia Raia alterou a trajetória da personagem. Após estabelecer este conflito inicial, Mina muda de rumo e se submete a um tratamento para engravidar. O experimento dá certo e ela concebe Pandora, a bebê que conversa ainda dentro da barriga da mãe. E mais: quando nasce, Pandora já é uma adolescente, vivida por Juliana Lohmann.

Novos personagens

Claudia raia grávida em o beijo do vampiro

O plot da gravidez de Mina traz novos personagens à O Beijo do Vampiro. A primeira delas é Petra Van Pretta (Rosane Gofman), a vampira cientista, responsável pelo tratamento de Mina. Pretta chega para acompanhar o tratamento da vampirona e, ao mesmo tempo, forma um divertido triângulo amoroso com Godzilla (Tony Tornado) e Nadir (Zezé Motta).

Outro novo tipo é Pandora. Inicialmente, ela é apenas uma voz, que conversa com todos direto da barriga de Mina. Depois, quando Pandora nasce, ela já se torna uma adolescente. A vampirinha, então, se interessa por Zeca, formando um triângulo amoroso teen com o protagonista e Bia (Cecília Dassi).

Novos rumos

O Beijo do Vampiro

O próprio perfil de Mina muda com a gravidez. A personagem acaba ficando menos vilanesca do que o inicialmente previsto, já que boa parte das suas cenas se dá, justamente, pela comicidade da situação de sua inusitada gravidez.

Além disso, a licença-maternidade de Claudia Raia muda o final de Mina. Assim que Pandora nasce, Mina sai de cena, fazendo aparições esporádicas conversando com a filha pelo espelho. Nos últimos capítulos, Mina retorna à trama e se torna a líder dos “vampiros do bem” numa guerra contra o clã de Bóris.

Com isso, Mina tem direito a um final feliz. A vampira transforma Rodrigo (Alexandre Borges) em vampiro, já que o arquiteto está à beira da morte em razão do grande desgaste causado pela troca de corpos com Bóris. Ao transformá-lo num “sanguessuga”, Rodrigo ganha a vida eterna e vive feliz ao lado de Mina e da filha Pandora, dando início a uma nova era dos vampiros.

Nova vilã

Tarcísio Meira e Julia Lemmertz em O beijo do vampiro

Por fim, quando Mina deixa o posto de vilã vampira da novela, o autor Antonio Calmon apela para uma “solução caseira”: transforma Marta (Julia Lemmertz) numa vampira. Bóris, cansado de viver sozinho, se interessa pela cunhada de Augusto (Marco Ricca) e decide se casar com ela.

Surge então Marta Morta, a divertida vilã vampira que começa a tocar o terror em Maramores. Marta Morta assume a função que seria de Mina, ficando ao lado de Bóris e se tornando uma vampirona das más.

Todas estas transformações na trama não aconteceriam se Mina fosse vivida por Christiane Torloni, a primeira atriz escalada para a personagem. A artista deixou a produção a pedido da direção da Globo, já que Manoel Carlos queria a atriz vivendo sua próxima Helena, em Mulheres Apaixonadas. Claudia Raia, então, foi escalada às pressas, mas engravidou logo em seguida.

Mas no fim, deu tudo certo. Mina se transformou numa personagem divertida graças à gravidez, enquanto Marta Morta foi uma excelente vilã vampira. Funcionou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor