A Praça é Nossa, comandada por Carlos Alberto Nóbrega (foto abaixo), está há mais de 35 anos no ar e revelou muitos artistas ao longo de sua história. Um deles foi um pequeno garoto que conquistou o público nos primeiros anos do humorístico. Anos depois, ele chegou a trabalhar como servente de pedreiro quando perdeu o emprego no SBT.

Carlos Alberto de Nóbrega
Carlos Alberto de Nóbrega em A Praça é Nossa (Reprodução / SBT)

Edvan Rodrigues de Souza nasceu em Caetité (BA) e foi descoberto pelo humorista Arnaud Rodrigues, que se encantou pela criança despojada e engraçada.

Ele levou o garotinho de seis anos para fazer um teste em A Praça é Nossa. O pequeno foi aprovado e ficou conhecido como Buiú.

Um menino carismático

Vera Verão e Buiu

O garoto se transformou em um grande sucesso com o quadro ao lado de Arnaud. Um dos momentos memoráveis foi a participação de Pelé em 1989, quando Buiú “peitou” o rei do futebol, levando o público a dar várias gargalhadas. Com o passar dos anos, o humorista continuou no elenco do programa, dessa vez como um dos garçons do restaurante da Praça.

O ponto alto da carreira de Buiú foi ao lado de Jorge Lafond, que ganhou fama como Vera Verão, ao interpretar o Azeitona, o seu fiel escudeiro. Mesmo quieto, ele sempre se dava mal com as confusões de Vera, e muitas vezes apanhava quando falava algo que desagradava sua amiga.

Demissão e dificuldades

Buiú em A Praça é Nossa
Buiú em A Praça é Nossa

Em 11 de janeiro de 2003, Jorge Lafond morreu aos 50 anos depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Buiú ficou desolado pela perda de seu colega e sem uma função na atração. O SBT, que passava por uma crise na época, dispensou muitos artistas, inclusive ele.

“Quando ele faleceu foi um choque muito grande. Ali eu perdi o rumo. Depois que Lafond faleceu, houve um corte na emissora e eu fui o único mandado embora da ‘Praça’. Foi o momento mais difícil pra mim. Fui criado no SBT e de repente você é demitido. Aí veio a dificuldade. Tive que me virar. Vendi pastel na feira, fui servente de pedreiro e tive que vender carnê do Baú [da Felicidade]. Não faltou comida em casa porque tenho amigos e família”, revelou o humorista ao UOL em 25 de abril de 2018.

Ele só retornou à televisão quatro anos depois, em 2007, quando contou seu drama no programa de Márcia Goldshmidt, na Band. João Kleber decidiu contratar o artista para fazer parte das pegadinhas que ele apresentava na RedeTV!.

“Quase filho” de Carlos Alberto

Carlos alberto e Buiu

Em 2010, ele voltou para A Praça é Nossa. Buiú continua até hoje ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega. Em uma entrevista ao canal Lisa Gomes, ele contou que quase foi adotado pelo patrão.

“Quando meu padrasto faleceu, eu fui pro Juizado de Menores, só que o Carlos Alberto ficou sabendo e ia me adotar. Só que a vizinha que me deu abrigo por um mês, ficou sabendo e foi na frente e conseguiu a papelada da adoção”, recordou, em setembro de 2020.

A gratidão de Buiú é grande. Mesmo não sendo adotado pelo dono da Praça, ele o considera como um pai:

“Adotado ou não, ele é meu paizão”.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor