Uma coisa é certa na Globo: a ficção não pode se misturar com a realidade, muito menos com a política. A emissora carioca é firme com seus contratados sobre um personagem participar de uma campanha, seja ela qual for.

Denise Fraga
Reprodução / Globo

Isso aconteceu com Denise Fraga, que fez uma propaganda para o governo federal e teve o seu quadro no Fantástico suspenso.

[anuncio_1]

A estrela do Fantástico

Denise Fraga
Reprodução / Globo

Denise fez grande sucesso no Fantástico com o quadro Retrato Falado (foto acima), em que interpretava histórias reais e curiosas de forma engraçada e criativa. A atriz conquistou seu espaço no dominical e, durante a Copa do Mundo de 2002, estrelou Copas de Mel, que contava as quatro conquistas da Seleção Brasileira sob a visão da personagem.

A produção do Fantástico manteve Denise nos planos para 2003 e criou um quadro: Dias de Glória, que seria uma mistura de dramaturgia com jornalismo.

A personagem, uma mulher de 30 anos, solteira e desempregada, estaria presente no principal fato da semana. Com bom humor, ela, de forma direta ou indireta, seria a responsável pelo momento que chamou a atenção do país.

Glória e o governo federal

O quadro entrou no ar em março de 2003, mas um mês depois acabou saindo de forma temporária por conta de um comercial que não agradou a direção da emissora.

Naquele ano, Lula completava quatro meses de seu primeiro mandato. Assim, o presidente usou a televisão para falar com o público sobre a reforma da Previdência Social, um tema delicado que causa muita controvérsia e debates acalorados.

Denise Fraga e Othon Bastos (na foto acima, em Império) eram as estrelas da campanha do governo, que explicavam ao público a necessidade e a importância da reforma. Mas o que pegou a emissora de surpresa foi a peça publicitária, que era bem parecida com o quadro exibido no Fantástico.

Fora do ar

Denise Fraga e Luiz Villaça

Segundo a Folha de S. Paulo, em 30 de abril de 2003, Denise (na foto acima, com o cineasta Luiz Villaça) foi alertada pela emissora que não deveria fazer o comercial. Porém, ela não deu ouvidos e aceitou o convite.

Acontece que a Globo não autoriza que seus funcionários utilizem personagens para qualquer tipo de campanha, seja ela governamental ou não.

A Propeg, agência que criou o comercial da reforma da Previdência, disse que foi proposital trazer a linguagem do quadro para a campanha. A Globo vetou a exibição das peças durante o Fantástico e suspendeu o quadro por tempo indeterminado.

Uma artista completa

Denise Fraga

A confusão não tirou a atriz do dominical, onde fez outros trabalhos, como Álbum de Casamento, Fazendo História e Te Quiero América. Além disso, Denise Fraga esteve presente em Queridos Amigos (2008), Norma (2009), A Mulher do Prefeito (2013), Três Teresas (2013), entre outras produções.

Até o momento, o seu último trabalho foi em Um Lugar ao Sol (2021, na foto acima), quando deu vida a Júlia Frateschi, uma cantora que enfrenta o alcoolismo. Na ocasião, a atriz foi muito elogiada por sua interpretação.

“Eu me emocionei muito gravando. Ao fim das cenas, chorava ainda mais; a equipe por trás das câmeras também. Foi bonito e triste entender a dor dela”, confessou a atriz ao Extra em 6 de fevereiro de 2022.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor