Sinal de alerta: ameaçada, GloboNews sofre com concorrente que reagiu

10/05/2023 às 13h28

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

A GloboNews segue líder de audiência entre os canais pagos de notícias. No entanto, sua liderança nunca esteve tão ameaçada quanto agora. O crescimento da Jovem Pan News em horários estratégicos, como a faixa matinal, tem incomodado o canal do Grupo Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / GloboNews

Além da JP, outro concorrente tem tirado o sono da GloboNews: a CNN Brasil. O canal de Rubens Menin não vive uma fase das mais auspiciosas, mas tem demonstrado que ainda está no páreo e com fôlego, principalmente aos finais de semana.

Sábado forte

Daniela Filomeno

Divulgação / CNN Brasil

No último sábado (6), por exemplo, a CNN Brasil conseguiu a liderança dentre os canais de notícias em vários momentos. Um dos destaques da programação foi o vespertino CNN 360º – Edição de Sábado, que deixou os canais concorrentes para trás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados obtidos com exclusividade pelo TV História mostram que, enquanto o noticioso comandado por Muriel Porfíro anotou 0,41 ponto no Kantar Ibope Media, a GloboNews registrou 0,25 no mesmo horário. Já a Jovem Pan ficou bem atrás, com modesto 0,18.

Outro programa que se destacou no mesmo dia foi o CNN Viagem & Gastronomia, apresentado por Daniela Filomeno (foto acima). Na atração, a apresentadora falou sobre a cultura e a gastronomia de Cartagena, na Colômbia, e se deu bem, registrando 0,21 ponto, bem à frente da GloboNews, que marcou 0,09 entre 22h e 22h45.

LEIA TAMBÉM:

Ressurgimento

CNN Brasil

Reprodução / CNN Brasil

Os dados do Kantar Ibope Media mostram que a CNN Brasil ainda segue no páreo na guerra dos canais de notícias. Nas últimas semanas, a emissora viu a Jovem Pan News recuperar o fôlego e ultrapassá-la na audiência. Mas, aos poucos, a estação começa a se reerguer.

Essa recuperação acontece nos finais de semana, dias em que GloboNews e Jovem Pan têm grade mais frágeis. A CNN Brasil promoveu uma ampla reforma na grade dos sábados e domingos, investindo em edições especiais dos jornais Live CNN, CNN 360º e CNN Primetime, o que ampliou o espaço para hard news nestes dias. E isso tem feito a diferença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dias difíceis

Pânico - Emilio Surita

Reprodução / YouTube

Com isso, a situação da GloboNews vai ficando mais complicada. Se até pouco tempo atrás, o canal não precisava se preocupar com ameaça nenhuma, agora as coisas estão diferentes. A oferta de notícias na TV aumentou e dividiu o público.

Atualmente, a maior preocupação do canal da Globo é a programação matinal. A concorrência com o Jornal da Manhã e o Pânico, de Emílio Surita (foto acima), da Jovem Pan, tem feito a GloboNews promover alterações nos jornais Em Ponto e Conexão GloboNews.

Agora, é a CNN Brasil que começa a comer pelas beiradas na programação de fim de semana. Como se vê, a atual guerra de audiência dos canais de notícias está longe de uma definição.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.