Confira o resumo de todos os capítulos de Tieta

Whatsapp

Confira o resumo de todos os capítulos de Tieta, novela produzida entre 1989 e 1990 pela Rede Globo:

Capítulo 1
Ascânio chega em Esplanada. Jairo o leva para Santana do Agreste e só o reconhece quando eles começam a conversar. Em Santana, Ascânio é recebido por Amintas, Osnar e Timóteo, que o colocam a par das novidades. Ele pergunta por Tieta e os amigos contam tudo o que aconteceu: como ela se iniciou no amor, a surra que levou do pai depois que ele descobriu que ela dormia com Lucas e como ela foi mandada embora.

Capítulo 2
O pai de Ascânio morre. Ascânio diz a Osnar que voltou para ficar. Artur emprega Ascânio como secretário da prefeitura. Ascânio se casa com Helena e a leva para Santana. A cidade inteira os recebe e Helena se sente pouco à vontade. Passa-se um ano. Timóteo quer usar o cheque de Tieta para pagar sua dívida no banco e pede a Elisa que diga a Perpétua e a seu pai que o cheque não chegou. Ascânio recebe uma carta afirmando que a água de Santana é ótima para se beber e ele resolve engarrafá-la. Perpétua não acredita que o cheque não veio e exige que Timóteo lhe dê sua parte.

Leia mais

Capítulo 3
Perpétua dá um prazo de três dias a Timóteo para lhe devolver o dinheiro. Ascânio propõe a Artur e a Modesto Pires que o ajudem a montar um complexo turístico em Santana. Carmosina escreve uma carta para Tieta, contando sobre a briga em sua casa. Timóteo pede um empréstimo a Modesto e ele, depois de se consultar com Perpétua, diz que não vai dar. Perpétua procura um advogado para descobrir um meio de transferir a dívida de Timóteo do banco para ela. Tonha exige que Perpétua deixe Timóteo em paz. Perpétua diz a Tonha que Timóteo tem que lhe pagar o que roubou. As duas brigam e o padre as separa. Elisa pede ao padre que a ajude com Perpétua. Helena chega do Rio. Letícia, filha de Modesto, também chega e faz amizade com Carol, que é amante de seu pai. Perpétua descobre que Carol é amante de Modesto e fica furiosa.

Capítulo 4
Helena pede a Ascânio para voltar com ela para o Rio, mas ele diz que não e resolve dar um jantar para os amigos. O padre pede a Perpétua que perdoe Timóteo e o ajude em sua dívida. A cidade toda comenta sobre Carol. Elisa pede a Osnar para ajudar seu marido. Modesto pede a Carol que não faça amizade com sua filha. O coronel Artur compra mais uma menina para sua coleção, ela se chama Imaculada. Perpétua pede a Jairo para passar um telegrama para Ricardo. Osnar vai a Salvador e diz que não sabe quando volta.

Capítulo 5
Ascânio empresta dinheiro para Zé Esteves. Cinira e Amorzinho falam para Terto não vender nada para Carol. Elas descobrem uma caixa nas coisas de Perpétua que expulsa as duas de seu quarto. O coronel Artur avalia Imaculada. Todos vão ao jantar de Ascânio. Helena tem uma crise de choro e Ascânio fica preocupado. Helena confessa ao marido que está grávida. Zé Esteves expulsa Tonha depois que ela faz uma sopa de mato para ele. Carol não conta a Modesto que Terto a proibiu de comprar na mercearia. Elisa convida a mãe para almoçar, já que ela não tem comida em casa. Imaculada jura a Filó que não vai ficar na fazenda. Ascânio fica muito feliz porque vai ser pai e conta para todos. Helena não quer que Ascânio conte da criança para ninguém.

Capítulo 6
Helena vai embora e Ascânio fica arrasado. Carmosina diz a Ascânio que não foi sua culpa Helena ter fugido. Carmosina revela à mãe que Helena não é quem aparenta. A cidade comenta a fuga de Helena. O coronel fala para Ascânio que para ele seu filho morreu. Imaculada se recusa a comer e o coronel manda Filó colocar a menina de castigo. Carol esbarra com a esposa e a filha de Modesto na praça. Ela tenta novamente fazer compras, mas não consegue. Zé Esteves continua tomando sopa de mato. Timóteo tenta descobrir com Tonha onde Zé Esteves esconde seu dinheiro. O padre pede que Perpétua perdoe a dívida de Timóteo. Ascânio resolve ir atrás da esposa.

Capítulo 7
Perpétua quer que Timóteo assine uma promissória. Ele foge para o meio do mato e vê a Mulher de Branco. Pirica dá um peixe a Carol. Osnar paga dívida de Timóteo.

Capítulo 8
Osnar dá a Timóteo o dinheiro de sua dívida do próximo mês. Ascânio descobre onde Helena está. Carol e Osnar se conhecem na praia. Perpétua recebe um telegrama de seu filho Ricardo.

Capítulo 9
Ascânio pede o divórcio a Helena. Osnar leva comida para Carol. Filó deixa a porta aberta e Imaculada foge. Ricardo, Cosme e Ascânio chegam a Esplanada.

Capítulo 10
O padre obriga Perpétua a autorizar Terto de vender para Carol. Peto rouba a batina de Ricardo. Imaculada se distrai olhando Ricardo nu e Trapizomba a pega.

Capítulo 11
As meninas do bordel tentam agarrar Ricardo e ele sai correndo. Ricardo chega em casa e, no dia seguinte, sua batina aparece pendurada no mastro da bandeira. Osnar exige que os amigos não falem mal de Carmosina. Ricardo diz ao padre que não tem certeza de sua vocação. Imaculada conta às amigas seu encontro com Ricardo, dizendo que ele era um príncipe. Modesto se recusa a dar dinheiro para Ascânio criar o complexo turístico. O pessoal da hidroelétrica não manda luz para Santana. Laura é atacada no Mangue Seco.

Capítulo 12
Laura conta ao marido que viu um ser de outro planeta. Eles vão à praia e marcam com um pau o lugar dos rastros. Elisa sonha com Tarcísio Meira. No dia seguinte, ela vai se confessar e diz se, padre que é infeliz. Dário convoca uma reunião. Laura conta o que viu, mas todos querem provas. A maré sobe e apaga as marcas. Só Ascânio acredita. Dário e Laura resolvem não tocar mais no assunto. O ser extraterrestre observa Bafo de Bode dormindo. Perpétua vai contar a Aída sobre Carol, quando chega o Padre.

Capítulo 13
O padre chama Perpétua e diz que, se ela falar de Carol, ele conta para Ricardo o que ela fez com Timóteo. Osnar visita Carol. Ela resiste, mas eles acabam se beijando. Timóteo briga com Elisa, porque ela usa um dos vestidos decotados que Tieta lhe mandou. Osnar aconselha Timóteo a dar mais atenção à esposa. Aída conta ao marido que Perpétua queria lhe falar algo de Carol, mas que o padre não deixou. Elisa some, Modesto vai à casa de Perpétua para saber o que ela ia falar, mas Timóteo os interrompe.

Capítulo 14
Perpétua convoca todos a procurarem Elisa. Modesto fica esperando Perpétua e descobre a caixa que ela guarda no armário. Elisa, desnorteada, passa pelo circo onde Bafo de Bode dorme. Tonha a encontra na praia. Elisa volta para casa. Zé Esteves ameaça bater nela, mas Tonha a defende. Modesto propõe a Perpétua que ela não fale a Aída sobre Carol e ele não contará a todos o que ela guarda na caixa, Carmosina mostra a Ascânio que sua propaganda saiu no jornal. O cheque de Tieta não chega no dia certo. Perpétua briga com Carmosina, porque ela não a deixa ver as cartas que chegaram. Carmosina desconfia que algo aconteceu com Tieta.

Capítulo 15
Elisa se arrepende de ter mentido para Tieta sobre a morte de seu filho. Perpétua vai para Esplanada com o filho. Na volta, ela acusa Timóteo de ter desviado o cheque para pagar a promissória do banco. Osnar o defende, dizendo que lhe emprestou o dinheiro. Passa-se um mês sem que ninguém tenha recebido notícias de Tieta. Perpétua diz que a irmã morreu e que pode provar isto.

Capítulo 16
Antes de visitar Marcolino, para saber que direito tem à herança de Tieta, Perpétua marca uma reunião em sua casa. Elisa chama Carmosina para a reunião. Perpétua mostra a todos um recorte de jornal, que menciona a morte de uma mulher chamada Antonieta que foi casada com um Comendador. Perpétua manda o padre rezar uma missa para a irmã e pede a Ascânio que decrete feriado, para que todos possam ir. O Coronel marca a primeira aula para Imaculada. Tieta chega à cidade quando todos estão na missa.

Capítulo 17
Bafo de Rode conta a Tieta que todos estão no velório da filha de Zé Esteves. Tieta pensa que é Elisa e entra na igreja correndo. Tieta vai para a casa de Perpétua e lembra que naquela casa morava Lucas, seu grande amor. Ela se compromete a pagar todas as despesas enquanto estiver ali. Tonha alerta Zé Esteves que agora Tieta vai descobrir todas as mentiras que eles contaram. Imaculada acorda com febre, Ascânio conhece Leonora e fica encantado. Tieta comenta com Carmosina que voltou para se vingar.

Capítulo 18
Leonora e Ascânio conversam pela primeira vez. Filó acha que Imaculada vai morrer. Timóteo e Elisa mentem para Tieta sobre seu filho. Ricardo ampara Tieta, evitando que ela caia.

Capítulo 19
Ricardo pede desculpas a Tieta e ela agradece. Perpétua observa a cena. Carol pede a Osnar que vá embora. Laura vê Osnar saindo da casa de Carol. Tieta diz ao coronel que quer comprar Imaculada, mas ele não vende. Tieta visita o padre e garante que ele terá um turíbulo novo. Carmosina conta a Tieta a verdade sobre o filho de Elisa e para onde vai o dinheiro que ela manda. Tieta não se incomoda. Leonora pede a Carmosina que entregue as cartas dela sem a mãe ver. Zé Esteves ameaça bater em Tieta.

Capítulo 20
Tieta enfrenta o pai, que recua quando ela pergunta sobre seus remédios. Modesto ameaça sumir com o filho de Carol, se ela for na casa dela Aída pergunta por Carol na reunião e ninguém responde. Imaculada melhora. Leonora se despede de Ascânio, que vai para Salvador. Tieta, Leonora, Ricardo, Peto e Cosme saem para um passeio no Mangue Seco.Tieta decide comprar uma casa no local. Modesto esconde de Aída uma carta que fala de Carol. Carmosina entrega uma carta a Leonora. Tieta vê e pede a carta.

Capítulo 21
Leonora entrega a carta a Tieta e sai chorando. Tieta lê a carta e não entende como Leonora deu seu endereço para um rapaz que a fez ir para a prisão. Leonora se arrepende e Tieta diz que vai dar um sumiço nele. Modesto diz a Carol para se afastar da cidade por algum tempo. Zuleika pede ao padre para ajudar na quermesse e ele promete pensar no assunto. Perpétua é contra. Tieta diz a Carmosina que vai começar sua vingança. Depois, avisa a todos que vai comprar os terrenos desocupados do Mangue Seco.

Capítulo 22
Tieta discute com Osnar, porque ele não concorda que ela compre o Mangue Seco. Tieta pede ao Dr. Marcolino que investigue quem é o dono das terras. Carol pede a Osnar que descubra quem escreveu a carta para Aída. Tieta diz a Carmosina que o que ela quer é saber se pode enfrentar os poderosos da cidade. O coronel diz a Modesto que vai comprar as terras antes de Tieta. Aída recebe outra carta e, quando vai ler, é interrompida por Peto. Osnar procura Tieta para continuar a conversa sobre o Mangue Seco. Osnar pergunta a Tieta por que ela quer comprar o Mangue Seco.

Capítulo 23
Ela diz que o lugar é muito importante para ela, mas ele desconfia de sua intenção. O padre diz a Zuleika que aceita sua contribuição. Perpétua fica furiosa. Quando Aída vai ler a carta, Modesto finge ter um ataque e a impede de lê-la. Ascânio não convence o diretor da hidrelétrica a mandar luz para Santana. Aída recebe outra carta. A pedido de Leonora, Tieta resolve ajudar Ascânio e manda um telegrama para um homem poderoso e influente do Sul.

Capítulo 24
Ascânio convida Tieta, Leonora e Carmosina para jantar. Tieta diz a Carmosina que tem um plano para deixar Leonora e Ascânio sozinhos. Aída fica perplexa quando lê a carta. Letícia combina com Carol de ir visitá-la. Tieta diz a Perpétua que Ricardo não tem vocação para ser padre. Ela não concorda. Tieta e Carmosina não vão ao jantar. Ricardo confessa ao padre que está em dúvida quanto à sua vocação, mas não quer desapontar a mãe. Ricardo diz a Tieta que vai deixar o seminário e ela pergunta se é por sua causa.

Capítulo 25
Ricardo diz a Tieta que vai apenas deixar o seminário até se decidir e ela oferece apoio. Perpétua escuta e chora. Letícia visita Carol. Aída recebe outra carta mas a joga fora e diz a Juracy que é uma corrente da felicidade. Dário diz a Letícia que Carol namora Osnar. Letícia conta a Aída, que fica surpresa. Marcolino chega na marinete. Marcolino diz a Tieta que as terras do Mangue Seco pertencem à família Antunes, mas ninguém os conhece. Tonha, com a roupa que Tieta lhe deu, vai à quermesse e Zé Esteves ameaça bater nela.

Capítulo 26
Zé Esteves rasga a roupa de Tonha e Tieta discute com ele. A quermesse continua. Todos reparam a minissaia que Leonora está usando. Carol não vai à quermesse. Ascânio bate no motorista que estava agarrando Leonora e depois diz a ela que acha sua roupa indecente. Ela não concorda e pede a Ascânio que vá embora, mas, em seguida, troca a roupa e o procura. Osnar dança com Tieta. Carmosina, bêbada, rasga a blusa de Osnar, chamando-o de imoral. Depois, ela chora e pede a Tieta que a leve dali.

Capítulo 27
Carmosina diz a Tieta que está muito envergonhada. Leonora fala para Ascânio que se decepcionou com ele e acha melhor que a amizade deles termine. Leonora chora e Ascânio fica triste. Carmosina diz à Tieta q ainda é virgem. Milu entrega um pacote a Marcolino. O padre recebe o dinheiro da quermesse e diz que não é suficiente para a compra do turíbulo. Marcolino passa pela “Mulher de Branco”, mas não a nota. Jairo sai à procura de Carmosina, que não chegou em casa. Marcolino ouve gemidos, vai ver o que está acontecendo e é jogado no chão. Ele grita e Tieta pensa que é Carmosina.

Capítulo 28
Tieta quer sair à procura de Carmosina, mas Perpétua não deixa. Osnar e Amintas saem para procurá-la. Eles escutam gemidos e encontram Marcolino caído no chão, desnorteado. Carmosina chega em casa. Marcolino diz que foi atacado pela “Mulher de Branco”, mas não diz quem ela é. Tieta entrega a Ricardo o embrulho que ela trouxe de São Paulo. Osnar pede para conversar com Carmosina. Modesto está na casa de Carol, quando Letícia bate na porta. Tieta e Ricardo vão entregar o turíbulo ao padre.

Capítulo 29
O padre agradece a Tieta. Osnar pergunta a Carmosina se ele a magoou. Ela diz que não e pede para ele esquecer o assunto. Modesto se esconde no armário. Carol recebe Letícia, mas a manda logo embora. Tieta diz a Carmosina que ela devia declarar seu amor a Osnar. O coronel convida Tieta para jantar em sua casa e ela exige a presença das suas cunhãs à mesa. Modesto proíbe Letícia de visitar Carol. Tieta pede a Ricardo que passe um creme nas suas costas. Ela se vira de repente e os dois se beijam sem querer.

Capítulo 30
Tieta pede a Ricardo para ir dormir. Ele diz a Perpétua que decidiu voltar para o seminário e Tieta escuta e vai se despedir dele. Tieta se despede de Ricardo. Pirica diz a Dário que os pescadores do Mangue Seco viram um disco voador. Leonora e Ascânio se encontram na rua, mas não se falam. Tieta entrega a Modesto o sinal para a compra do terreno dele em Mangue Seco. Zuleika diz a Osnar para convocar todos os homens da cidade para uma noite em seu cabaré. Perpétua pede para Ricardo não viajar. Ele volta para casa e diz a Tieta que resolveu ficar na cidade.

Capítulo 31
Ricardo diz a Tieta que voltou para ajudá-la na construção da casa. Perpétua conta a Cinira e Amorzinho que Ricardo pode se tornar herdeiro de Tieta, que compra o terreno de Modesto. Elisa revela a Timóteo que quer ir para São Paulo com Tieta. Carmosina diz à mãe que não vai entregar a carta de Helena para Ascânio. Tieta dá uma roupa nova para,Ricardo. Bafo de Bode vê um ser esquisito na praia. Tieta, Leonora e Ricardo vão ao jantar na casa do coronel. Ele chama Imaculada para o jantar, mas ela se recusa a ir.

Capítulo 32
O coronel briga com Imaculada e Tieta a socorre. Osnar beija Carol, mas ela lhe diz que eles apenas podem ser amigos. Dário e Laura encontram um homem dormindo na cama deles.

Capítulo 33
Dário descobre que Bafo de Bode estava fugindo dos marcianos. Tieta diz a Leonora que está com medo de ferir Ricardo. Zé Esteves pede que Tieta compre cabras para ele.

Capítulo 34
Tieta se recusa a comprar as cabras e Zé Esteves passa mal. Marcolino diz a todos que viu marcas na areia que não podem ser de humanos. Ricardo diz a Tieta que ela agiu mal com o pai.

Capítulo 35
Tieta briga com Ricardo. Modesto amarra Carol no pé da mesa. Dois homens chegam à cidade procurando por Tieta para atender ao seu pedido de fornecer energia elétrica.

Capítulo 36
Dário discute com Ascânio sobre a chegada da luz. Elisa acusa Timóteo de não quer sua felicidade. Perpétua percebe que Tieta está chateada por causa de Ricardo. Ascânio procura Leonora.

Capítulo 37
Ascânio e Leonora discutem. Dário diz a Laura que não poderá continuar sua busca se a luz chegar. Ricardo e Tieta não se falam. Tieta chama Tonha e Zé Esteves para conversar.

Capítulo 38
Tieta diz que vai comprar uma casa para o pai e Tonha. Osnar arromba a porta de Carol e a vê amarrada. O coronel chama Imaculada para a primeira lição. Tieta pede que Ricardo a perdoe.

Capítulo 39
Ascânio estranha Helena não ter enviado a confirmação da audiência do divórcio. Perpétua flagra Amorzinho falando com Amintas. Tieta chama Ascânio para o jantar na casa de Dário.

Capítulo 40
Na casa de Dário, Tieta finge passar mal e manda Ascânio e Leonora passearem sozinhos. Eles se reconciliam, mas a maré sobe e não podem sair da ilha onde estão.

Capítulo 41
Leonora e Ascânio percebem que Tieta armou tudo. Elisa chama Helena para dormir na sua casa. Tieta e Ricardo veem o luar juntos. Helena vai encontrar Ascânio no ancoradouro.

Capítulo 42
Helena diz a Ascânio que se arrependeu e ele a leva para casa. Tieta conta a Leonora onde Helena está. Elisa leva Leonora para conversar com Helena.

Capítulo 43
Helena manda Leonora desistir de Ascânio. Elisa pergunta a Helena por que ela voltou e ela lhe diz que está arrependida da separação. Ascânio vai procurar Leonora e lhe pede para eles continuarem sendo amigos.

Capítulo 44
Peto chama Ricardo para andar a cavalo. Tieta comenta com Perpétua q possui bens no exterior.Elisa se veste sensualmente para agradar Timóteo. Na praia, Laura encontra um ser estranho e corre para casa, gritando que viu marcianos. Em casa, Laura reconhece no livro de Dário o ser estranho que encontrou.

Capítulo 45
Dário diz que aquilo é uma roupa de escafandrista e percebe que há alguém procurando a mesma coisa que ele no fundo do mar. O casal vai para a praia e vê alguns homens trocando a roupa de escafandrista e um outro mandando-os embora. Dário diz a Laura para não contar a ninguém o que viu. Modesto desamarra Carol. Zuleika revela a Osnar que já tem um plano para desmoralizar Modesto. Tieta diz a Ricardo que resolveu voltar para São Paulo e ele a beija.

Capítulo 46
Tieta fica desnorteada e manda Ricardo embora. Depois, avisa a Perpétua e Ricardo que vai passar alguns dias em Mangue Seco, antes de voltar a São Paulo. Tieta diz a Carmosina que desistiu da vingança e que vai embora. Perpétua conta a Amorzinho que fará algo para não permitir que a irmã saia do Agreste. Tieta pede a Laura para se hospedar na casa dela. Ricardo, angustiado, procura o Padre. Leonora chega à Prefeitura e avisa a Ascânio que vai embora. Perpétua pede a Ricardo para convencer Tieta a ficar.

Capítulo 47
Ricardo fica indeciso. Ascânio diz a Leonora que não gosta mais de Helena. Elisa vá Leonora saindo da Prefeitura a vai contar para Helena. Osnar inventa uma desculpa para os homens poderem ir ao cabaré de Zuleika. Helena vai à Prefeitura e fala de Leonora a Ascânio. Ele a manda embora e ela fica furiosa. O coronel pede a Ascânio para achar Arturzinho e ele promete tentar. Juracy conta a Modesto que Silvana a Edmundo vão chegar. Ricardo vai à casa de Dário e diz a Tieta que ficará com ela até a sua partida.

Capítulo 48
Perpétua conta a Cosme que Ricardo foi para Mangue Seco. O coronel manda Filé arrumar a casa e ela fica surpresa. Elisa confessa a Tonha que queria ser igual à Helena. Timóteo escuta e ameaça bater nela. Depois, pede desculpas e a beija. Cosme diz a Perpétua que vai para Mangue Seco. Perpétua estraga a gemada de Cosme para ele passar mal e não poder sair. Jairo conta a Carmosina que começaram a instalar os postes de luz na estrada. Ricardo corre atrás de Tieta nas dunas e os dois acabam se beijando.

Capítulo 49
Jairo conta a Ascânio que os postes estão sendo instalados e ele vai com Helena até a estrada para vê-los. Carmosina garante a Leonora que Ascânio não vai reatar com Helena. O coronel fala em Arturzinho sem passar mal e diz a Filé que foi Imaculada que o curou. Laura e Dário percebem que aconteceu alguma coisa entre Tieta e Ricardo. Osnar confessa a Carol que não quer ser só seu amigo e ela diz que é melhor ele não voltar mais. Osnar sai furioso. Cosmo passa mal. Helena pede a Ascânio que fique com ela.

Capítulo 50
Helena implora para Ascânio voltar para ela. Depois, lhe pede desculpas pelo que fez. Ascânio fala para Osnar que está confuso em relação à Helena. Ricardo pede Tieta em casamento, mas ela diz ao sobrinho que ele tem outro destino. Osnar procura Carol e aceita ser apenas seu amigo. Edmundo chega a Santana e avisa que Silvana vai chegar mais tarde. Jairo comunica a todos que estão asfaltando Esplanada. Ascânio vai beijar Helena quando chega Carmosina.

Capítulo 51
Ela fica constrangida, mas dá a noticia do asfalto em Esplanada. Ascânio sai do quarto e Carmosina diz a Helena para desistir dele. Helena lhe responde que ela está com inveja, porque nunca foi amada. Osnar aconselha Carmosina a não se meter na vida de Ascânio, mas ela diz ter certeza de que Helena está mentindo. Modesto se disfarça e vai ao cabaré de Zuleika. Zé Esteves sente tonturas. Todos os homens da cidade vão à noite beneficente. O carro de Silvana enguiça na estrada, no caminho para Sanitária. Ricardo pergunta a Tieta se desistiu de ir embora e ela responde que sim.

Capítulo 52
Tieta avisa a Ricardo que um dia terá de ir embora. Modesto escuta gemidos na rua. Zuleika, vestida como a “Mulher de Branco”, avança em direção a ele. Ele bate com a cabeça numa pedra e desmaia. Depois, Marcolino ouve seus gritos e o socorre. Modesto conta que foi atacado pela “Mulher de Branco”, vai para a casa, pega uma arma e diz que vai matá-la. Ele convoca alguns homens e sai à procura dela. Ascânio beija Helena. Modesto vê o vulto de Silvana, pensa que é a “Mulher de Branco”, e atira nela.

Capítulo 53
O tiro não atinge Silvana. Modesto a reconhece e pede desculpas. Marcolino chega e a leva para a pensão de Milu. Ascânio e Helena dormem juntos e ele diz que está disposto a lhe dar uma nova chance. Elisa vê uma marca de batom no peito de Timóteo e briga com ele. Tonha pega uma pulseira e recorda quando Arturzinho a deu de presente para ela. Imaculada pede a ajuda de Filó para não ir à primeira lição com o coronel. Elisa vai embora de casa. Carol pede a Modesto para levar Júnior para morar com ela.

Capítulo 54
Modesto tira o dinheiro de Carol e diz que ela vai desistir de ficar com Júnior. Elisa vai para a casa da mãe e esta promete que vai conversar com Timóteo. Ascânio conta aos amigos que se reconciliou com Helena. Leonora fica sabendo e chora. Tonha diz a Timóteo que acredita nele o que vai tentar convencer Elisa a perdoá-lo. Zé Esteves manda Elisa embora. Ela volta para casa, mas trata mal o marido. Carmosina revela a Leonora que leu uma carta enviada para Helena, na qual descobriu que ela está enganando Ascânio.

Capítulo 55
Leonora se recusa a ler a carta. O coronel chama novamente Imaculada para a lição, mas Filó lhe diz que ela está narrando uma história para as meninas. Ele vai escutar e acaba dormindo. Carol conta a Osnar o que fez com Modesto e ele acha que ela se precipitou. Leonora fala para Tieta da carta de Helena. Carol pede desculpas a Modesto e ele lhe devolve o dinheiro. Tieta aconselha Carmosina a desmascarar Helena.

Capítulo 56
Carmosina então procura Ascânio e lhe diz que pode provar que Helena o está enganando. Ascânio confessa a Carmosina que não sabe se deve ler a carta. Depois, decide não ler e a guarda na gaveta. Helena ofende Rafa e diz q ela não passa de uma empregada. Ascânio pega na carta e fica na dúvida se deve ler ou não. Pirica revela a Osnar, Timóteo e Amintas que Dário mergulha todo dia no mar e eles acham que o Comandante está escondendo algo. Elisa pede a Tieta para levá-la de Santana.

Capítulo 57
Tieta diz à irmã que ela está se iludindo. Cosme avisa a Ricardo que o Padre quer falar com ele. Ricardo não vai à igreja. Tieta diz a Tonha e Timóteo que Elisa deve se tratar do sonambulismo. O Padre pergunta a Ricardo se está fugindo dele.O Padre diz a Ricardo que precisa ouvir sua confissão. Ricardo conta a Tieta o que o Padre falou e ela resolve ir conversar com ele. Helena relata a Ascânio sua briga com Rafa. Ele vai falar com Rafa e lhe pede para ficar, mas ela vai embora. Helena vê Ascânio com a sua carta. Silvana pede a Dário para lhe ensinar a mergulhar. Helena encontra a carta. Ascânio chega e a arranca de sua mão. Ele a lê e fica perplexo.

Capítulo 58
Tieta pede a Perpétua para convocar a família para uma reunião. Ascânio manda Helena embora. Ascânio diz a Helena que leu na carta que seu amante a abandonou e por isso ela voltou. Ela tenta negar, mas Ascânio não a ouve e ela vai embora. Silvaria discute com Marcolino. Imaculada continua a história e o coronel não dá a lição. Helena pede para ficar na casa de Elisa, mas Timóteo não permite. Depois, ela vai à pensão de Milu e Carmosina mente que não há vagas. Cinira conta a Tieta e Leonora que Ascânio expulsou Helena de casa. Tieta fica com pena e pede a Carmosina para aceitar Helena na pensão.

Capítulo 59
Carmosina resolve atender Tieta e recebe Helena. Elisa faz as pazes com Timóteo. Helena diz a Milu que ama Ascânio e que não vai desistir dele. Helena vai falar com Ascânio e lhe lembra que a carta é datilografada, ou seja, pode ter sido escrita por qualquer um. Ela acusa Carmosina e diz também que ele vai se arrepender do que fez. Depois, ela viaja para Esplanada. Zuleika entrega o dinheiro da noite beneficente para o Padre. Este pede a Tieta para convencer Ricardo a se confessar. Leonora procura Ascânio.

Capítulo 60
Leonora oferece sua amizade a Ascânio e diz que vai ajudá-lo no que ele precisar. Carmosina conta para a mãe o que dizia a carta do amante de Helena. Rala volta a trabalhar para Ascânio. Tieta aconselha Ricardo a confessar toda a verdade para o Padre. Cinira vê Amintas sair da casa de Amorzinho, mas esta se recusa a dizer o que ele foi fazer lá. Perpétua aconselha Cinira a vigiar Amorzinho- Silvana se oferece a Dário para combater Ascânio e o progresso. Ricardo confessa ao Padre que pecou contra a castidade.

Capítulo 61
Ricardo conta ao Padre que pecou várias vezes, mas não diz com quem. O Padre absolve Ricardo, que depois conta tudo à tia. Na reunião de família, Tieta comunica que vai dar a Tonha e Zé Esteves uma casa, só para Tonha algumas ações e para Timóteo o dinheiro para a loja, além de uma viagem para ele se atualizar. Zé Esteves fica zangado, discute com Timóteo e passa mal. Tieta confessa a Leonora que só quis criar discórdia na família. Rosalvo e Bebê chegam a Santana de ultraleve para abrir um negócio na cidade.

Capítulo 62
Todos comentam a chegada dos estranhos. Rosalvo e Bebê dizem a Ascânio e ao coronel que vão abrir um negócio na cidade e depois resolvem ir ao bar para conversar. Osnar, Amintas, Timóteo, Marcolino e Modesto se juntam a eles, mas os estranhos não explicam o tipo de negócio pretendem abrir. Elisa conhece Rosalvo na pensão de Milu e fica empolgada com ele. Dário lembra que viu Rosalvo e Bebê entre os escafandristas. Tieta vai à pensão e exige que Rosalvo lhe diga o que veio fazer em Santana do Agreste.

Capítulo 63
Rosalvo e Bebê não contam a Tieta o que pretendem fazer e adiantam que só vão falar sobre o negócio com Ascânio. Chalita tenta convencer Osnar a pedir Amorzinho em casamento em seu nome. Bebê fica encantada com a serenata que fazem para ela e que Leonora vai assistir. Depois, Bebê e Osnar saem para passear na praia. Leonora e Ascânio vão tomar um sorvete e, quando ele a deixa em casa, se despede com um beijo. Bebê e Osnar namoram embaixo de um barranco e Carol, sem querer, cai em cima deles.

Capítulo 64
Enquanto Carol fica desiludida com Osnar, Bebê se irrita porque ele defende a amiga. Milu nota que Carmosina e Cinira não estão em casa. Zé Esteves nota a falta de Tonha também. A “Mulher de Branco” ataca Rosalvo. Chalita e Amintas vêem Amorzinho na rua e depois vão socorrer Rosalvo. Perpétua chega em casa muito estranha e não diz onde foi. Osnar e Carol passam a noite juntos.

Capítulo 65
Aída conta a Modesto que Osnar é namorado de Carol. Rosalvo diz a Bebê que, se tudo correr bem, não vai sobrar nada em Santana. Carol diz a Osnar que o que aconteceu não pode se repetir. Modesto pergunta a Carol se ela namora Osnar. Carol afirma que não, mas ele, desconfiado, avisa que vai perguntar a Laura e Dário e, se for verdade, vai mandá-la de volta para sua terra. Rosalvo conta a Ascânio que a firma dele é responsável pelo asfalto, mas não esclarece mais nada. Ascânio se declara a Leonora. Modesto espera por Dário e Laura, mas Jairo lhe diz que eles desceram perto de Mangue Seco. Carol pede a Dário e Laura que desmintam uma história.

Capítulo 66
Depois que Carol explica a situação para Laura e Dário, os dois prometem fazer o que ela quer. Osnar vai ao quarto de Bebê e a agarra. Cinira ouve e conta para Carmosina, que os interrompe e briga com Osnar. Tieta lembra a Leonora que um dia voltará para São Paulo e que ela não vai poder ficar. Modesto pergunta a Dário e Laura se Carol namora Osnar. Eles negam e dizem que sabem que ela é sua amante. Elisa vai conversar com Rosalvo. Timóteo vai buscá-la e eles voltam discutindo. Tieta procura Elisa para conversar.

Capítulo 67
Modesto ameaça Osnar, que finge não entender o que ele está falando. Tieta briga com Elisa e avisa a Timóteo que ele vai viajar imediatamente. Rosalvo e Bebê vão embora em seu ultraleve. Elisa ajuda Timóteo a fazer a mala e os dois passam a noite se despedindo. Ricardo pergunta a Tieta se ela vai levá-lo para São Paulo e ela responde que seu lugar é em Santana. Timóteo viaja e passam-se 15 dias. O povo prepara a festa para a chegada da luz. Gladstone chega a Santana num caminhão chamado Arca dos Sonhos.

Capítulo 68
Carmosina leva Gladstone para a pensão e ele diz a Milu que chegou para realizar sonhos. Diante de Milu, Tieta finge que não conhece Gladstone mas, quando ela sai, o felicita pela chegada em grande estilo. O coronel não deixa as meninas irem à festa, mas permite que compareçam à missa. Cada um pensa no que gostaria que tivesse no caminhão. Pirica avisa a Osnar que Carol quer falar com ele. Laura incentiva Dário a dar as aulas de mergulho para Silvana. Imaculada vê Ricardo de coroinha, grita e desmaia.

Capítulo 69
Filó, Tieta e Leonora fazem Imaculada voltar a si e as meninas a levam embora. Carol pede a Osnar que não imite mais a forma de Modesto chamá-la para a cama. Tieta descerra a placa em sua homenagem e Perpétua se zanga, porque o sobrenome Esteves não está lá. Filó diz a Imaculada que Ricardo é quase padre. Perpétua incentiva o pai a exigir o que é seu. Timóteo volta para Santana. Imaculada desiste contar histórias. Gladstone abre o caminhão e mostra vários aparelhos de TV. Elisa fica encantada. Gladstone mostra a todos outros eletrodomésticos. Elisa resolva pedir a Tieta que lhe dá uma televisão. Gladstone se oferece a Carmosina para realizar qualquer sonho seu. Osnar ouve e não gosta. Jairo entrega a Sabino e Peto os presentes que Timóteo trouxe e pede que os levem a Zuleika e Elisa. Sem querer, eles trocam os pacotes, Elisa fica boquiaberta com as revistas Pornográficas que encontra no pacato. Timóteo destroca as caixas. Ricardo volta para o quarto de madrugada e Cosmo pergunta onde ele esteve.

Capítulo 70
Ricardo diz a Cosme que estava na Casa da Luz Vermelha. Osnar implica com Gladstone, porque vê Carmosina lho dar muita atenção. Tieta manda Leonora contar logo a Ascânio que ele não é o primeiro homem de sua vida. Zé Esteves começa a ter alucinações. Silvana vai fazer compras a Amintas a acompanha. Amorzinho vê e fica com ciúme. Leonora não consegue contar a verdade a Ascânio. Gladstone leva Carmosina para passear na praça. Cosmo vai de noite ao quarto de Tieta para conferir se Ricardo está lá. Perpétua vai ver o que está acontecendo e Cosme lhe diz que Ricardo está trancado no quarto com a tia. Tieta abre a porta, pergunta se há algum mal nisso e Perpétua a apóia. Osnar avisa a Gladstone que o mata se ele fizer Carmosina sofrer. Ricardo ameaça Cosmo de contar sobre o roubo do seminário, se ele insistir em se meter em seu caso com Tieta. Zé Esteves começa a falar sozinho na rua. Modesto e Marcolino querem comprar uma televisão, mas Gladstone diz que já vendeu todas. Imaculada avisa ao coronel que não vai mais contar histórias.

Capítulo 71
O coronel insiste para que Imaculada lhe conte mais histórias. Ela tem um ataque histérico e quebra vários objetos. O coronel Artur manda Trapizomba colocá-la de castigo. O padre expulsa Cosme da igreja, porque ele insiste em falar de Ricardo. Tieta pede a Timóteo que faça Elisa feliz para que ela não pense em ir para São Paulo. Osnar diz a Ricardo que tem certeza de que ele está namorando. Tieta aconselha Imaculada a lutar para se libertar do coronel. Gladstone dá uma televisão para Milu. O coronel tira Imaculada do castigo.

Capítulo 72
Imaculada aconselha as meninas a se revoltarem, porque o coronel precisa delas. Cosme conhece Filo e diz que acha injusto o que o coronel faz com as meninas. Gladstone garante a Carmosina que vai realizar um grande sonho dela. Zé Esteves tem outro acesso de loucura e briga com a família, exigindo que lhe entreguem o dinheiro que lhe roubaram. Tonha o leva para casa. Muita gente vai assistir à novela na casa de Milu. Gladstone reúne o povo na praça e avisa que vai distribuir presentes comprados por Tieta.

Capítulo 73
Silvana e Laura vão à casa de Carol e lhe avisam que voltarão para levá-la à praia. Tieta revela a Carmosina que deu os presentes só para causar discórdia. Algumas pessoas desconfiam da bondade dela. Leonora pede a Tieta que não a obrigue a contar para Ascânio que ele não é o primeiro homem de sua vida. Osnar aconselha Carol a fazer amizade com Silvana e Laura. As meninas do coronel também ganham presentes e se recusam a devolvê-los. Perpétua pergunta a Tieta se ela se esqueceu de Peto e Cardo.

Capítulo 74
Tieta diz a Perpétua que não dá nada aos sobrinhos para que ela não tome deles. Perpétua lembra que ela está em sua casa e Tieta afirma que a irmã lhe deve muito por tudo o que sofreu quando foi embora. O coronel avisa a Gladstone pra seguir as regras da cidade e depois pede a Filó que chame Imaculada. Filó pede ao coronel para voltar atrás, mas ele insiste em sua decisão. Modesto proíbe Carol de fazer amizade com Silvaria e Laura. Imaculada resolve fugir e pede ajuda a Filó. Perpétua vê Gladstone dando um beijo na mão de Tieta.

Capítulo 75
Perpétua pede desculpas e sai. Gladstone conta a Tieta que o “outro assunto” está progredindo. Imaculada continua tentando convencer Filó a ajudá-la a fugir. Tieta manda Leonora brigar com Ascânio ou vai mandá-la de volta para São Paulo. Perpétua comenta com Ricardo que tem a impressão que Tieta já conhecia Gladstone. Este sai com Carmosina e segura a sua mão. Jairo e Milu notam que Carmosina gosta de Gladstone. Filó decide ajudar Imaculada. Ricardo pergunta a Tieta se ela já conhecia Gladstone.

Capítulo 76
Ricardo e Tieta brigam e ela mente, dizendo que não conhecia Gladstone. Milu resolve fazer uma receita especial para Gladstone e as mulheres da cidade vão à sua casa, aprender a fazer o prato. Depois, várias pessoas comem na pensão e Milu revela que vai mandar sua receita para um concurso. Timóteo conta a Perpétua que Chalita vai pedir a ela a mão de Amorzinho.

Capítulo 77
Perpétua lhe diz para não contar nada à amiga. Silvaria e Laura vão à casa de Carol quando Modesto está lá. Tieta se encanta ao ver Osnar de terno. Ricardo fica com ciúmes de Tieta e os dois discutem.

Capítulo 78
Silvana e Laura vão à casa de Carol. Laura encontra Modesto dentro do armário. Amintas conta a Amorzinho que Chalita vai pedir sua mão em casamento e ela fica furiosa. Cosme avisa ao padre o que vai acontecer na casa de Perpétua e eles sequem para lá. Modesto briga com Carol. Amorzinho e o padre chegam e discutem com Perpétua. Osnar faz o pedido de Chalita a Amorzinho. Ela pede tempo para pensar. Amintas confessa a Chalita que foi ele quem contou tudo a Amorzinho. Chalita discute com Amintas, mas os amigos o convencem de que ele fez o que era certo. Osnar visita Carol, ainda com o terno que usou para fazer o pedido a Amorzinho, e ela o elogia. Amintas diz a Amorzinho que se interessa por ela, mas que não a pediria em casamento. Elisa pede a Tieta uma televisão, mas ela não diz nada. Quando chega em casa, Elisa encontra uma TV, que Tieta lhe mandou. Imaculada coloca sonífero no chá do coronel e foge. Quando o coronel acorda, Filó lhe conta que ajudou Imaculada a fugir.

Capítulo 79
O coronel manda dois jagunços procurarem Imaculada. Osnar mexe com Tieta e Ricardo ameaça bater nele. Tieta fica zangada com o sobrinho. Ricardo diz ao padre que vai sair do seminário. Tieta compra uma televisão e um brinquedo para Peto. Leonora diz a Tieta que não vai contar a Ascânio a verdade e ela lhe diz que vai mandá-la de volta para São Paulo. Gladstone avisa a Carmosina que vai viajar para trazer mais mercadoria. Zé Esteves vai falar com Tieta e o coronel chega ao mesmo tempo, perguntando por Imaculada.

Capítulo 80
Tieta pede ao pai que saia e pergunta ao coronel o que aconteceu. Ele conta que Imaculada fugiu, mas Tieta jura que não sabe onde ela está. Tieta vai falar com o pai e pede tempo para pensar se vai lhe dar as cabras ou não. Ascânio confessa a Osnar que quer se casar com Leonora. Depois ele recebe uma carta de Rosalvo, avisando-lhe que vai voltar. Modesto Pires briga com Carol por ter deixado Silvana e Carol ter entrado em sua casa. Tieta diz ao pai que vai lhe dar o que quer, se ele contar o que fez com o dinheiro que lhe mandou.

Capítulo 81
Zé Esteves confessa a Tieta que ficou muito infeliz quando a mandou embora e lhe mostra dentro do colchão todo o dinheiro que ela lhe enviou. Tieta diz que o dinheiro não vale mais nada. Zé Esteves tem mais um delírio e morre. A família fica arrasada. O coronel fica sabendo que Gladstone vai embora e tenta obrigá-lo a abrir o caminhão. Milu não deixa. Peto pede Letícia para namorar dentro de uma igreja em obras. Ela aceita e eles se beijam. Depois, ouvem um barulho e descobrem Imaculada escondida atrás do altar.

Capítulo 82
Imaculada conta a Peto e Letícia porque fugiu e pede que eles a ajudem. Letícia, Peto, Edmundo, Bentinho e Sabino pegam o que podem para levar para Imaculada. Tieta avisa a Leonora que não quer que Ascânio vã atrás dela em São Paulo. As crianças prometem a Imaculada que não vão contar onde ela está. Trapizomba sequestra Gladstone. Perpétua leva uns vestidos pretos para Tonha e diz que vai vender a casa. O coronel avisa a Gladstone que ele só vai embora da cidade depois que Imaculada aparecer.

Capítulo 83
Gladstone jura ao coronel que não sabe de Imaculada, mas ele não acredita. Tieta e Carmosina desconfiam que o coronel raptou Gladstone. Osnar segue as crianças, mas não vê Imaculada. Filo garante ao coronel que Gladstone não sabe de nada e manda que ele o solte. Os meninos dizem à polícia que viram Imaculada ir embora num barco. Gladstone é solto, conta a Carmosina onde esteve e vai embora, prometendo voltar. Perpétua reúne os parentes e avisa que agora é a nova chefe da família. Tieta não concorda.

Capítulo 84
Perpétua e Tieta discutem quem vai ser o chefe da família. Tonha e Ricardo as convencem a deixar a discussão para outro dia. Imaculada comenta com Letícia que sente saudades de Filó e ela avisa aos meninos. Modesto fica sabendo que Carol foi com Laura ver uma mulher que joga búzios. Os meninos contam a Filó onde Imaculada está e ela vai vê-la. Rosalvo manda uma carta para Ascânio, avisando que está voltando. Modesto acusa Carol de estar fazendo macumba. Tieta e Perpétua brigam por causa do cajado do pai.

Capítulo 85
Tieta não entrega o cajado. Elas discutem e acabam mostrando todo o ódio que sentem uma pela outra. Perpétua manda Tieta sair de sua casa. . Filó aconselha Imaculada a sair da cidade. O coronel acha Filó estranha e manda Trapizomba vigiá-la. Para castigar Carol, Modesto a faz ficar na chuva e fecha a casa. Rosalvo e Bebê chegam a Santana. Dário e Laura encontram Carol desmaiada à sua porta. Perpétua pede a Tieta para não se mudar e ela diz que Ricardo agora é seu.

Capítulo 86
Sem entender toda a extensão do que a irmã disse, Perpétua insiste que ela fique, mas Tieta não aceita. Ricardo tenta interceder pela mãe e Tieta briga com ele. Elisa vai ver Rosalvo na pensão. Timóteo o pega segurando a mão dela e ameaça lhe dar uma surra. Dário avisa Modesto da doença de Carol. Filó vai visitar Imaculada e Trapizomba a vê entrar na igreja. Aí ele entra pra ver se tem algo lá ou Imaculada. Trapizomba não acha Imaculada que está escondida. Aída fica sabendo que Carol está doente e vai cuidar dela. Marcolino diz a Modesto que o Antunes que é dono de Mangue Seco mora em Santana do Agreste.

Capítulo 87
Modesto fica perplexo e convence Marcolino a não contar nada a ninguém. Rosalvo avisa a Ascânio que sua firma está pesquisando quem é o dono de Mangue Seco para comprá-lo e diz precisar de uma sala para trabalhar. Ascânio cede uma da Prefeitura. Trapizomba não vê Imaculada na igreja. Milu ganha o concurso de receitas. Aída descobre que Carol tem um filho. Seu Bento vai medicar Carol e Aída pede a ele que não conte que a viu. Filó ouve o coronel dizendo que vai à igreja.

Capítulo 88
Ricardo vai dormir na casa de Tieta. Como Carmosina está para chegar, Tieta não manda Ricardo embora. Ele vai, contrariado. Imaculada junta as suas coisas e pede ajuda a Bentinho. Laura e Silvana ficam na casa de Carol para Aída ir embora, e ela promete mandar alguém para passar a noite lá. Tieta conversa com Carmosina sobre seu amor por Ricardo. Aída vê Osnar com Bebê e pede que ele passe a noite na casa de Carol. Leonora induz Ascânio a pedir sua mão em casamento para Tieta. O coronel chega à igreja e confunde Letícia com Imaculada. O coronel pergunta a Letícia o que ela fazia na igreja; ela dá uma desculpa e vai embora. Ele resolve ver se tem alguém ali.

Capítulo 89
O coronel só acha o resto de coisas que Imaculada deixou. Peto leva Imaculada escondida na bicicleta de Bentinho para o circo. Osnar passa a noite cuidando de Carol. Todos se preocupam com o sumiço de Jairo. Carol acorda e Osnar lhe revela que foi Aída quem cuidou dela. Gladstone volta e traz Jairo junto, que explica que a marinete foi apreendida. Ascânio pede a Tieta a mão de Leonora em casamento.

Capítulo 90
Tieta diz que no que depender dela, eles podem se casar mas que talvez a família dela se oponha. Depois, ela tenta fazer Leonora entender que quando Ascânio souber quem ela é vai sofrer muito, mas ela não lhe ouve. Aída volta à casa de Carol para cuidar dela. Tieta afirma que, se depender dela, Ascânio e Leonora podem se casar – mas que acha que a família dela pode se opor. Tonha continua mal. Tieta tenta fazer Leonora entender que Ascânio vai sofrer quando descobrir quem ela realmente é, mas ela não ouve. Amintas tenta convencer Modesto a reformar a sua casa. Aída volta até a residência de Carol para cuidar dela. Amorzinho pergunta a Amintas o que ele acharia se ela dissesse sim ao Chalita. Perpétua vê Gladstone chegar à casa de Tieta e manda Ricardo para lá. Dário quase se afoga. Silvana o salva e o beija. Osnar segue os meninos e acha Imaculada no circo. Modesto vai visitar Carol e, ao ver Aída, passa mal. Ricardo vê Gladstone na casa de Tieta.

Capítulo 91
Ricardo manda Gladstone embora. Osnar promete não entregar Imaculada. Modesto sai da casa de Carol antes que Aída o veja. Tieta revela para Ricardo que já conhecia Gladstone. Ela expulsa o sobrinho e ele sai furioso. Ascânio recebe uma carta de Miguel afirmando que não conseguiu localizar Arturzinho. Ele diz ao coronel que vai pedir para o amigo continuar a busca. Perpétua fala pra Tonha que até o dia de sua morte será apenas uma viúva, nunca mais uma mulher. Chegam turistas em Santana. Osnar pede às moças da Luz Vermelha ajuda para esconder Imaculada. Ricardo chora por Tieta e se abre com Cosme. Tieta diz a Carmosina que não sabe o que fazer com o amor que sente pelo sobrinho.

Capítulo 92
Carmosina aconselha Tieta a se casar ou se separar de Ricardo. Cosme dá o mesmo conselho a Ricardo. As meninas disfarçam Imaculada e a levam de volta para a igrejinha. Letícia briga com Peto. Jairo liga o ônibus dos turistas e dá voltas na praça, bêbado. Cinira entra na frente e Jairo freia em cima dela. Ao ver que ela está bem, ele desmaia. Juracy ouve Elisa falando para Rosalvo que vai ao mercado de peixes no dia seguinte. Dário fala para Silvana que o que aconteceu entre os dois não pode ocorrer novamente. Depois ele recolhe o lixo que os turistas deixaram na praia e entrega na prefeitura para Ascânio. Peto pede desculpas para Letícia. Gladstone vai conversar com Ricardo sobre Tieta. Timóteo recebe uma carta informando do encontro de Elisa.

Capítulo 93
Timóteo fica transtornado e furioso com Elisa. Gladstone fala para Ricardo que gosta de Tieta porque ela o ajudou muito e jura que não tem nada com ela. Osnar desconfia que Ricardo está namorando Tieta. O coronel visita Tonha. Ricardo pede Tieta em casamento. Ela pede tempo para pensar, mas diz que o ama. Osnar e Bebê dormem juntos. Tieta resolve contar a Carmosina a verdade sobre Leonora. Timóteo vê Elisa se encontrar com Rosalvo no mercado de peixe. Silvana aproveita que Laura saiu e vai até a casa de Dário o seduzir. O padre e Cosme encontram Tonha desacordada.

Capítulo 94
Tieta pede a Carmosina para contar a Ascânio que ele não é o primeiro homem de Leonora. Cosme avisa Timóteo e Elisa que Tonha passou mal. Sabino avisa Perpétua e Bentinho fala para Tieta, que aconselha Tonha a se cuidar e fala que pode ajudá-la. Ricardo pede a Tieta que não leve Tonha para morar em sua casa porque ela pode atrapalhar o casal. Aída incentiva Carol a falar sobre seu filho. Timóteo não consegue tratar bem Elisa. Ricardo briga com a mãe por causa de Tieta.

Capítulo 95
Perpétua fala para Cosme que tira o filho da tia no momento que ele tiver vontade. Aída incentiva Carol a trazer seu filho para Santana e promete realmente lhe dar ajuda. Timóteo não acha Elisa em sua residência e pensa que ela foi se encontrar com Rosalvo. Tonha sonha com Zé Esteves. Quando acorda, ela coloca fogo todos os vestidos negros que Perpétua lhe deu. Silvana convida Amintas para visitá-la. Amorzinho os vê juntos, espera ele ir para o bar e dá o sim para Chalita. Leôncio pega na sala de Rosalvo uma pasta de papéis sobre a fábrica. Tonha some. Carmosina chama Ascânio para conversar sobre o passado de Leonora. Tonha aparece na residência de Tieta e lhe pede ajuda.

Capítulo 96
Tieta promete ajudar Tonha, que confessa para Tieta o que realmente aconteceu com Arturzinho. Elisa fica muito aliviada ao ver a mãe na residência de Tieta. Ascânio não gosta de saber do passado de Leonora. Perpétua fica muito brava ao descobrir que Tonha foi se aconselhar com Tieta. Depois, ela vai até a residência de Tieta e tenta levar Tonha. Tieta afirma que vai mandar Tonha para São Paulo. Ascânio trata Leonora friamente e ela não entende o motivo. É instalado o telefone de Rosalvo e Bebê. Ascânio resolve pedir conselhos a Osnar. Leôncio confessa para Dário que a indústria vai se instalar em Mangue Seco. Perpétua manda Tonha ir morar com ela.

Capítulo 97
Tonha se recusa a ir com Perpétua e ela a acusa de querer ser quenga. Tonha fica muito nervosa e lhe dá dois tapas no rosto. Osnar aconselha Ascânio a conversar com Leonora. Gladstone diz a Carmosina que vai esperar por ela. Dário diz para Modesto a sua ideia de colocar Mangue Seco no seguro. Aída fala para Carol que tem um plano para que ela consiga ter seu filho de volta. Dário pede a Ascânio que exija que lhe contem mais sobre a fábrica. Carmosina aconselha Leonora a contar sobre seu passado a Ascânio. Cinira pede a Tieta para conversar com Jairo. Leonora procura Ascânio e ele pergunta por que ela mentiu. Tonha concorda em ir para São Paulo.

Capítulo 98
Ascânio diz para Leonora da decepção que sentiu e ela lhe dá um tempo para decidir se vai confiar no seu amor. Tieta conta a Jairo que já liberou a marinete e ele vai buscá-la. Imaculada fala para Osnar que não aguenta mais ficar trancada na igreja. Leonora discute com Tieta pelo que aconteceu com Ascânio e ameaça revelar o que sabe sobre ela. Tieta manda chamar Ninete para levar Tonha. Marcolino, Modesto e o coronel decidem tratar bem Tonha. Timóteo recebe outra carta dizendo que Elisa o trai. Depois ele pede a Tieta para não trazer Ninete.

Capítulo 99
Carol fala para Modesto que não tem como impedir Aída de vir vê-la e fala para ele se afastar por um tempo. Filó pergunta a Cosme se ele tem notícias de Imaculada. Perpétua tenta tirar informações de Cora sobre Tieta. Ascânio decide ficar com Leonora. Filó concorda em ir ao cinema com Leôncio se ele conseguir permissão do coronel. Silvana convida Amintas para jantar em sua casa depois que os seus pais forem para Sergipe. Mirko marca um encontro com Ascânio no Rio. Ascânio comunica a todos que a fábrica vai ser instalada em Mangue Seco. Imaculada aparece para que Cosme e o padre não pensem mal de Peto e Letícia.

Capítulo 100
O padre dá um dia de prazo para Imaculada sair da igreja e ela concorda em fugir da cidade. Juracy ouve Peto e Letícia falando da fuga de Imaculada. Cinira conta a Carmosina que Amorzinho está arrependida de ter aceitado se casar com Chalita. Carmosina e Gladstone quase se beijam, mas são interrompidos. Ricardo dorme na casa de Tieta. Perpétua passa a vigiar a residência da irmã para saber quem é o namorado dela. Juracy deixa uma carta na casa do coronel avisando onde está Imaculada. Osnar veste Imaculada de homem para disfarçá-la. Tieta pede que Gladstone pegue uma coisa escondido para ela.

Capítulo 101
Tieta solicita para Gladstone que ele descubra algumas informações e depois lhe diga tudo. O coronel pega Imaculada na hora em que a marinete vai sair. Ricardo pede piedade para ela e Imaculada, decepcionada, exige que o coronel a leve. A moça do seguro explica a Dário que o seguro contra a fábrica não vai garantir que ela não seja instalada em Mangue Seco. Tieta decide fazer um seguro de vida. Perpétua descobre e quer saber o beneficiário da apólice. Imaculada fala para o coronel que vai se matar se ficar com ele e que quer morar na casa da Luz Vermelha. O coronel aceita. Timóteo fica muito arrasado ao saber que Ninete está indo para Santana do Agreste.

Capítulo 102
O coronel entrega Imaculada na casa da Luz Vermelha e ele a avisa que vai ter que trabalhar para ficar. Dário não consegue descobrir quem é o convidado de Silvana para o jantar. A viagem em que Ascânio vai encontrar Mirko é marcada. Tieta previne Leonora que Helena vai tentar reconquistar Ascânio quando ele for tratar do divórcio. Amintas chega na residência de Silvana. Modesto fica parado no meio do rio porque Dário sabotou a lancha. Tieta fala para Cinira que vai ter uma indenização bem gorda para os seus herdeiros. Dário vai à casa de Silvana, mas não vê quem está com ela. Ascânio e Leonora passam dormem juntos.

Capítulo 103
Silvana e Amintas dormem juntos. Ele quer marcar um novo encontro, mas Silvana deixa claro que não é esse tipo de relação que ela quer. Amintas se sente usado e vai embora furioso. Ricardo briga com Perpétua por causa de Tieta e chama a mãe de mesquinha e invejosa. Modesto e Pirica vão parar num lamaçal. Silvana comenta com Laura sobre sua noite e Dário fica com ciúme. Ricardo pede desculpas para a mãe, mas diz que não quer que ela fale mal de sua tia. O coronel tenta humilhar Imaculada, mas ela acaba o ofendendo. Osnar se sente só e lembra das duras palavras de Carmosina na quermesse. Depois ele pergunta para a amiga se ela o acha bom o suficiente para casar com ela. Peto marca uma partida de jogo entre Gladstone e Osnar. Bebê dá a idéia de Carmosina oferecer um beijo de presente para o vencedor. Osnar ganha e quer que o beijo seja na boca.

Capítulo 104
Carmosina se recusa a beijar Osnar. Ascânio conversa com Leonora sobre o ódio que Arturzinho sentia de Santana. Tieta pergunta a Tonha o que ela faria se Arturzinho voltasse. Milu incentiva Carmosina a namorar Gladstone. Um grupo de mulheres vem fazer fotos no Mangue Seco. Silvana beija Dário. Aída avisa Modesto que vai à Bahia com Letícia. Gladstone ouve Milu dizer que ele deveria ser mais ousado com sua filha. Osnar vai conversar com Carmosina. Cinira encontra Amorzinho de calcinha gritando que quer homens.

Capítulo 105
Cinira avisa Perpétua que Amorzinho enlouqueceu. Osnar se desculpa com Carmosina e pergunta se algo está acontecendo entre ela e Gladstone. Perpétua e Cinira tentam fazer Amorzinho voltar ao normal. Gladstone quase beija Carmosina e ela lhe dá um tapa. O ataque de Amorzinho só acaba quando o rádio é desligado. Carmosina pede desculpa a Gladstone e ele lhe dá um beijo na boca. Depois, ele vai à prefeitura e lê tudo sobre a indústria. Marcolino pergunta a Dário e Laura se aconteceu algo com Silvana na ausência dele. Gladstone diz a Tieta que o nome da firma é Brastânio. Elisa tenta abrir uma carta anônima enviada para Timóteo quando ele chega.

Capítulo 106
Timóteo não consegue tomar a carta de Elisa e, quando ela lê, percebe que é de um fornecedor. Perpétua exige que Amorzinho não ouça mais no rádio a Assembléia de Cristo Rei e volte a ser noive de Chalita. Rosalvo e Bebê dão ao Ascânio as últimas instruções para o encontro com Mirko e ele viaja. Dário fica muito bravo com a viagem de Ascânio e confronta Rosalvo. Carmosina permite que Gladstone segure sua mão. Ninete chega a Santana. Osnar e Amintas acham que tem algo de errado com ela.

Capítulo 107
Tieta apresenta Ninete para todos no jardim. Timóteo fica muito nervoso quando falam de Ninete. O padre vai até a residência do coronel e pede para conversar com Imaculada. O coronel inventa uma desculpa para não atender o pedido do Padre. Ninete promete a Tonha que ela voltará irreconhecível. Aída encomenda uma máquina de costura com Gladstone e fala que é segredo. Carol chega para embarcar junto com Aída e Letícia. Modesto fica em choque. Leonora dialoga com Tieta que está com muito medo do encontro de Ascânio com Helena. Ascânio chega no apartamento de Helena.

Capítulo 108
Helena fala para Ascânio que o processo está devagar. Ela tenta conversar, mas ele não lhe dá atenção. Dário encomenda com Gladstone um equipamento de mergulho e pede sigilo. Gladstone fala para Carmosina que viajará no dia seguinte e pede um beijo como recordação. Quando ela vai beijá-lo no rosto, ele se vira e a beija na boca. Ninete resolve ir ao bar de Chalita. Cinira passa pelo bar, vê Ninete e conta a Perpétua, que resolve ir até lá. Amintas paquera Ninete. Ela não gosta, lhe dá um soco e diz que se chama Valdemar.

Capítulo 109
Todos no bar ficam muitos chocados com a confissão de Ninete. Timóteo conta sobre Ninete a Elisa, que exige que ele lhe relate tudo o que aconteceu em São Paulo. Amorzinho fica com alergia quando Chalita encosta nela. Ninete revela a Tieta como contou a verdade a Timóteo. Ricardo briga com Tieta por causa de Ninete. Carmosina e Gladstone se beijam antes de ele viajar. Leôncio leva Filó em casa e o coronel a proíbe de falar com ele. O coronel vai buscar Imaculada. Perpétua afirma que Ninete é um bom motivo para a cidade se revoltar contra Tieta. Ricardo a escuta e diz que vai impedi-la de fazer qualquer coisa.

Capítulo 110
Ricardo e Perpétua brigam. Imaculada enfrenta o coronel e ele vai embora. Tieta conta a Carmosina que conheceu Ninete quando estava com dificuldades e que por isso é sua amiga. Helena vai ao hotel onde Ascânio está hospedado. Ele afirma que não quer falar com ela e pede para que vá embora. Perpétua convoca as mulheres para uma reunião sobre a expulsão de Ninete. Tonha vai correndo avisar Tieta, que resolve ir à casa de Perpétua e fica lhe esperando no quarto. Perpétua entra no quarto e vê Tieta com a caixa branca aberta.

Capítulo 111
Tieta chantageia Perpétua dizendo que vai contar sobre a caixa se ela investir contra Ninete. Perpétua fala para as mulheres para relevarem Ninete. Ninete e Tonha viajam. Ascânio é recebido pelo diretor da empresa Brastânio, que lhe entrega um dossiê sobre a fábrica. Timóteo recebe outra carta anônima acusando Elisa. Ascânio pede ajuda a uma pesquisadora química para saber sobre o produto produzido pela Brastânio. Perpétua pede a Cinira para lhe trazer o gravador que ganhou. Cinira coloca o aparelho na janela de Tieta para tentar gravar a voz de algum homem. Elisa sonha com Rosalvo e se levanta sonâmbula.

Capítulo 112
Timóteo acorda, não vê Elisa e vai em busca dela. Ricardo passa a noite na casa de Tieta. Ascânio recebe o relatório sobre o produto e descobre que é tóxico. Cinira busca o gravador que deixou ligado na janela de Tieta. Timóteo chama Amintas para acompanhá-lo numa missão. Perpétua e Cinira começam a ouvir a fita gravada. Elisa, ainda sonâmbula, vai à fonte. Rosalvo aparece, a acorda e os dois acabam caindo na fonte.

Capítulo 113
Timóteo chega e tem a impressão de que os dois estão numa cena romântica. Ascânio exige um encontro com Mirko ou vai contar para todos em Santana qual é a fábrica que querem instalar. Perpétua não consegue ouvir direito a gravação do encontro de Tieta e quebra o gravador. Mirko chama Bebê e Rosalvo de volta. Leonora descobre que eles vão viajar e fica preocupada. Não aguentando mais as insinuações de Silvana, Dário lhe dá uma surra. Laura vê e ele conta tudo. Ela diz que já sabia. Perpétua consegue a chave da residência de Tieta. Timóteo expulsa Elisa de sua casa.

Capítulo 114
Elisa tenta explicar a Timóteo o que aconteceu, mas ele não acredita na mulher, que vai para a casa de Perpétua. Tieta a procura, mas Elisa diz que não precisa mais dela. Dário confessa a Laura que sempre a amou e por isso não se apaixonou por Silvana. Laura diz que vai conversar com Silvana. Tieta revela para Leonora que está com remorso por não ter ajudado Elisa. O coronel pensa em trazer Imaculada de volta para sua casa, enquanto ela sai para passear. Leonora visita Elisa.

Capítulo 115
Leonora tenta convencer Elisa a sair da casa de Perpétua, mas não consegue. Então, aconselha Timóteo a levá-la de volta para casa. Ele faz isto, mas se muda para a pensão. A mulher de branco ataca Modesto. Tieta e Leonora vão a Esplanada. Ascânio vai almoçar com Mirko, mas só encontra Rosalvo e Bebê. Helena chega e se junta a eles. Ascânio vai embora, prometendo contar a todos no Agreste sobre a fábrica. Helena se oferece para ajudar Rosalvo e Bebê. O coronel fala para Filó que vai trazer Imaculada de volta.

Capítulo 116
Em troca de sua ajuda, Helena exige negociar com Mirko pessoalmente algo que deseja. Silvana pede desculpas a Laura. Amintas comenta com Dário que Rosalvo mandou reformar a praça e a igreja. O coronel e seus capangas levam Imaculada de volta para a fazenda à força. Helena tenta impedir Ascânio de ir embora, mas não consegue. O coronel manda prender Imaculada no quarto do castigo até a sua aula. Bentinho conta sobre Imaculada aos amigos e Ricardo sai a cavalo para salvar a moça. Amorzinho vai à loja de Timóteo, com o objetivo de vê-lo. Filó e as rolinhas procuram um jeito de ajudar Imaculada.

Capítulo 117
Carmosina conta a Elisa que Leonora tentou promover sua reconciliação com Timóteo. Peto, Sabino, Bentinho e Edmundo amarram Cosme. Ricardo enfrenta o coronel com uma espada e foge com Imaculada a cavalo. O coronel sai atrás de Imaculada. Ricardo leva Imaculada para a casa de Tieta. Ascânio liga para Leonora e avisa que está voltando. Tieta chega em casa e encontra Ricardo e Imaculada em seu quarto.

Capítulo 118
Tieta leva Ricardo até a sala para pedir explicações. Imaculada vai atrás e os vê se beijando. Silvana pede desculpas a Dário. Timóteo vai entregar o embrulho de Amorzinho, que está tendo outro ataque e o agarra. Amintas chega, desliga o rádio e ela volta ao normal. Silvana diz aos pais que vai voltar para Salvador. O coronel vai até a residência de Tieta e ela fala que não sabe de nada. Depois ela pede a Milu que procure o coronel. Imaculada pergunta a Tieta se ela gosta do sobrinho. Elisa e Leonora ficam amigas. Na estrada para Santana, a marinete, que leva Ascânio, é perseguida por um helicóptero. Milu vai até a residência do coronel e o obriga a ouví-la.

Capítulo 119
Rosalvo desce do helicóptero e avisa a Ascânio que Mirko quer vê-lo. Milu diz ao coronel que sua mulher se suicidou e avisa que, se ele não parar de perseguir Imaculada, vai contar a todos por que ela fez isso. Milu conta a Tieta que o coronel desistiu de Imaculada, mas que Ricardo terá que lhe pedir desculpas. Ricardo devolve a espada e pede desculpas ao coronel. Carol encontra o filho e lhe diz que vai levá-lo com ela. Elisa procura Timóteo para conversar. Ascânio encontra Mirko e descobre que se trata de Arturzinho.

Capítulo 120
Ascânio pede a Arturzinho para lhe contar como virou Mirko. Bebê volta para Santana e conta a Leonora onde está Ascânio. Arturzinho explica que mudou de nome para ser respeitado como executivo. Timóteo não perdoa Elisa, explicando que sabe dos seus encontros com Rosalvo porque recebeu cartas anônimas. Mirko diz a Ascânio que não conseguiu esquecer o Agreste, que quer levar o progresso para lá, e promete tomar cuidado para não poluir o lugar. Marcolino e Modesto falam para o coronel reassumir o cargo de prefeito. Ascânio aceita a fábrica e Mirko lhe pede que não diga a ninguém quem ele é.

Capítulo 121
Arturzinho explica a Ascânio que voltar seria reabrir feridas. Tieta recebe de Ninete um relatório sobre a Brastânio. Helena diz a Mirko que, se ele seguiu seus conselhos, Ascânio saiu convencido a deixar a fábrica ser instalada no Agreste. Ascânio volta e convoca Modesto, Marcolino e o coronel para uma reunião. Perpétua se desespera quando nota que a cidade inteira gosta de Tieta. Ascânio conta a todos sobre o produto tóxico da fábrica. Perpétua resolve expulsar Tieta do Agreste.

Capítulo 122
Perpétua diz a Amorzinho e Cinira que vai provar que a irmã não presta. Ascânio propõe um plebiscito para a cidade votar se quer ou não a fábrica. Bebê fala para Timóteo que vai contar o que aconteceu entre Rosalvo e Elisa. Silvana vai embora. Dário fica furioso ao saber o que é a Brastânio. O coronel reassume a prefeitura para cancelar o plebiscito. Amintas comenta com Osnar que Amorzinho andou lhe perguntando sobre Tieta. Dário fica radiante ao ver uma placa que os meninos acharam no mar. Osnar aconselha Tieta a ter cuidado com Perpétua. Aída e Letícia voltam e Modesto desmaia ao ver Carol com o filho.

Capítulo 123
Tieta tranquiliza Osnar, dizendo que sabe se cuidar. Ascânio avisa ao coronel que vai incitar o povo a exigir o plebiscito. Dário conta aos meninos que precisa achar um papel que está no navio que tinha a placa e os deixa ajudá-lo na busca, se eles guardarem segredo. Ascânio pede a Rosalvo para comunicar a Mirko que o coronel reassumiu. Bebê chama Timóteo para conversar em seu quarto. Na cama, Ricardo fala de Imaculada e Tieta fica com ciúme. Perpétua sai com a chave da casa de Tieta.

Capítulo 124
Aída afirma a Modesto que só conversou com Carol sobre amenidades. Bebê se insinua para Timóteo e ele a leva para a cama. Mirko não gosta de saber que Ascânio não é mais o prefeito. Perpétua entra na casa de Tieta, mas encontra a porta do quarto trancada. Ela recua e se esconde na sala. Ascânio revela a Leonora que não resolveu nada sobre o divórcio, mas diz que voltará ao Rio. Perpétua vê Tieta sair do quarto e não trancar a porta na volta. Ela entra no quarto e descobre Ricardo na cama de Tieta.

Capítulo 125
Perpétua continua olhando para o filho, até que Tieta pede que ela reaja. Perpétua começa a gritar que está cega. Bento constata que não houve nada e Tieta dá um calmante à irmã. Cosme descobre o que ela viu e promete contar a todos se Perpétua não recuperar a visão. Cinira vê Timóteo saindo do quarto de Bebê. Leôncio vai até a fazenda procurar Filó. Perpétua acorda sem enxergar. Cinira comenta com Amorzinho o que viu. Perpétua não aceita ir a Aracaju para fazer exames. Helena diz a Mirko que Tieta é uma pessoa muito influente em Santana.

Capítulo 126
Ascânio volta a ser apenas secretário da prefeitura. O coronel manda avisar a Mirko que só trata dos assuntos da fábrica pessoalmente. Perpétua pede a Tieta o cajado do pai para lhe servir de bengala. Amorzinho e Cinira contam a Perpétua que Timóteo passou a noite com Bebê. Um banco é inaugurado em Santana. Rosalvo revela a Mirko que Tieta usa um nome falso e ele lhe ordena que investigue tudo sobre ela. Leôncio diz a Filó que Imaculada está trabalhando na pensão. Tieta pensa em contar a verdade a Perpétua.

Capítulo 127
Ricardo não entende Tieta, que confessa não saber o que fazer. Ricardo pede que ela traga um especialista para examinar a mãe. Perpétua diz a Elisa que Timóteo arranjou outra mulher. Todos concordam com Ascânio que tem que haver um plebiscito para o povo decidir sobre a fábrica. Elisa briga com Bebê e acusa Timóteo. Ele não nega as acusações e ela decide que vai fazer o mesmo que o marido. Osnar suspeita que Perpétua só acha que está cega e que vai se vingar de Tieta. Elisa convida Rosalvo para jantar.

Capítulo 128
Perpétua fala a Ricardo do horror que é estar cega e ele se sente culpado. Chalita aproveita a cegueira de Perpétua para segurar a mão de Amorzinho, mas ela sente alergia. Bebê diz a Timóteo que Elisa e Rosalvo estão jantando juntos. Elisa não deixa Rosalvo nem lhe beijar. Timóteo vai até lá e não encontra Rosalvo com ela, mas sai arrasado e vai se consolar na Casa da Luz Vermelha. Mirko manda Helena acompanhar as investigações em São Paulo. Tieta manda investigar Mirko. Ascânio conta a Leonora que Mirko é Arturzinho.

Capítulo 129
Ascânio pede a Leonora para guardar segredo sobre a identidade de Mirko. Juracy deixa uma carta para Elisa contando onde Timóteo passou a noite. Ricardo evita Tieta e ela fica ressentida. Elisa exige que Timóteo lhe dê metade do faturamento da loja. Gladstone manda seu caminhão a Santana, mas fica em Salvador. Rosalvo explica ao coronel que Mirko só fala da fábrica com Ascânio. Aída manda uma máquina de costura para Carol. Perpétua para de fingir que está cega e procura Tieta para acertar as contas.

Capítulo 130
Tieta não está em casa e Perpétua fica à sua espera. Marcolino pensa num jeito de falar com Mirko. Perpétua exige que Tieta se case com Ricardo em regime de comunhão de bens. Tieta dá dinheiro a Perpétua, mas ela diz que quer que a irmã adote Ricardo e Peto para eles serem seus herdeiros. Tieta se nega e ela sai para contar a todos quem era o seu amante. O padre, Amorzinho e Cinira não acreditam em Perpétua. Imaculada consola Ricardo e Osnar consola Tieta. Perpétua chama Ricardo para conversar.

Capítulo 131
Nem Milu nem Amintas acreditam que Ricardo é amante de Tieta. Ascânio fica sabendo a verdade e se oferece para ajudar Tieta. Osnar pergunta a Tieta qual era o seu propósito ao vir para o Agreste. Perpétua pede a Ricardo que confesse a todos que era amante da tia. Ele se recusa e diz que aceita voltar para o seminário, se a mãe não contar o que viu a mais ninguém. Osnar conta a Tieta que já sabia que ela queria se vingar. O coronel manda Rosalvo e Bebê avisarem a Mirko que, se ele não o procurar, não poderá montar a fábrica na cidade. Tieta mostra a Perpétua a cópia de seu testamento e seu seguro de vida, em que deixa tudo para Peto e Ricardo.

Capítulo 132
Rosalvo diz ao coronel que, se ele insistir em negociar com Mirko, a fábrica vai ser instalada em outro lugar. Perpétua diz a Ricardo que quer que ele volte para o seminário e lhe pede que se arrume para partir. Marcolino aconselha o coronel a deixar Ascânio cuidar das negociações, inventar um falso dono de Mangue Seco, comprar as terras e depois revendê-las para Mirko. O coronel avisa a Ascânio que vai deixá-lo negociar a instalação da fábrica. Ascânio dá a notícia a Rosalvo. Ricardo vai embora e Osnar consola Tieta.

Capítulo 133
Tieta diz a Leonora que vai se vingar de tudo o que Perpétua lhe fez. Padre Mariano pede explicações a Perpétua sobre as acusações que fez a Tieta e sobre a volta de Ricardo para o seminário, mas ela não conta nada. Dário se oferece para ajudar Ascânio a organizar o plebiscito. Mirko manda Rosalvo organizar a festa de Santana do Agreste e distribuir comida na cidade para que todos votem a favor da instalação da fábrica. Tieta desconfia da fábrica e pergunta a Leonora se sabe de algo que ela desconhece.

Capítulo 134
Leonora finge que não sabe de nada, mas Tieta não acredita nela. Amintas aconselha Leôncio a pedir ao coronel a mão de Filó em casamento. Dário comenta com Laura que vai pedir a Tieta para ajudá-lo na campanha contra a instalação da fábrica. Osnar pede a Dário e Laura para passar uns dias na casa deles com Tieta. Marcolino combina com seus amigos que Bafo de Bode vai ser o dono das terras de Mangue Seco. O padre aceita a ajuda de Rosalvo e Bebê para organizar a festa de Santana do Agreste.

Capítulo 135
Tieta chega à casa de Laura e Dário. Osnar já está lá esperando. Modesto vai à casa de Carol, com a desculpa de devolver umas revistas que Aída pegou com ela. Ele manda Carol lhe explicar o que está acontecendo e ela diz que se libertou dele. Modesto vai embora sem entregar as revistas. Edmundo ouve os pais comentando o caso de Modesto com Carol. Esta vai conhecer Tieta, que percebe que há alguma coisa entre ela e Osnar. Ele confirma isto. Imaculada conta a Filó que está escrevendo suas histórias. Arturzinho se lembra de Tonha. Osnar e Tieta brincam no mar e Carol observa. Leôncio pede Filó em casamento e Trapizomba vê os dois conversando. Edmundo diz a Letícia que Modesto conhece Carol. Tieta vai conversar com Carol.

Capítulo 136
Tieta conversa com Carol e esta conta que está mudando de vida. Osnar vai à casa de Carol e discute com Tieta. Filó mente para o coronel e diz que Leôncio só a convidou para ir com ele à festa. Modesto não consegue convencer a filha de que não é amante de Carol. Leonora lê uma carta que Ninete mandou para Tieta e avisa que Tonha vai voltar. O coronel descobre que Leôncio pediu a mão de Filó em casamento. Letícia procura Carol. Tieta tenta impedir Osnar de ir embora, briga com ele e os dois acabam se beijando.

Capítulo 137
Depois do beijo, Tieta pede para Osnar ir embora. Letícia revela à mãe o que descobriu. Leonora discute com Ascânio porque ele só fala na fábrica. Aída conversa com Modesto, confessa que já sabia de tudo e pede que ele conte a verdade para Letícia. Imaculada pede a Letícia que perdoe o pai. Rosalvo beija Elisa e ela o expulsa. Tieta pergunta a Dário se ele está procurando algo no mar. Aída manda Letícia ouvir o que o pai tem a dizer.

Capítulo 138
Letícia não aceita falar com o pai. Dário não conta a Tieta o que procura. Filó diz ao coronel que pensa em se casar com Leôncio, mas ele lhe ordena que esqueça a ideia. Timóteo ouve Rosalvo falando de Elisa com Bebê. Aída explica a Letícia que sente gratidão por Carol e volta a lhe pedir que escute Modesto. Osnar, Chalita, Amintas e Cinira presenciam um ataque de Amorzinho. Amintas desliga o rádio e ela volta ao normal. Depois, os amigos aconselham Chalita a desfazer o noivado. Filó acorda passando mal. Letícia procura o pai. Ascânio convida Leonora para morar com ele.

Capítulo 139
Ascânio avisa a Leonora que a está esperando em casa. Letícia diz ao pai que não quer mais vê-lo. Filó passa o dia aérea. Marcolino é escolhido para hospedar Bafo de Bode e convencê-lo de que é o dono de Mangue Seco. Aída diz a Carol que continua sua amiga. Mirko pensa em sobrevoar Santana do Agreste de ultraleve no dia da festa. Marcolino não consegue contar a Juracy que vai hospedar Bafo de Bode. Tieta volta para casa. Leonora se muda para a casa de Ascânio. Carol vai com Júnior conversar com Modesto.

Capítulo 140
Carol aconselha Modesto a sair de casa e diz que não quer vê-lo mais. Amorzinho e Chalita terminam o noivado. Osnar vai falar com Tieta e ela lhe dá um tapa. Timóteo quer pagar o que deve a Tieta e ela lhe pede que, ao invés disso, fique com Elisa até Tonha se acomodar. Juracy encontra Bafo de Bode amarrado em sua sala e entra em pânico. Marcolino explica que Bafo de Bode é milionário e ela concorda que ele fique. Tieta avisa a Leonora que, se Ascânio a deixar, ela não vai apoiá-la. Jairo pede Cinira em casamento e ela desmaia. Modesto avisa a Aída que vai sair de casa.

Capítulo 141
Aída não impede Modesto de ir embora. Cinira volta a si e Jairo retira o pedido. Tieta instrui Elisa a tratar Timóteo com indiferença. Elisa diz a Timóteo que, apesar de voltarem a morar juntos, quer ter liberdade para receber seus amigos. Timóteo volta para casa. Marcolino explica a Bafo de Bode que seu nome é Possidônio e que ele é dono de Mangue Seco. Bafo de Bode se recusa a acreditar. Milu pergunta a Aída onde Modesto vai ficar. Modesto chega à casa de Carol com suas malas. Osnar procura Tieta para conversar.

Capítulo 142
Osnar diz a Tieta que não quer mais brigar e lhe pede que pense no motivo de se provocarem. Modesto se despede de Carol, que não aceita o dinheiro que ele quer dar para Júnior. Cinira pede a Jairo que repita seu pedido e o aceita. Perpétua não gosta de saber que Cinira vai se casar e manda Amorzinho reatar com Chalita. Ela se recusa. Modesto vai para a casa de Marcolino. Tieta conta a Carmosina do seu interesse por Osnar. Chega a data da festa de Santana e Tonha volta à cidade.

Capítulo 143
Perpétua fala mal de Tonha, mas Carmosina defende a amiga. Timóteo esquece que está brigado com Elisa e quase lhe faz um carinho. Milu aconselha Imaculada a arranjar um namorado e ela conta que ama alguém. Perpétua insulta Amorzinho. O pastor Hilário chega à cidade e Amorzinho pede que ele a salve. Amintas a leva desmaiada para casa. Quando volta a si, ela expulsa Amintas e se converte. Perpétua vai até lá e o pastor a hipnotiza. Tonha vê um ultraleve cair nas dunas e reconhece Arturzinho como o piloto.

Capítulo 144
O pastor tenta converter Perpétua, mas ela sai do transe e parte para cima ele. Hilário faz os móveis se mexerem, o guarda-chuva dela pegar fogo e depois faz Perpétua ser jogada pela janela. Tonha leva Arturzinho para a casa do pai. Filó avisa ao coronel, que desmaia. O pastor faz um discurso na praça, Bafo de Bode atrapalha e os homens de Hilário o prendem. Depois, a notícia da volta de Arturzinho dissipa a multidão. O padre não consegue organizar a procissão. Arturzinho volta a si e quer ir embora antes de encontrar o pai, mas o coronel chega e vê o filho.

Capítulo 145
Arturzinho se recusa a dar explicações ao pai, que manda prendê-lo num quarto. Ascânio revela a Bebê e Rosalvo que Mirko e Arturzinho são a mesma pessoa e eles pensam num jeito de tirá-lo da fazenda. Bafo de Bode reaparece, transformado em pastor. Tieta conta a Tonha tudo o que aconteceu com ela, Ricardo e Osnar. Perpétua insulta Tonha. Amintas tranca Amorzinho em casa para conversar com ela. Arturzinho tenta sair da fazenda, mas passa mal e desmaia.

Capítulo 146
Mirko volta a si e pede a Ascânio que mande chamar seu médico. Amintas não convence Amorzinho a largar a seita de Hilário. Bafo de Bode sai para destruir o pastor. Tieta descobre que Arturzinho não queria encontrar o pai. O médico de Arturzinho e sua secretária chegam para vê-lo. Ascânio explica ao coronel que sabia o telefone do médico porque achou a agenda de Arturzinho. O médico manda Arturzinho descansar. Bafo de Bode e Hilário se enfrentam. O coronel pergunta ao filho em que ele trabalha.

Capítulo 147
Arturzinho convence o pai a deixar a conversa para depois porque sofre do coração. Hilário vence Bafo de Bode, que pede a todos que só acreditem no amor de Deus. Cora conta a Tieta o que viu na praça. Tieta dá dinheiro ao pastor para ele deixar a cidade. Depois, avisa a Ascânio que ele vai ter que lhe contar tudo sobre a volta de Arturzinho. Ascânio manda um bilhete para ele. Todos vão à queima de fogos. Carmosina vai à pensão, encontra Gladstone e eles passam a noite juntos.

Capítulo 148
Gladstone trata Carmosina com muito carinho. Chalita pede que Amintas tente convencer Amorzinho a sair da Assembleia. Ele vai até a sua casa, mas ela não aceita seus conselhos. Gladstone conta a Carmosina que roubaram a Arca dos Sonhos. Arturzinho dá um bilhete a Filó para ela entregar a Ascânio. Timóteo pede a Elisa que lhe empreste a casa por duas horas. Letícia começa a sentir pena do pai. Osnar acha Carmosina diferente. Chalita pede para Tieta ajudar Amorzinho. Tieta vai à casa dela.

Capítulo 149
O coronel surpreende Filó saindo de casa e a ameça. Filó lhe entrega o bilhete que Arturzinho havia escrito para Ascânio. Tieta faz Amorzinho perceber que não precisa de ninguém para ser feliz. Carmosina confessa à mãe que dormiu com Gladstone. Timóteo revela a Bebê que não reatou com Elisa e a convida para jantar. Depois, ela conta tudo a Rosalvo. Amorzinho avisa a Perpétua que não vai mais fazer o que ela manda. Tonha visita Arturzinho e ele lhe pede ajuda. Gladstone comunica a Tieta que ficou com Carmosina como ela mandou.

Capítulo 150
Arturzinho pede a Tonha que dê um recado para Ascânio. Tieta insiste em pagar Gladstone pelo favor que lhe fez com Carmosina. Esta, mais tarde, relata à amiga sua primeira noite de amor. Arturzinho diz a Tonha que não a esqueceu. Leonora aconselha Elisa a convidar novamente Rosalvo para jantar com ela. Tonha dá a Ascânio o recado de Mirko: que, depois da festa que promoveu, já sabe qual será o resultado do plebiscito. Bafo de Bode se recusa a assinar a promessa de venda das terras. Tieta pede a Leonora que lhe conte o que Mirko tem a ver com Arturzinho.

Capítulo 151
Leonora admite que sabe uma coisa, mas que só quem pode lhe contar é Ascânio. Tieta manda chamá-lo. Amintas revela a Osnar que passou uma noite com Silvana. Timóteo vai a Mangue Seco entregar uma encomenda para Carol e Bebê o espera na casa dele. Bafo de Bode acaba assinando a promessa de venda das terras de Mangue Seco. Ascânio manda Tieta perguntar o que quer saber a Arturzinho. Tieta briga com o coronel para conseguir ver Arturzinho. Timóteo janta na casa de Carol e Osnar o encontra saindo de lá. Tieta pergunta a Arturzinho se ele é Mirko.

Capítulo 152
Timóteo explica o motivo de sua visita a Carol e Osnar diz que depois lhe contará o que foi fazer lá. Timóteo tenta se desculpar com Bebê, mas ela lhe bate. Arturzinho confessa a Tieta que é Mirko e exige que Tieta lhe diga por que também mudou seu sobrenome, mas ela não conta. Elisa pede a Timóteo que deixe a casa livre à noite para ela e Rosalvo. Aída leva Carol à casa de Amorzinho. Tieta diz a Leonora que Arturzinho sabe que ela está usando sobrenome falso.

Capítulo 153
Rosalvo e Bebê revelam a Ascânio que Tieta usa um sobrenome falso. Aída chama Amorzinho para ser sua sócia e de Carol numa confecção. Arturzinho mente para o pai dizendo que voltou por ele e o coronel fica feliz. Aída manda Modesto encomendar muitos tecidos. Elisa convida Rosalvo para jantar. Arturzinho chama Tonha, diz que sentiu saudades e a beija. Depois, ele ouve o pai conversar com Modesto e Marcolino sobre Bafo de Bode e lhe pede explicações. Ascânio pergunta a Leonora por que ela mentiu sobre o seu sobrenome.

Capítulo 154
Leonora prova a Ascânio que seu sobrenome é verdadeiro, mostrando-lhe documentos, e explica que o de Tieta é diferente porque ela não se casou oficialmente com seu pai. O coronel conta a Arturzinho o que fez para transformar Bafo de Bode em Possidônio. Tieta e Carol convidam Osnar para jantar na mesma noite e ele não sabe o que fazer. Leonora recebe uma carta de Francisco com o carimbo de Esplanada. Tieta descobre que Tonha e seu irmão, que está desaparecido, são os verdadeiros donos de Mangue Seco.

Capítulo 155
Francisco manda Leonora encontrá-lo em Esplanada. Tieta leva Tonha para ela comunicar a Ascânio que é a dona de Mangue Seco e prova o que descobriu. Bafo de Bode afirma que é o dono das terras e o coronel explica que inventou isso para que ele parasse de beber. Cinira conta a Perpétua que Tonha é herdeira de muitas terras. Osnar se cansa de esperar Tieta para jantar e vai embora. Carmosina conta a Gladstone sobre a carta que Leonora recebeu. Tonha flagra Elisa e Rosalvo juntos.

Capítulo 156
Timóteo diz a Tonha que foi ele quem convidou Rosalvo para jantar. Juracy promete a Perpétua tomar providências quanto à sociedade de Aída. Mirko aconselha o pai a desapropriar as terras de Mangue Seco e a negociar com a Brastânio. Osnar vai jantar com Carol e dorme com ela. Quando ele lhe conta sobre o jantar com Tieta, Carol o manda embora. Timóteo fica passeando pela sala, enquanto Elisa conversa com Rosalvo. Este se zanga e vai embora. Tieta se cansa de esperar Osnar e joga no chão o jantar que arrumou.

Capítulo 157
Tieta fica com raiva de Osnar. Sonâmbulo, Timóteo vai para o lado do quarto em que Elisa está e dorme abraçado com ela. Ao acordar, ele não entende o que aconteceu. Gladstone recebe da seguradora um novo caminhão, sai à procura de Francisco, mas não o acha. Mirko manda Bebê e Rosalvo providenciarem dinheiro para dar ao coronel e a seus amigos pelas terras de Mangue Seco. Leonora vai para Esplanada e encontra Helena, que lhe mostra uma notícia de jornal acusando-a de traficante.

Capítulo 158
Leonora pede a Helena que não mostre o jornal a Ascânio. Helena afirma que sabe muito mais sobre ela e que só ficará quieta se Leonora deixar Ascânio. Juracy aconselha Aída a desistir da sociedade e mandar Carol embora da cidade. Tieta e Osnar discutem, mas acabam dormindo juntos. Tonha revela a Elisa que elas são donas de Mangue Seco. Carol fica feliz ao ver o tecido que Gladstone lhe trouxe. Cosme avisa a Perpétua que Ricardo fugiu do seminário.

Capítulo 159
Leonora diz a Carmosina que não encontrou ninguém no hotel. Ela não acredita e comenta com Gladstone. Perpétua vai ao quarto de Tieta, mas só encontra Osnar na cama. Ela sai do quarto sem graça e conta à irmã o que aconteceu. Leonora não conta o que lhe aconteceu a Gladstone. Depois ela fala com Elisa, que garante que Helena faria qualquer coisa para separá-la de Ascânio. Mirko pede a Rosalvo que mande fazer uma pesquisa sobre desapropriações. Osnar pergunta a Tieta como eles ficam, se Ricardo voltar.

Capítulo 160
Para Ascânio, Leonora alega que foi a Esplanada só para passear. Tieta diz a Osnar que não sabe o que fazer se Ricardo voltar e ele a deixa sozinha para pensar. Imaculada conta a Letícia que tem um amor impossível. Cinira ouve o padre e Cosme dizendo que Ricardo pode ter morrido e fica com medo da reação de Perpétua. Imaculada ouve Cinira comentar isto com Milu e desmaia. Milu percebe que Imaculada ama Ricardo. Silvana volta e Laura pensa em convidá-la para ir à sua casa. Leonora diz a Ascânio que vai deixá-lo.

Capítulo 161
Leonora mente para Ascânio, dizendo que vai deixá-lo porque se cansou dele. Jairo e Cinira marcam seu casamento. Osnar tenta saber o que há com Ascânio, mas ele não quer comentar o assunto. Leonora diz a Carmosina o que disse a Ascânio. Aída e Amorzinho levam os bordados para Carol. Bafo de Bode volta a beber. Imaculada ofende Perpétua, que não admite ela ter ido à sua casa para saber de Ricardo. Silvana visita Laura. Helena chega e vai ver Ascânio. Leonora volta para a casa de Tieta, que a consola.

Capítulo 162
Ascânio expulsa Helena de sua sala. Tieta se oferece para contar toda a verdade a Ascânio, inclusive sobre ela mesma. Leonora não aceita. Silvana confessa a Laura que voltou por causa de Dário. Helena nega a Carmosina que tenha algo a ver com a separação de Ascânio e Leonora. Milu diz à filha que ela sabe pouco sobre Gladstone e pode vir a sofrer. Bebê compra todos os vestidos da confecção de Aída para mandar para o irmão vender. Ascânio procura Leonora, que não quer recebê-lo com medo de não resistir.

Capítulo 163
Tieta diz a Ascânio que Leonora não quer vê-lo e lhe pede que espere uns dias para tornar a procurá-la. Laura conta a Dário o motivo da volta de Silvana. Helena diz a Ascânio que não lhe dará o divórcio. Ele decide viajar. Laura autoriza Dário a traí-la com Silvana. Milu pede a Tieta que descubra se Gladstone pretende se casar com sua filha. Cora ouve Tieta dizer a Gladstone para não magoar Carmosina e que lhe pagou só para dormir com ela. Perpétua ouve Cora comentar isto com Araci e conta tudo a Carmosina.

Capítulo 164
Carmosina custa a acreditar em Perpétua. Mirko manda Helena para a casa da praia, dizendo que ela se meteu onde não devia. Imaculada dá o seu caderno de histórias para Gladstone ler. Araci confirma para Carmosina a história que Perpétua lhe contou. Vendo a família de Marcolino, Modesto se sente só. Carmosina passa a noite na casa de Laura. Ascânio diz ao coronel que acha uma patifaria a desapropriação de Mangue Seco. Com ar amargo, Carmosina agradece a Tieta por ter pago Gladstone para dormir com ela.

Capítulo 165
Tieta não consegue convencer a amiga de que só queria lhe fazer bem. Ascânio avisa ao coronel que se oporá à desapropriação. Gladstone vai pedir desculpas a Carmosina, mas ela lhe diz para sumir de sua vida. Osnar conversa com Gladstone e, depois, convence Carmosina a ouvir as explicações dele. Arturzinho se irrita com a oposição de Ascânio e pede ao pai que o demita. Carmosina e Gladstone se encontram na casa de Elisa.

Capítulo 166
Ascânio tenta falar com Arturzinho, mas este pede ao pai que não o deixe entrar. O coronel diz a Ascânio que o filho viajou. Gladstone tenta explicar a Carmosina que gostou dos momentos que passou com ela. Carmosina não acredita e lhe pede para ir embora da cidade. Arturzinho convence o pai a deixá-lo sozinho na fazenda para se encontrar com Tonha. Cora conta a Tieta que comentou com Araci sobre Gladstone e Carmosina e que Perpétua ouviu. Para se vingar de Perpétua, Tieta vai à sua casa e pega a caixa branca.

Capítulo 167
Gladstone vai embora. Dário convida Silvana para jantar em sua casa. Manon organiza a festa da chegada de Zuleika. Ascânio é demitido pelo coronel. Leonora e Ascânio se encontram.

Capítulo 168
O coronel desapropria Mangue Seco. Bebê avisa a Aída que o irmão quer toda a sua produção. Leonora diz a Ascânio que Arturzinho não viajou. Zuleika chega trazendo Ricardo.

Capítulo 169
Arturzinho passa a noite com Tonha. Cinira descobre que Ricardo estava no bordel e conta para Perpétua. Perpétua pergunta a Marcolino como pode administrar os bens do filho.

Capítulo 170
Aída avisa a Carol que elas passarão a trabalhar no curtume. Perpétua revela a Tieta que Ricardo voltou. Ascânio pergunta a Arturzinho por que mandou o pai desapropriar Mangue Seco.

Capítulo 171
Arturzinho mostra a Ascânio a matéria que acusa Leonora de traficante. Perpétua diz a Ricardo que venderá a casa e pede uma procuração. Tieta acorda com Ricardo a observando.

Capítulo 172
Ricardo e Tieta conversam sobre como mudaram. Amorzinho diz a Cinira que Carol fará um novo vestido de noiva. Perpétua pergunta a Marcolino se tem direito à herança de Tonha.

Capítulo 173
Cinira joga o buquê, que cai nas mãos de Imaculada. Carmosina confessa à mãe que teve desejo de comer todas as flores do casamento. Ascânio pega com Leôncio o papel da desapropriação. Timóteo é atacado pela Mulher de Branco. Amorzinho, Carmosina e Perpétua chegam tarde em casa. Leôncio avisa a Filó que, quando voltar de viagem, vai se casar com ela. Carmosina tem desejo de comer macarrão. Milu diz à filha que ela está grávida. Carmosina desmaia. Ascânio procura Leonora. Mirko vai à casa de Perpétua.

Capítulo 174
Mirko convence Perpétua a aceitar dez mil dólares para desistir de Mangue Seco. Ascânio diz a Leonora que não acredita que ela seja traficante e lhe pede para voltar para ele. Leonora, porém, afirma que já não o ama. Carmosina dá a notícia de sua gravidez a Tieta. Perpétua assina um papel, renunciando à herança, e recebe os dólares. Arturzinho pede Tonha em casamento e confessa que é Mirko Stefano. Ela pede um tempo para pensar. Depois, conta a Tieta que Arturzinho lhe pediu em casamento e que já sabe quem ele é.

Capítulo 175
Tieta aconselha Tonha a pensar bem no assunto. Arturzinho diz ao pai que não pretende se casar com Tonha. Milu conta a Tieta que Arturzinho é culpado pela morte de Mirandinha. Ascânio avisa a Tieta que Arturzinho e o pai querem desapropriar Mangue Seco, mas que deu um jeito de atrasar isto. Arturzinho diz a Tonha que Mangue Seco não é nada comparado ao que ele vai lhe oferecer. Ricardo assina a procuração para a mãe. Tonha vai passar uns dias na casa de Elisa e nota que alguma coisa está errada. Tieta chama Osnar para conversar.

Capítulo 176
Milu conta a Tieta que Arturzinho é culpado pela morte da mãe. Ricardo assina a procuração para Perpétua. Tonha vai passar uns dias na casa de Elisa e nota que alguma coisa está errada.

Capítulo 177
Elisa e Timóteo não conseguem impedir Tonha de ficar com eles. Silvana espera Dário em sua casa. Bafo de Bode ofende Tonha e Arturzinho bate nele com um chicote.

Capítulo 178
Tonha fica decepcionada com Arturzinho. Tieta acusa Osnar de estar usando Carol. Imaculada diz a Ricardo que o ama. A Mulher de Branco tenta atacar Arturzinho.

Capítulo 179
Mirko lembra da Mulher de Branco. Tonha promete ajudar Bafo de Bode se ele parar de beber. Dário acha um baú. Perpétua entra no quarto de Tieta e a sufoca com um travesseiro.

Capítulo 180
Perpétua percebe que está sufocando Araci. Tieta decide mudar o testamento. Chegam informações sobre Tieta para Mirko. Perpétua conta a Tonha sobre Elisa e Timóteo.

Capítulo 181
Ascânio e Mirko brigam. Dário e Laura revelam a Silvana o que está no baú. Modesto manda Perpétua pedir desculpas a Letícia ou contará a todos sobre a caixa branca.

Capítulo 182
Dário abre o baú e vê que o diário virou pó. Dário encontra o vestido da Mulher de Branco dentro de uma canoa. Mirko é avisado de que Helena fugiu. Modesto vê Júnior cair num poço.

Capítulo 183
Ascânio expulsa Helena de sua casa. Laura e Dário decidem se mudar e levam Silvana. Moraes Moreira e Pepeu Gomes chegam a Santana para fazer um clipe. Mirko chama Leonora de Sheila.

Capítulo 184
Modesto decide registrar Júnior. Ricardo diz a Peto que gosta de Imaculada, mas tem medo. Jairo e Cinira voltam, trazendo Leôncio e Chalita, que se casou com Doroti.

Capítulo 185
Leonora diz a Ascânio que é uma mulher da vida. Arturzinho chama Tieta de Madame Antoinette de Higienópolis. Ascânio diz ao coronel que Arturzinho é Mirko.

Capítulo 186
Ascânio diz ao coronel para tomar cuidado com o filho. Tieta aconselha Ricardo a tratar bem Imaculada. Tieta resolve revelar a Tonha a verdade sobre sua vida.

Capítulo 187
O coronel expulsa Arturzinho. Gladstone diz a Imaculada que suas histórias serão publicadas. Perpétua oferece sua casa a Arturzinho se ele ajudar a destruir Tieta.

Capítulo 188
Ricardo não gosta de saber que Imaculada vai para São Paulo. Tonha concorda em vender suas terras para a Brastânio, mas Tieta avisa que vai reivindicar sua parte para impedir a amiga.

Capítulo 189
Tieta manda Tonha avisar a Arturzinho que vai brigar com ele. O coronel restitui Ascânio ao emprego na prefeitura. Ascânio manda a Brastânio desocupar a sala. Ricardo confessa a Imaculada que está confuso com o que sente por ela. Imaculada lhe diz para pensar no assunto enquanto ela estiver fora. Os dois se beijam e ela viaja. As mulheres embarcam os vestidos no prazo exigido.

Capítulo 190
Tonha comunica a Mirko a decisão de Tieta. Ele manda Ascânio desapropriar Mangue Seco ou vai contar a todos quem é Leonora. Ascânio não se intimida com a chantagem de Mirko e diz que vai defender a cidade. Aída confessa à filha que se encontrava às escondidas com Modesto porque ainda gosta dele. Letícia perdoa o pai, que está bêbado no bar, e o leva para casa. Ricardo resolve se candidatar a vereador.

Capítulo 191
Juracy pega a chave da casa de Carol, com a desculpa de mandar sua empregada fazer lá uma faxina. Arturzinho viaja. Leonora decide realizar o complexo turístico que Ascânio idealizou. Juracy manda cartas anônimas para Marcolino, sugerindo que ela tem um amante e que os encontros dos dois são na casa de Carol. Osnar diz a Tieta que quer ficar com ela para sempre. Osnar comunica aos amigos que resolveu namorar Tieta. Dez dias depois, Arturzinho volta.

Capítulo 192
Arturzinho ameaça Tieta de mostrar o dossiê sobre sua vida a toda a cidade se ela não desistir de Mangue Seco. Helena procura Mirko, que queima a mão dela com um cigarro. Milu conta ao coronel que Arturzinho é o culpado pela morte de Mirandinha. Imaculada e Gladstone chegam. Milu revela ao coronel que Arturzinho preparou tudo para a mãe flagrá-lo com a sobrinha, o que a levou ao suicídio. Leonora e Carmosina avisam a Tonha que Arturzinho quer destruir Tieta. Ricardo e Imaculada iniciam o namoro. Arturzinho faz Tonha desistir de saber a verdade com Tieta. Filó põe sonífero no chá do coronel, mas ele não bebe. O clipe de Elisa passa na TV e ela decide ir embora do Agreste. Leonora, Ascânio, o coronel e Helena saem armados. Perpétua lê o dossiê sobre Tieta. Arturzinho é morto na prefeitura.

Capítulo 193
A arma que matou Mirko é deixada ao lado do corpo. Perpétua vê o assassino deixando a prefeitura, vai até lá e, ao sair, esquece seu terço. Tonha dá dinheiro a Elisa para ela conhecer São Paulo. Amintas pede Amorzinho em casamento e eles passam a noite juntos. Filó não vai ao encontro com Leôncio porque o coronel passa mal. Tieta procura Mirko na prefeitura. Perpétua leva o padre e Osnar até lá e eles encontram Tieta com a arma. Perpétua diz a Tieta para confessar o crime antes que todos descubram o seu segredo, mas jura não saber de nada. Tieta a acusa de já saber da morte de Mirko e ter armado o flagrante.

Capítulo 194
Elisa comunica a Timóteo que vai para São Paulo. Carol o aconselha a ensinar a Elisa o que ela quer aprender. Gladstone e Ascânio convocam todos para uma reunião para descobrir quem matou Mirko. O coronel diz a Filó que vai se casar com ela para que ela possa tomar conta de tudo quando ele morrer. Bafo de Bode avisa a Perpétua que seu terço está na sala do crime e que, se ela não contar quem é o assassino, vai falar que ela esteve lá. A reunião começa e Perpétua pede para falar sobre Tieta.

Capítulo 195
Filó dá dinheiro a Trapizomba para ele se esconder. Quando Perpétua vai contar quem é o assassino, Filó entra na sala, acusa Trapizomba e dá a Perpétua uma bolsa cheia de dinheiro para ela confirmar a história. Timóteo rasga a roupa de Elisa para não deixar ela embarcar. Depois, ele a leva para casa, tira a sua roupa e a deita na cama. Perpétua é obrigada a contar a Tieta que o assassino é o coronel. Helena encontra o dossiê de Tieta e Perpétua a espanca para impedi-la de desmascarar a irmã no seu lugar. Leonora avisa a Ascânio que vai concretizar o projeto do complexo turístico. Na missa para Arturzinho, Perpétua diz a todos que Tieta é quenga.

Capítulo 196
Perpétua conta sobre o bordel de Tieta, mas, ao tentar provar o que diz, vê que o dossiê pegou fogo. Enlouquecida, ela avança para a irmã, que lhe arranca a peruca. Perpétua sai correndo para casa, tem uma visão do Major e some. Tieta abre a caixa branca e todos se espantam ao ver ali as partes íntimas do Major. Amorzinho decide não se casar com Amintas e vê-lo apenas de vez em quando. Marcolino passa a noite com Juracy na cama redonda de Carol. Osnar e Tieta terminam porque ele não conseguiria morar em São Paulo. Antes que ele saia de sua casa, ela revela que tudo o que Perpétua disse era verdade. Tieta vai embora sem Leonora, prometendo a Carmosina que voltará para ver seu bebê. Osnar e Carol reatam. Filó e o coronel se casam. Dário escreve para Carmosina, falando de uma dupla gravidez. Carmosina tem uma menina, Gladstone pede para ela ser a última mulher de sua vida e eles ficam juntos. Modesto leva uma nova amante para Mangue Seco. Leonora volta a viver com Ascânio. Filó e seus “rolinhos” vão à fazenda dar a mesada das “rolinhas”, que estão casadas e grávidas. Imaculada e Ricardo se casam. Tieta inaugura o complexo turístico. Bafo de Bode abre o seu circo.



Leia também