Confira os principais fatos que aconteceram no dia 22 de maio na história da televisão brasileira:

No dia 22 de maio de 1979, estreava a primeira versão da série Carga Pesada (Globo).

Clássico da televisão brasileira, a atração mostrava as aventuras dos caminhoneiros Pedro e Bino, vividos por Antônio Fagundes e Stênio Garcia. Em discussão, os dilemas de todos os brasileiros que enfrentam a dura rotina das estradas. Antônio e Stenio, de tão envolvidos com o projeto, chegaram a redigir o roteiro de 12 dos 54 episódios. A série, original de 1979, foi revivida em 2003, ficando no ar até 2007.

No dia 22 de maio de 1983, estreava a novela Acorrentada (SBT).

Adaptação de Henrique Lobo para texto de Marissa Garrido, escritora mexicana. Em cena, Laura (Denise Del Vecchio), que passou os últimos dez anos de sua vida num sanatório. Ela regressa ao local após a má-sucedida união com o arrivista Maurício (Jonas Mello). É quando conhece Dr. Carlos (Hélio Souto), o homem que iria modificar sua vida. No elenco: Elias Gleizer, Elizabeth Gasper e Yara Lins.

No dia 22 de maio de 1986, terminava o programa Programa Flávio Cavalcanti (SBT).

Flávio Cavalcanti, apresentador polêmico, fazia semanalmente seu programa no SBT desde 1983. No dia 22 de maio, passou mal durante a atração, pediu os comerciais, e nunca mais voltou ao palco, morrendo no dia 26 de maio de 1986, por conta de uma isquemia miocárdica aguda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 22 de maio de 1992, terminava a série Tereza Batista (Globo).

Minissérie inspirada na obra de Jorge Amado, Tereza Batista Cansada de Guerra, teve em seu elenco nomes como Patrícia França, Humberto Martins, Maria Gladys, Othon Bastos, entre outros.

No dia 22 de maio de 1998, terminava a novela Por Amor (Globo).

Lá se vão 20 anos da estreia deste folhetim de Manoel Carlos, cujo sucesso só fez crescer com o passar do tempo. A Helena da vez – a segunda de Regina Duarte – trocava seu filho vivo pelo filho morto de Eduarda (Gabriela Duarte), sua primogênita. Destaque para a vilã Branca Letícia, brilhante criação de Susana Vieira.

No dia 22 de maio de 1999, terminava o humorístico O Belo e as Feras (Globo).

Semanalmente, Chico Anysio protagonizava uma nova história – quase sempre centrada no cotidiano de uma família – ao lado de uma atriz convidada. Passaram pela sitcom nomes como Cláudia Ohana, Eloísa Mafalda, Eva Todor, Fernanda Montenegro, Nívea Maria, Regina Duarte e Vera Fischer (foto). Foi o retorno de Chico à televisão, após uma ausência de três anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 22 de maio de 2015, terminava o programa Muito Show (RedeTV!).

Programa de variedades e entrevistas, foi apresentado por Zé Luiz, Micheli Machado, Patrick Maia, Renata Del Bianco, Thiago Rocha.

No dia 22 de maio de 2016, estreava o programa João Kléber Show (RedeTV!).

Programa exibido nas noites de domingo, apostava no humor e fazia paródias de reality shows e gincanas entre modelos, além de exibir vídeos engraçados enviados por telespectadores e as famosas pegadinhas.

No dia 22 de maio de 2020, terminava o programa Combate ao Coronavírus (Globo).

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor