Confira os principais fatos que aconteceram no dia 2 de agosto na história da televisão brasileira:

No dia 2 de agosto de 1965, estreava a novela O Caminho das Estrelas (Excelsior)

O cantor Agnaldo Rayol estava à frente desta trama, como o boêmio Carlos Dória, também cantor, casado com a milionária Silvia (Arlete Montenegro). Problemas com familiares acabam afetando a união e levam Carlos a perder a voz; tempos depois, na Europa com a esposa e o filho, ele se recupera. Ainda no elenco Glauce Graieb (estreando na TV), Maria Estela, Paulo Figueiredo e Procópio Ferreira.

No dia 2 de agosto de 1982, estreava a série Iaiá Garcia (Cultura)

Baseada no romance homônimo de Machado de Assis, foi escrita por Rubens Ewald Filho e teve Silvana Teixeira no papel principal. A TV Cultura lançou um concurso literário na época, para gerar mais interesse do público pelos telerromances, incentivando os estudantes a fazerem comparações entre a obra escrita e a adaptada para televisão.

No dia 2 de agosto de 1982, estreava a atual versão do Jornal da Globo (Globo)

Em sua reestreia, sob o comando de Renato Machado, Belisa Ribeiro e Luciana Villas Bôas, o Jornal da Globo passou a ser apresentado de segunda a sexta, às 23h15min, e sofreu uma pequena mudança no formato. Um dos blocos do jornal passou a se dedicar à análise da notícia mais importante do dia. Pequenas entrevistas ao vivo complementavam material gravado sobre o assunto.

No dia 2 de agosto de 1985, terminava a novela Um Sonho a Mais (Globo)

Inspirada na peça de Ben Johnson, “Volpone”, a trama não deu certo. Ney Latorraca foi o grande destaque no papel de Volpone, que, para esconder sua identidade, assumia quatro outros tipos: o médico português Nilo Peixe; o sisudo advogado Augusto Melo Sampaio; André, um motorista escrachado, sempre de braguilha aberta e palito na boca; e Anabela Freire, uma secretária sedutora, dona de pernas deslumbrantes e um sorriso de coelhinha, marcado por um dente saliente – na verdade uma prótese. Um Sonho a Mais nunca foi reprisada.

No dia 2 de agosto de 1990, terminava o humorístico Chico Anysio Show (Globo)

Terminou o humorístico para o qual Chico havia trazido os personagens que fizeram mais sucesso na TV Rio nos anos 1960, além de ter criado novos tipos.

No dia 2 de agosto de 1993, estreava o programa infantil Bom Dia & Companhia (SBT)

O programa infantil que projetou Eliana se destacava pelo formato diferente dos infantis da época: não tinha auditório, e seu cenário tinha um formato de casa, onde a apresentadora interagia com o boneco Flitz, um computador, com o qual apresentava passatempos e curiosidades.

No dia 2 de agosto de 2004, estreava o Programa Cor de Rosa (SBT)

Apresentado por Décio Piccinini e Sílvia Abranavel, era um programa de variedades sobre o mundo artístico, no estilo do atual Fofocalizando. Ficou no ar até 5 de novembro de 2004, quando foi substituído por Chaves.

No dia 2 de agosto de 2014, terminava o programa Ação (Globo)

O programa integrava o Globo Cidadania e tinha como objetivo divulgar e discutir os rumos da educação no país.

No dia 2 de agosto de 2016, terminava a novela Malhação: Seu Lugar no Mundo (Globo)

A vigésima temporada de Malhação contou com a maior cidade cenográfica já construída para a série: 4.200 m². No espaço, estavam os colégios Leal Brazil e Dom Fernão, o hostel, as casas de Vanda (Solange Couto) e Sueli (Inez Viana), a lanchonete, a loja de bicicleta, a pista de skate etc. No elenco, Nicolas Prattes, Marina Moschen, Felipe Titto, Vanessa Gerbelli, Lucas Lucco, entre outros.

No dia 2 de agosto de 2016, terminava o jornalístico Olha a Hora (RedeTV!)

O jornalístico era apresentado por Luciano Faccioli e ocupava a faixa das 5 da tarde, com exibição de segunda a sexta-feira. Com a audiência em queda e, consequentemente, entregando com baixos índices para o programa seguinte, Olha a Hora foi retirado do ar menos de 3 meses após sua estreia e Faccioli foi demitido do canal.

No dia 2 de agosto de 2016, terminava o programa Bate & Volta (Bandeirantes)

A primeira e única temporada do reality show da Rede Bandeirantes teve 12 episódios. O programa consistia em juntar celebridades de perfis supostamente opostos em um passeio de carro.

Compartilhar.