Atualmente no ar na reprise da novela Jesus (2018), trama da Record em que vive Barrabás, André Gonçalves já viveu um grande drama familiar. O ator foi afastado de sua mãe quando ainda era criança e a reencontrou apenas 25 anos depois, vivendo em tristes condições.

André Gonçalves
Reprodução / Web

Maria da Penha Vieira Gonçalves foi encontrada por uma moradora da comunidade do Parque Arará, no Rio de Janeiro (RJ). Com problemas psiquiátricos, Maria da Penha vivia nas ruas.

[anuncio_1]

Separados

Alma Gêmea

De acordo com informações do jornal O Globo, de 10 de fevereiro de 2000, Maria da Penha Vieira Gonçalves, mãe do ator André Gonçalves (na foto acima, com Priscila Fantin em Alma Gêmea), foi encontrada perambulando pelas ruas do Parque Arará por uma moradora do local, Fátima dos Santos Silva. Ela contou que buscou contatar o artista, já que Maria repetia que era sua mãe.

“Sem ter onde morar e o que comer, Maria da Penha repetia toda hora que era mãe do André. Tentei aproximar uma mãe carente de um filho que provavelmente também sentia falta dela”, explicou Fátima.

Ao jornal, Maria das Graças Silva Medeiros, tia do ator, contou que André não via a mãe havia 25 anos. Isso porque Carlos Eugênio Barbosa, o pai do artista, se separou da esposa quando André ainda era pequeno – o ex-casal teve outros dois filhos, Marcelo e Maria Cristina.

Após a separação, Carlos Eugênio se mudou com os filhos do Rio de Janeiro para Natal, no Rio Grande do Norte. Depois disso, Maria da Penha passou a sofrer lapsos de memória e perdeu o contato com a família.

Reencontro

A Próxima Vítima - André Gonçalves
Divulgação / Globo

A tia de André Gonçalves (na foto acima, em A Próxima Vítima) revelou ainda que, quando Carlos Eugênio retornou ao Rio de Janeiro com a família, o ator tentou reencontrar a mãe, mas não conseguiu. Por conta dos constantes lapsos de memória de Maria da Penha, ela não comparecia aos encontros.

Por conta dos problemas psiquiátricos, Maria da Penha acabou perdendo outros dois filhos que teve em seu segundo casamento. Por isso, ela vivia agarrada à filha Victoria, também fruto de seu segundo casamento. Mas Maria das Graças Medeiros contou também que, com o reencontro, Maria da Penha passaria a viver com André Gonçalves.

“O André disse que por enquanto ela vai ficar morando com ele. Como é um ótimo menino, sei que vai cumprir a promessa”, comentou a tia à publicação.

Sem contato

André Gonçalves e Danielle Winitz

Anos depois, Maria da Penha voltou a ser notícia. Em 26 de novembro de 2016, o portal R7 informou que a mãe de André Gonçalves havia recebido alta após ter sido internada em uma clínica psiquiátrica. Foi a própria Victoria, então com 21 anos, quem informou o acontecido em suas redes sociais.

“Deus é maravilhoso. Gratidão eterna, senhor. Maria está de volta”, escreveu a garota, na legenda de uma foto ao lado da mãe.

De acordo com o site, Maria da Penha foi levada ao hospital psiquiátrico após passar mal em sua casa, onde morava com a filha Victoria e o neto no Parque Arará. Ainda segundo o site, André Gonçalves (na foto acima, com Danielle Winits) mantinha pouca relação com a mãe e não gostava muito de falar sobre o assunto.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor