A Globo não está plenamente satisfeita com o desempenho de Renascer. A novela registra bons números de audiência, com desempenho superior ao de Terra e Paixão (2023) no mesmo período. No entanto, o folhetim não alcança ampla repercussão.

Juan Paiva e Giullia Buscacio em Renascer
Juan Paiva e Giullia Buscacio em Renascer

De olho no comportamento apático do público, o canal tomou uma decisão drástica e passou a reeditar os capítulos da novela, na tentativa de deixá-los mais movimentados. São tantas as mudanças que nem mesmo o canal sabe direito o que está indo ao ar.

Capítulos reeditados

Quem costuma acompanhar os resumos dos capítulos de Renascer divulgados pela Globo já deve ter notado que as cenas da novela estão sendo exibidas de forma diferente. A emissora adiantou algumas sequências e vem editando os capítulos.

Na semana passada, a cena da transa de João Pedro (Juan Paiva) e Sandra (Giullia Buscacio) estava prevista para o capítulo de sexta (22), mas foi ao ar na quarta (20). Já nesta semana, a cena em que João Pedro vê Mariana (Theresa Fonseca) nua na cachoeira estava prevista para esta quinta-feira (28), mas foi ao ar na quarta (27).

As mudanças fazem diferença nos capítulos. Ao que tudo indica, a intenção da emissora é oferecer, ao menos, uma sequência de forte impacto por dia. Com isso, a trama perde um pouco do marasmo habitual.

Busca por repercussão

Bruno Luperi
Bruno Luperi

Mais do que buscar audiência, a Globo quer que as pessoas falem sobre Renascer. Como a trama segue a passos lentos – característica de Benedito Ruy Barbosa que Bruno Luperi costuma manter – , há capítulos em que nada muito significativo acontece.

Sem uma “bomba”, o público não tem o que comentar. E, atualmente, a repercussão é tão ou mais importante que a audiência em si. A Globo usa dados de engajamento de seus produtos na web para oferecê-los ao mercado. Por isso, é importante que a novela não seja apenas vista, mas também falada.

Curiosamente, as mudanças nos capítulos de Renascer deixaram a própria Globo meio perdida. Nos capítulos disponíveis no Globoplay, por exemplo, o canal deixou de publicar o resumo do dia, substituindo por uma descrição geral da trama. O que mostra que nem a emissora sabe bem o que aconteceu no capítulo em questão, tamanha a mudança.

Não é de hoje

Reeditar capítulos de uma novela em busca de melhores resultados não é algo tão incomum na Globo. A emissora fez isso há pouco tempo em Fuzuê (2023), trama que ficou marcada por ter sido o maior fiasco da faixa das sete.

Como a novela derrubou os índices do horário, o canal convocou o experiente Ricardo Linhares para supervisionar o trabalho de Gustavo Reiz. Com a chegada do reforço, a trama passou por mudanças e teve capítulos reeditados, na intenção de ganhar mais ritmo.

Algo parecido aconteceu em Em Família (2014). A última novela de Manoel Carlos foi dividida em três fases, mas a Globo percebeu que a lentidão das duas primeiras partes estava afugentando o público. Com isso, a novela foi reeditada ainda em sua primeira semana, para chegar logo à terceira e derradeira fase.

Na época, a manobra não adiantou muito, já que Em Família não atingiu bons índices de audiência. Para piorar, a reedição dos episódios iniciais fez o autor perder frente de capítulos, o que acabou atrasando seu trabalho.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor