Sem reservas, atriz que foi estrela da Globo fez apelo por trabalho
20/01/2023 às 18h51
Dona de importantes papeis na televisão brasileira entre os anos 1970 e 1990, Joana Maria Fomm nasceu em 14 de setembro de 1939, em Belo Horizonte (MG). A atriz, no entanto, anda afastada das novelas nos últimos anos e chegou a fazer um apelo por trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estreia dela em novelas foi em 1964, na TV Rio, em O Desconhecido. Depois disso, vieram personagens de destaque, como Yolanda Pratini, de Dancin’ Days (1978), Perpétua, de Tieta (1989) e Carmem Maura, de Vamp (1991), entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2007, Joana faria Marion em Paraíso Tropical, mas teve que deixar o elenco por conta de um câncer de mama que foi diagnostico e, posteriormente, curado. O papel acabou ficando com Vera Holtz. Ela também não pode participar de Insensato Coração, outra novela de Gilberto Braga, por conta de uma disautonomia (doença que afeta o sistema nervoso e que tem comprometido seus movimentos).
Apelo nas redes sociais
LEIA TAMBÉM:
● Após perder tudo, vencedor do BBB teve parte do corpo amputada
● Garotos que brilharam em Da Cor do Pecado seguiram rumos opostos na TV
● Com quase 60 anos, Helena Ranaldi leva vida discreta longe da TV
Sem reservas financeiras, a atriz fez um apelo em seu perfil no Facebook, em 2016, pedindo algum trabalho na televisão. Conseguiu um papel em Apocalipse, novela da Record, sua última novela até o momento.
Em 2019, voltou à telinha como a freira Irmã Graça na terceira temporada da série Sob Pressão, da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Foi um prazer imenso trabalhar com eles e consegui me adaptar facilmente, o que não é assim tão comum quando você entra numa produção que já está acontecendo, com toda a equipe já integrada”, declarou em entrevista ao site da produção.
Para 2020, Joana Fomm já tinha um papel garantido: ela gravou a comédia de terror Assombro, da Disney, antes da pandemia. A história aborda uma mansão assombrada por três fantasmas irreverentes e ela atuou ao lado de Georgiana Goes, Felipe Abid e Julia Lemmertz, entre outros. Mas ficou somente nisso.
“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, enfatizou a atriz, na época, na entrevista ao site de Sob Pressão.
Longe da TV
Atualmente com 83 anos, a atriz passou a quarentena da pandemia de Covid-19 no apartamento onde mora, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ao lado do filho, o músico Gabriel Fomm. Quando ficou novamente sem trabalho, ela se divertiu vendo os memes de Perpétua, personagem que ressurgiu nas redes sociais após a estreia de Tieta no Globoplay.
“Sinto muita falta de trabalhar e quero poder sair de novo”, disse ao jornal Extra em junho do ano passado.
“É um momento difícil, mas não há o que fazer. Espero receber algum dinheiro da Globo por conta da reprise de Tieta e só”, concluiu.
A partir desta segunda (28), ela poderá ser vista novamente na tela do Viva, já que o canal exibirá a novela Bambolê, que conta com a atriz no elenco.