Cássia Kis deve estar próxima do recorde de reclamações no compliance da Globo. Após queixas de atores e produtores, a atriz gerou inconformidade em jornalistas, que também foram ao setor responsável por analisar comportamentos inadequados entre os contratados da emissora.

Jornal Nacional - William Bonner

A intérprete de Cidália em Travessia somava 15 denúncias de profissionais da casa, por conta de comentários homofóbicos e condutas equivocadas no ambiente de trabalho. O número subiu para 20, já que cinco jornalistas foram ao compliance após o vazamento de mensagens disparadas por ela.

William Bonner na mira

Travessia - Cássia Kis

De acordo com informações do portal Notícias da TV, Cássia Kis usou o WhatsApp para pedir o boicote de figuras do jornalismo global que desagradam bolsonaristas. William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, está entre os citados.

Cássia também se posicionou a favor do veto a Natuza Nery, Flávia Oliveira e Andréia Sadi, nomes de peso da GloboNews.

Jornalistas da TV aberta e do canal fechado reportaram as manifestações de Kis ao compliance. Entre os denunciantes, está um produtor LGBTQIA+. A atriz atacou tal comunidade em recente entrevista a Leda Nagle, atribuindo a “destruição da família” a gays e lésbicas.

As denúncias contra Cássia Kis

Travessia - Cássia Kis e Humberto Martins

O incômodo gerado por Cássia Kis envolve não só a fala citada acima, como também o mal estar nos bastidores. Há relatos sobre posturas grosseiras com membros da equipe de Travessia e de Desalma, série original Globoplay.

As denúncias envolvem comentários depreciativos sobre a sexualidade alheia, pregação cristã e manifestações políticas em prol de Jair Bolsonaro, candidato democraticamente derrotado nas eleições presidenciais do último dia 30.

A conduta da Globo

Travessia - Cássia Kis

Os denunciantes acusam a Globo de omissão. Consultada pelo Notícias da TV, a emissora afirmou que não comenta questões envolvendo o compliance, mas reforçou que todos os colaboradores devem seguir o Código de Ética da empresa, que não permite discriminação.

Enquanto isso, Cidália segue em Travessia. A autora Gloria Perez manteve a personagem – e, consequentemente, a atriz – nos roteiros encaminhados recentemente à produção.

Cabe lembrar que a Globo aguardou a conclusão das gravações da série Rensga Hits! para dispensar o diretor Leandro Neri. Ele envolveu-se em três episódios polêmicos nos bastidores da produção, com um profissional responsável pelo protocolo contra a Covid-19, uma figurinista e uma assistente.

Cássia Kis declarou, inúmeras vezes, que Travessia marca sua despedida das novelas. Se a Globo não tomar providências nos próximos dias, é provável que a atriz saía da emissora apenas com a conclusão da trama das nove.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor