Vencer o Desamor chega ao fim nesta quarta-feira (15). Apesar do excelente texto e das abordagens pertinentes sobre temas sociais, a novela sai do vídeo com um desempenho de audiência abaixo do normal para as Novelas da Tarde do SBT.

Vencer o Desamor

Com isso, a exibição de outras tramas da “saga Vencer” – que conta com quatro títulos que ficaram conhecidos no México e foram assinados pela produtora Rosy Ocampo – ficam comprometidas.

Quatro Vezes Vencer

Roda a Roda - Silvio Santos
Reprodução / SBT

A emissora de Silvio Santos começou a exibir a saga com a segunda novela, tendo pulado a primeira, Vencer el Miedo, produzida no mesmo ano e que tem foco nos dramas juvenis.

Mas, ainda existem outras duas tramas já realizadas – e todas com êxito – pelo canal Las Estrellas.

Vencer el Pasado foi a terceira, estrelada por Angelique Boyer, que atualmente pode ser vista nas Novelas da Tarde com Três Vezes Ana. A história enfocou nos crimes ocorridos na internet.

A quarta obra é Vencer la Ausencia, que conta com Mayrín Villanueva, de Se Nos Deixam, narrando as adversidades causadas pela morte de entes queridos.

Mas, a “saga Vencer” está prestes a ganhar a sua quinta história seguida. A produtora já confirmou estar trabalhando em Vencer la Culpa, sua próxima aposta.

O que as quatro telenovelas têm em comum é a leveza com que assuntos complicados são tratados, como discriminação, misoginia, abusos, crimes e assédio. Além disso, o texto conta com a responsabilidade não só de denunciar maus atos, mas de empoderar as telespectadoras, incentivando-as a denunciar os problemas e darem a volta por cima.

Sequência ameaçada

Mas, com a audiência morna da primeira narrativa em exibição no Brasil, existe o perigo da direção do canal optar por ignorar as sequências. Assim, o telespectador brasileiro pode acabar não conhecendo as outras produções da saga.

A bem verdade é que o ibope da novela é fruto do péssimo momento que o SBT está vivendo. Em crise de audiência, a média dia da emissora é de míseros 3 pontos. Inclusive, são exatamente as tramas mexicanas as responsáveis por fazer a rede chegar aos seus primeiros 5 pontos no dia, já que durante todo o período matutino e vespertino a TV fica oscilando entre 2 e 3 pontos médios.

Novo e baixo patamar

Se Nos Deixam - Carlos Said
Reprodução / Televisa

Desde Se Nos Deixam (foto acima), exibida no ano passado, que as tramas latinas acabaram caindo no ibope e passaram a marcar números mais baixos. Ao passo que a audiência de toda a estação diminui, elas, consequentemente abaixam junto.

Apesar de haver caído cerca de um ponto da antecessora, Vencer o Desamor é sempre a segunda atração mais vista do dia, atrás apenas da novela nacional Poliana Moça, que, por sua vez, acumula 6,3 pontos.

Além disso, o título está configurado no Painel Nacional de Televisão como um entre os dez programas mais vistos da rede em território brasileiro. Sua média geral (4,7) não é muito longe do alcançado por Se nos Deixam (5,5) e A Desalmada (5,7), exibidas em 2022.

Nova meta

Casos de Família - Christina Rocha

É bom pensar que a marca é a nova média dos folhetins vespertinos e que a baixíssima entrega que os programas Casos de Família (foto acima) e Fofocalizando fazem pela tarde não devem possibilitar que os folhetins retornem aos áureos 7 ou 8 pontos de quando o patamar do SBT ainda era outro.

Apesar de não ser exatamente a culpada, a novela acabou pagando o pato. Mas, é bom destacar que as suas companheiras na faixa também não estão com essa bola toda, pelo contrário. Das três, Vencer é a mais vista normalmente. A Dona, em terceira exibição, exibida às 17h20, consta com uma parcial de 4,2 pontos, enquanto Três Vezes Ana, a substituta no horário das inéditas, acumula os mesmíssimos 4,7 parciais.

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Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor