Desde 2014, Ana Paula Padrão comanda o MasterChef – atração que se tornou um dos grandes sucessos da Band. As provas tensas e as broncas dos jurados são um prato cheio para o espectador.

MasterChef - Ana Paula Padrão e Erick Jacquin
Erick Jacquin e Ana Paula Padrão no MasterChef (Reprodução / Band)

Porém, a apresentadora entrou em um debate polêmico: nesta temporada, ela usou um pronome neutro para falar com os competidores.

[anuncio_1]

Sem preconceitos

MasterChef - Ana Paula Padrão
Ana Paula Padrão no comando do MasterChef (Reprodução / Band)

O pronome neutro é a forma usada para se referir a alguém sem indicar o gênero, seja ele masculino ou feminino. Isso já gerou debate nas redes sociais e entre especialistas; muitas pessoas já utilizam essa linguagem no dia a dia.

Ao receber os participantes da décima temporada, Ana Paula disse “bem-vindes” e decretou o uso do pronome neutro durante toda a competição. Wilton, que faz parte do programa, é não binário.

Leia também: Bate-volta: time que já foi principal rival do Bayern caiu novamente

Polêmica nas redes

MasterChef - Wilton
Wilton, participante do MasterChef (Divulgação / Band)

A fala de Padrão gerou uma grande discussão nas redes sociais. Muitos criticaram a apresentadora, afirmando que ela estava desrespeitando a gramática e a língua portuguesa.

“O argumento dessas pessoas é que estou destruindo a gramática da língua portuguesa. A reação não é em relação ao uso do idioma, mas ao que esse uso representa. Palavras têm um poder imenso. Quando utilizo a linguagem neutra, é porque tenho consciência de que ali, diante de mim ou até mesmo na minha frente, pode haver alguém que se identifica como não binário”, rebateu nas redes sociais.

[anuncio_3]

Visibilidade acima de tudo

Ana Paula Padrão - MasterChef
Ana Paula Padrão apresenta o MasterChef (Reprodução / Band)

Para a comandante do MasterChef, todas as críticas que ela recebeu estavam carregadas de preconceito e falta de entendimento.

“Estou reconhecendo a existência dessa pessoa. E é isso que incomoda aqueles que não aceitam essa existência. Eu pretendo sim permitir que o outro tenha visibilidade na sociedade, mesmo que ele seja muito diferente de mim. Ao tratar essa pessoa com os pronomes que ela escolheu para se definir, estou dando visibilidade a ela e reconhecendo que ela tem o direito de existir, não como alguém apartado da sociedade, ignorado ou varrido para debaixo do tapete”, afirmou.

“Vou continuar tratando essas pessoas dessa forma, e aqueles que se sentem incomodados podem procurar outro lugar”, finalizou.

A receita ficou amarga

Jurados e apresentadora do MasterChef 2023
Rodrigo Oliveira, Helena Rizzo, Erick Jacquin e Ana Paula Padrão no MasterChef 2023 (Divulgação / Band)

Lamentavelmente, esse foi o único fato sobre a nova temporada do MasterChef que ganhou destaque na imprensa e nas redes sociais. A atração vem perdendo público a cada temporada. Segundo o NaTelinha, o talent show culinário marca 2,1 pontos na Grande São Paulo.

No ano passado, a nona temporada registrou 2,9 pontos no Ibope. Isso mostra uma queda de 28% de audiência. A entrada dos jurados Rodrigo Oliveira e Helena Rizzo nos lugares de Henrique Fogaça e Paola Carosella não surtiu feito algum.

Isso mostra que a Band desgastou a fórmula, apostando em outros formatos da mesma competição, sem deixar o público com saudades. MasterChef ultrapassou a data de validade.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor