André Santana

Os filmes estão perdendo espaço na grade da Globo. A emissora, que chegava a exibir entre quatro e cinco películas por dia, atualmente mantém apenas a Sessão da Tarde na grade diária. O Corujão, que preenchia a grade da madrugada com filmes, acabou reduzido aos finais de semana. De segunda a sexta, a faixa foi substituída por reprises de Cara e Coragem e Vai que Cola.

Curtindo a Vida Adoidado

Além disso, a Globo tem feito experiências nas suas sessões remanescentes. Não é de hoje que a Tela Quente, que já foi a principal faixa de filmes do canal, vem sendo utilizada para promover séries do Globoplay. O Cinema Especial também se tornou um espaço para séries, ao promover a estreia de Rensga Hits! recentemente.

Aos sábados, a Sessão de Sábado já não é obrigatória na rede. A emissora abriu o espaço dos filmes para a exibição de programas regionais e já pensa em novos projetos para ocupar o horário anterior ao Caldeirão com Mion.

Caldeirão - Marcos Mion

Esta redução tem razão de ser. Além de os filmes já não garantirem mais a audiência de antigamente, a aquisição de pacotes de grandes produções cinematográficas vai ficando cada vez mais cara. Ou seja, é muito investimento para pouco retorno.

Fim da Sessão da Tarde?

A Lagoa Azul

Segundo o site Notícias da TV, a próxima “vítima” do facão da Globo deve ser a clássica Sessão da Tarde. A faixa de filmes vespertina, que consagrou títulos como A Lagoa Azul e Os Goonies, pode ser substituída por outra atração já no ano que vem.

De acordo com a matéria, a direção da Globo pensa em substituir os filmes por um novo programa de variedades. A emissora não estaria satisfeita com o desempenho da Sessão da Tarde no Ibope, que recebe em alta da reprise de O Cravo e a Rosa, mas derruba os números, dificultando a vida do Vale a Pena Ver de Novo.

Nova grade

Se Joga

Há um processo acontecendo. Não é à toa que a Globo está reduzindo o espaço para filmes em sua programação. Neste contexto, a Sessão da Tarde pode, sim, deixar de existir. A emissora tem feito uma ampla reforma na grade de programação e dado preferência a programas ao vivo, que são capazes de atrair anunciantes.

Só fica a dúvida sobre o tipo de programa que poderia substituir os filmes vespertinos. Afinal, a Globo tem dificuldades em encontrar o formato ideal para revitalizar sua programação da tarde. Os fracassos do Vídeo Show e do Se Joga falam por si.

Uma forma de chamar a atenção do público seria apostar num grande nome para comandar este provável novo projeto das tardes. Não há o interesse da Globo no passe de Eliana? Numa dessas…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor