Clara Moneke foi uma das grandes sensações da Globo em 2023. A talentosa atriz foi apontada como uma das revelações do ano passado ao encarar a divertida Kate em Vai na Fé, sucesso da faixa das 19 horas.

Clara Moneke em No Rancho Fundo
Clara Moneke em No Rancho Fundo

Porém, a atriz que brilhou no ano passado vem passando praticamente despercebida em No Rancho Fundo, atual novela das seis. No papel de Caridade na história escrita por Mário Teixeira, a estrela não repete o mesmo êxito da novela anterior.

Curiosamente, Clara poderia ter tido maior sorte em sua segunda novela. Afinal, ela foi convidada para viver Andrômeda (Ramille), um dos destaques de Família é Tudo, mas recusou.

Revelação de 2023

O ano de 2023 foi excepcional para a atriz Clara Moneke. A estrela chamou a atenção do público como Kate, a divertida afilhada de Sol (Sheron Menezzes) em Vai na Fé. A personagem foi um dos destaques do folhetim escrito por Rosane Svartman.

Kate roubou a cena ao circular pela trama central de Vai na Fé e mostrou a versatilidade de Clara Moneke, já que a personagem tinha momentos de humor, drama e romance. Kate era um tipo divertido, ousado, que falava o que pensava. No entanto, ela sofria nas mãos do vilão Theo (Emilio Dantas), que a tornou sua amante num relacionamento abusivo.

Por fim, Kate formou um dos casais queridinhos de Vai na Fé ao se apaixonar por Rafa (Caio Manhente), justamente o filho de Theo. Os pombinhos tiveram que enfrentar os desmandos do vilão para viverem este amor.

Personagem apagada

Ou seja, Kate era uma personagem de várias camadas e um prato cheio para a atriz, que soube aproveitar bem a oportunidade. Clara Moneke fez tanto sucesso que emendou a trama das sete com o telefime Ritmo de Natal.

Porém, a atriz não teve a mesma sorte em sua segunda novela. Atualmente, ela vive Caridade em No Rancho Fundo, mas, nem de longe, brilha tanto quanto em Vai na Fé. Pelo contrário. Até aqui, Caridade não disse a que veio.

Na verdade, convocar Clara Moneke para viver Caridade parece um erro de escalação. Afinal, a personagem é uma garçonete, assim como Kate era no início de Vai na Fé. Além disso, ela ensaia formar um casal improvável com Guilherme Tell (Rafael Saraiva), que é bem diferente dela – parecido com a história de Kate e Rafa.

Assim, são várias as semelhanças entre Kate e Caridade. Porém, a atual personagem não tem o mesmo tamanho da anterior e sua história, até o momento, não sai do lugar e nem chama a atenção. Dá a impressão de que tentaram repetir Kate, mas sem a mesma força do tipo criado por Rosane Svartman.

Escolha errada?

Vale lembrar que, antes de ser escalada para viver Caridade em No Rancho Fundo, Clara Moneke foi convidada para interpretar Andrômeda em Família é Tudo. Porém, a atriz recusou o trabalho, pois tinha compromissos com o cinema.

Assim, ela perdeu a grande chance de brilhar novamente na faixa das sete. Afinal, Andrômeda é uma das personagens mais interessantes da trama de Daniel Ortiz e vive uma divertida história de amor com Chicão (Gabriel Godoy). Uma história bem mais atrativa que a de Caridade.

Quem se deu bem foi Ramille, que ficou com a personagem. A atriz, destaque em Encantado’s, ganhou sua grande chance numa novela e vem agradando. Mas fica a torcida para que Caridade encontre um rumo em No Rancho Fundo e valorize o talento de Clara Moneke.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor