Carlos Alberto de Nóbrega nunca escondeu que o elenco da Praça é Nossa é uma grande família e muitos o tratam como pai. Esse pode ser um dos segredos para que o programa continue firme e forte no ar.

Carlos Alberto de Nóbrega

O que muita gente não sabe é que um dos artistas do humorístico quase se tornou membro da família real do apresentador. Trata-se de Buiu, clássico personagem do formato do SBT.

[anuncio_1]

Um garoto especial

A Praça é Nossa

Edvan Rodrigues de Souza, intérprete de Buiu, nasceu em Caetité (BA) e foi descoberto pelo humorista Arnaud Rodrigues, que na época fazia parte da Praça é Nossa. O menino era direto e muito engraçado e isso chamou a atenção do artista, que o levou para São Paulo.

Ele fez o teste e logo foi aprovado, atuando ao lado de Arnaud. O garoto conquistou o público e foi ganhando espaço na atração. Um dos seus momentos inesquecíveis na Praça foi o encontro com Pelé, em 1989, que sempre é lembrado nos especiais do programa.

Drama familiar

Buiu (na foto acima, entre Jorge Lafond e Edna Velho), que era adotado, mudou-se para São Paulo com sua mãe. Porém, o pai veio atrás deles e a vida do pequeno artista não foi nada fácil. Ele sofreu vários tipos de agressões, assim como sua mãe.

Mas o garoto seguiu em frente, fazendo milhares de pessoas rirem nas noites de quinta-feira ao lado de Carlos Alberto e Arnaud Rodrigues.

O dono da Praça cuidava de Buiu como se fosse um filho e ele virou o xodó de todo o elenco, que o enchia de abraços e beijos. Esse sentimento paterno entre os dois quase virou realidade quando o menino tinha sete anos.

“Era pra ser filho do Carlos Alberto de Nóbrega”

Buiu e Carlos Alberto de Nóbrega
Reprodução / SBT

Após a morte do pai, Buiu foi encaminhado para o juizado de menores e a mãe dele alegava que não tinha mais condições de cuidar do menino.

“Quando meu padrasto faleceu eu fui pro juizado de menor, ela ia me entregar ao juizado, só que o Carlos Alberto ficou sabendo e ia me adotar, era pro Carlos Alberto de Nóbrega me adotar, ele pensou em me adotar, só que a vizinha que eu fiquei na casa dela durante um mês, ficou sabendo e foi na frente e conseguiu a papelada da adoção”, contou Buiu em setembro de 2020.

“Era pra ser filho do Carlos Alberto de Nóbrega. Quando ele ficou sabendo que eu ia ser entregue para o juizado, começou a correr atrás da adoção, eu tinha uns 7 anos. Adotando ou não, ele é meu paizão”, relembrou.

Buiu seguiu no programa e fez sucesso ao lado de Jorge Lafond, que interpretava Vera Verão. No quadro, ele fazia o azeitona, fiel escudeiro de Vera que sempre apanhava quando falava algo errado.

Passando por dificuldades

Jorge Lafond

Após a morte de Jorge Lafond (foto acima), em 2003, Buiu perdeu espaço no programa e acabou sendo demitido. Para ele, esse foi o momento mais difícil de sua vida.

“Quando ele faleceu foi um choque muito grande. Ali eu perdi o rumo. Depois que Lafond faleceu, houve um corte na emissora e eu fui o único mandado embora da ‘Praça’. Foi o momento mais difícil pra mim. Fui criado no SBT e de repente você é demitido. Aí veio a dificuldade. Tive que me virar. Vendi pastel na feira, fui servente de pedreiro e tive que vender carnê do Baú [da Felicidade]. Não faltou comida em casa porque tenho amigos e família”, revelou o humorista ao UOL em 25 de abril de 2018.

Após um apelo no programa de Márcia Goldschmidt, ele conseguiu um emprego como ator de pegadinhas na atração de João Kleber, em 2007. Ele voltaria a Praça em 2010 e continua por lá, ao lado de seu “pai” Carlos Alberto de Nóbrega.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor