André Santana

Em meio a uma onda nostálgica que vem ditando os rumos da cultura pop nos últimos anos, a banda mexicana RBD realiza uma nova turnê para aquecer os corações de seus velhos fãs. Com isso, o SBT resolveu entrar na onda e resgatar a novela Rebelde, trama que lançou o conjunto musical.

Dulce Maria volta ao ar em "Rebelde" reexibida pelo SBT
Dulce Maria volta ao ar em “Rebelde” reexibida pelo SBT (Foto: Reprodução / Web)

No entanto, trata-se de uma aposta de alto risco do canal de Silvio Santos. Afinal, o público-alvo da trama teen são os “adolescentes de 30 anos”, jovens que cresceram vendo a novela de Roberta Prado, interpretada por Dulce María (foto acima), mas que, dificilmente, vão assisti-la novamente. Ainda mais no horário da tarde.

[anuncio_1]

Reprise

Rebelde - Alfonso Herrera, Anahí, Christopher von Uckermann e Dulce María
Rebelde volta ao ar no SBT a partir do dia 12 de junho (Foto: Divulgação / Televisa)

Versão mexicana da novela teen argentina Rebelde Way, Rebelde é uma produção de 2004 da Televisa que fez muito sucesso no Brasil. A trama foi exibida pelo SBT em 2005 e popularizou as canções do RBD entre as crianças e jovens que acompanharam a produção.

Quase 20 anos depois de sua exibição original, Rebelde volta ao ar tentando surfar na popularidade do grupo, que lança este ano uma turnê mundial e fará shows no país. A apresentação, claro, agradou em cheio os fãs saudosistas, que hoje estão na faixa dos 30 anos, trabalham e têm dinheiro para comprar ingressos e curtir um show que os farão relembrar os “bons tempos”.

No entanto, o repeteco da saga de Mia (Anahí) e seus amigos acontece na faixa das 14h15, horário dominado por donas de casa que acompanhavam a reprise de Marisol (2002). Há uma brusca mudança de público, que pode afetar a reapresentação. São grandes as chances de Rebelde afundar os já baixos números do SBT no horário.

Público-alvo

Silvio Santos pode estar errando com a volta de Rebelde no SBT
Volta de Rebelde no SBT pode ser um erro crucial para Silvio Santos (Foto: Reprodução / SBT)

Resta saber então qual é o público-alvo almejado pelo SBT de Silvio Santos (foto acima) com essa nova reprise de Rebelde. Afinal, os fãs da trama original já têm mais de 30 anos e, provavelmente, estarão trabalhando no horário da reapresentação do folhetim.

Estima-se que se trata de um público amplo e apaixonado, pois os fãs do RBD não costumam economizar na empolgação ao falar de seus ídolos nas redes sociais. Ainda assim, tamanha empolgação dificilmente se converte em números de audiência. São coisas distintas.

Tratam-se de “adolescentes de 30 anos”, jovens que ainda idolatram seus ídolos do passado e vibram com eles. Eles celebram a turnê do RBD e, provavelmente, vão ao show curtir um dia de nostalgia pura. Porém, eles dificilmente vão assistir a reprise da novela no SBT, afinal, não há nem tempo para isso.

É o mesmo público que, vira e mexe, pede a volta da TV Globinho nas redes sociais. Na improvável retomada da tradicional faixa de desenhos animados da Globo, eles irão assistir? Provavelmente, não.

Sem meta

De acordo com o portal NaTelinha, o SBT e a Televisa não estabeleceram uma meta de audiência para a reprise de Rebelde. Segundo o site, o principal objetivo da nova exibição não é o Ibope, e sim faturar com produtos licenciados. Com a turnê do RBD e a volta da novela, badulaques referentes à trama devem invadir o mercado nos próximos meses.

É bem possível que, nesse sentido, a aposta dê certo, já que, como dito acima, os fãs de Rebelde hoje são adultos que trabalham. Ou seja, são consumidores em potencial, que devem comprar um ou outro mimo com a estampa da trama.

Porém, por mais que audiência não seja o essencial, ela ainda é importante. O SBT vive uma péssima fase e não vai conseguir segurar uma reprise no ar se os números não forem minimamente satisfatórios. Vale lembrar que Paixão de Gavilanes (com Danna García, na foto acima) ficou no ar apenas pouco mais de uma semana por conta dos números vexatórios.

Em suma: a reprise de Rebelde no SBT pode ser um tiro no pé. A emissora de Silvio Santos quer agradar o jovem adulto, mas este público dificilmente corresponderá a este afago.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor