Dona de uma beleza que a fez ser escolhida como uma das “certinhas do Lalau”, e por sua atuação em humorísticos liderados por grandes nomes, como Chico Anysio e Moacyr Franco, a atriz Célia Azevedo conta com uma história de superação relacionada à novela Em Família (2014), da Globo.

Célia nasceu em Manaus, em 23 de janeiro de 1943. Formada em Teatro, ela enveredou para os espetáculos como vedete, o que lhe conferiu fama e a presença na lista “certinhas do Lalau”, com beldades escolhidas pelo jornalista Stanislaw Ponte Preta para a famosa coluna escrita por ele no jornal Última Hora.

Na década de 1960, após várias peças de teatro, Célia Azevedo seguiu para a TV. Sua primeira aparição no veículo foi no Clube dos Morcegos, da Tupi.

Presença em humorísticos e espetáculos

A atriz ganhou fama em humorísticos e shows para a telinha: A, E, I, O… Urca (1964), Black White (1966), Chico Anysio Show (1966), Deu a Louca no Mundo (1966), Moacyr Franco Show (1966), O Riso Mora ao Lado (1967), Os Comediantes (1967), Riso 40 Graus (1967) e Zé Bonitinho, o Agente Atômico (1967), entre outros.

Célia também passou pela TV Rio onde, além de Noites Cariocas (1965), atuou na Praça da Alegria (1965), criada e apresentada pelo radialista, ator e escritor Manuel de Nóbrega. A primeira novela, contudo, veio da Tupi: O Retrato de Laura, com nomes como Diana Morel, Cláudio Cavalcanti, Milton Moraes e Elza Gomes.

A chegada à Globo

Betty Gofman

Célia Azevedo estreou na Globo aos 71 anos, em 2014, através da novela Em Família, de Manoel Carlos.

Ela e outros famosos que residiam no Retiro dos Artistas foram recrutados pelo diretor artístico Jayme Monjardim para o núcleo da casa de repouso comandada por Miss Lauren (Betty Gofman). A administradora maltratava os residentes, impedindo, por exemplo, que casais dormissem nas mesmas dependências e que familiares visitassem a instituição fora do horário estipulado.

A veterana não escondeu a felicidade de voltar aos holofotes, conforme destacou o jornal Extra, em 26 de fevereiro de 2014:

“É uma volta prazerosa ao passado. Manoel Carlos é muito amoroso e transmite isso nas novelas dele”.

Célia Azevedo, que foi casada duas vezes – uma delas com o escritor Luiz Carlos Maciel – vive no Retiro desde que sofreu um AVC em 2012. A doença causou a paralisia de dois dedos da mão esquerda.

Atualmente, Célia tem 80 anos e encontra-se afastada da televisão.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor