Mesmo aposentado há 10 anos, Manoel Carlos segue como uma figura presente e importante na programação da Globo. Suas obras são constantemente reprisadas no canal aberto e no Viva, além de fazerem a alegria dos fãs do Globoplay.

Helena Ranaldi como Verônica em Em Família
Helena Ranaldi como Verônica em Em Família (divulgação/Globo)

A plataforma de streaming, aliás, virá com mais uma novidade para os admiradores de Maneco. Em Família (2014), sua última novela, ganhará uma nova chance por meio do Projeto Originalidade, que substitui os capítulos atualmente disponíveis na plataforma por capítulos com melhor qualidade de imagem, além da inserção de abertura e vinhetas.

A volta da trama, estrelada por nomes como Helena Ranaldi, serve como valor histórico, já que, para muitos, Em Família é a pior novela escrita por Manoel Carlos.

A última Helena

Há 10 anos, Manoel Carlos anunciou que Em Família seria sua última novela. O autor, então, criou a última das Helenas, a tradicional protagonista de suas histórias. Para encerrar o ciclo, ele escalou Julia Lemmertz, filha de Lilian Lemmertz, que viveu a primeira Helena em Baila Comigo (1981).

Dividida em três fases, Em Família narrava a história de amor de Helena (vivida por Bruna Marquezine na juventude) e Laerte (Guilherme Leicam/Gabriel Braga Nunes), que teve um desfecho trágico. Ciumento, o rapaz atacou Virgílio (Nando Rodrigues/Humberto Martins) – que sempre foi apaixonado por Helena – e quase o matou. Após o acontecido, Laerte foi embora do Brasil, enquanto Helena e Virgílio se casaram.

Anos depois, Laerte se tornou um famoso flautista na Europa. Lá, ele conhece Luiza (Bruna Marquezine), filha de Helena e Virgílio. Laerte fica impressionado com a semelhança entre ela e Helena. De volta ao Brasil, ele acaba engatando um relacionamento com Luiza, mas seu retorno também mexe com Helena, que vive um casamento morno com Virgílio.

Pior novela de Manoel Carlos

Julia Lemmertz na novela Em Família
Julia Lemmertz na novela Em Família (Divulgação / Globo)

As expectativas quanto a Em Família eram as melhores possíveis. Os fãs esperavam a volta de Maneco em sua melhor forma, após o erro que foi Viver a Vida (2009). Porém, a trama acabou decepcionando os espectadores.

Em Família confundiu o público ao ser dividida em fases. A troca de elenco deu um nó na cabeça do espectador e ainda gerou incoerências, como o fato de Vanessa Gerbelli ser tia de Julia Lemmertz (sendo que na primeira fase a tia parecia mais velha que a sobrinha, e depois isso mudou), ou Ana Beatriz Nogueira ser mãe de Gabriel Braga Nunes, mesmo a diferença de idade deles sendo de apenas cinco anos.

Além disso, a trama não empolgou. Durante boa parte dos capítulos, Helena se mostrou uma protagonista sem força, que apenas chorava e se lamentava. O público esperava embates melhores com Shirley (Vivianne Pasmanter), a antagonista, o que acabou não acontecendo.

Fracasso de audiência

Os desdobramentos da história também decepcionaram e o desfecho de Em Família foi melancólico. Todos esses erros se refletiram na audiência, bem abaixo do esperado. Em Família fechou com média de 29,6 pontos, a mais baixa do horário até aquele momento.

Maneco também enfrentou problemas de saúde durante a trama. O autor chegou a se afastar da novela, que foi conduzida no final por sua colaboradora – e filha – Maria Carolina. Além disso, a direção da Globo optou por encurtar a trama.

A novela estreou em 3 de fevereiro de 2014, e o planejamento inicial era levá-la até o final de agosto. Mas, diante da decisão de encurtá-la, Em Família chegou ao fim em 19 de julho daquele ano, com 143 capítulos.

Em Família será relançada no Projeto Originalidade do Globoplay em abril, em data a ser anunciada.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor