Renascer vem tendo seus capítulos reeditados pela Globo. A emissora está adiantando sequências para deixar a trama mais movimentada, tentando fazer subir a audiência e, principalmente, a repercussão da atual novela das nove.

Sophie Charlotte em Renascer
Sophie Charlotte em Renascer

Porém, a manobra pode render um problema e tanto no futuro. Afinal, Renascer é lembrada pelos fãs da primeira versão como uma novela “barriguda”. Ou seja, há um determinado momento da trama em que nada acontece.

Se a emissora já está adiantando cenas agora, o que acontecerá quando a novela alcançar o período mais modorrento? Se a novela seguir acelerada, é possível que a trama se esgote antes de setembro, que é o mês previsto para seu término.

Pé no acelerador

A Globo está adiantando várias sequências importantes de Renascer. Quem acompanha os resumos dos capítulos divulgados pela emissora já percebeu que várias cenas são mostradas bem antes do previsto.

Ao que tudo indica, a emissora está incomodada com a audiência morna e a baixa repercussão da novela. O canal esperava repetir o fenômeno de Pantanal (2022), que elevou a audiência da faixa das 21h e se tornou um hit nas redes sociais. Já Renascer não causa o mesmo frisson.

Com a reedição, Renascer ganhou mais ritmo. Antes, havia vários capítulos em que nada relevante acontecia. Mas agora não. Os ajustes realizados pela Globo fazem com que cada capítulo apresente, pelo menos, um momento bombástico.

Pé no freio

Buba (Gabriela Medeiros) e Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer
Buba (Gabriela Medeiros) e Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer (divulgação/Globo)

Diante do que está acontecendo, é possível concluir que a Globo quer adiantar cenas para chegar logo ao período de Renascer em que toda a ação fica concentrada na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira). O fim do núcleo urbano marca o início de uma nova fase da história.

Até aí, tudo bem. Porém, o canal esquece que Renascer, assim como Pantanal, tem momentos em que nada acontece. Como acontece com a maioria das novelas de Benedito Ruy Barbosa, a trama vai alcançar uma protuberante barriga após a sua primeira metade.

Ou seja, o que adianta a Globo acelerar a novela agora, se daqui a pouco a novela vai estacionar de vez? A não ser que o plano da emissora seja manter o ritmo mais intenso de agora em diante. Porém, se for isso mesmo, o canal terá um problema sério nas mãos.

O dilema da Globo

De acordo com o planejamento da Globo, Renascer terá 190 capítulos e chegará ao fim em 6 de setembro. Mas, se a emissora continuar acelerando a novela, não haverá fôlego para tanto tempo. Com isso, o canal se verá diante de um dilema.

Com a antecipação dos acontecimentos da novela, Renascer deve esgotar a trama original bem antes do previsto. Assim, o canal tem três caminhos a seguir: deixar a “barriga” comer solta, encurtar a novela ou criar histórias novas para mantê-la no ar até a data prevista.

Encurtar a novela parece pouco provável, já que isso implicaria em adiantar Mania de Você, sua substituta. Além disso, diminuir a duração de uma novela também representa perder dinheiro, o que não seria adequado em tempos de vacas magras.

Já criar tramas novas também parece fora de cogitação, já que o autor Bruno Luperi não costuma desviar do caminho traçado pelo seu avô na obra original. Além disso, o novelista já disse em entrevista que o texto de Renascer está bem adiantado e que a novela é praticamente uma obra fechada.

Ou seja, a Globo está numa sinuca de bico. Onde isso vai dar, só acompanhando os próximos capítulos…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor