Escolhida pela Globo para substituir a reprise de Mulheres de Areia (1993) em suas tardes, a Edição Especial de Cheias de Charme (2012) não correspondeu às expectativas da emissora. A saga das Empreguetes derrubou os índices da nova faixa de reprises do canal.

Claudia Abreu em Cheias de Charme
Claudia Abreu em Cheias de Charme

Ao mesmo tempo, surgem notícias de que a Globo pensa em lançar uma nova versão do Vídeo Show com a apresentação de Eliana. A loira encerra seu contrato com o SBT no final de junho e deve ser anunciada como o novo reforço da líder de audiência em seguida.

Ou seja, o fracasso de Cheias de Charme pode enterrar de vez a faixa Edição Especial, que deve ceder seu espaço para o novo programa de Eliana.

Como está a audiência de Cheias de Charme?

No ar desde 11 de abril, Cheias de Charme ainda não disse a que veio nas tardes da Globo. Fenômeno em 2012, a reprise da trama de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez não vem repetindo o sucesso de sua exibição original.

Até aqui, a trama acumula média de 10,7 pontos no Kantar Ibope Media. Bem abaixo de sua antecessora, Mulheres de Areia, que fechou com 12,6. Ou seja, foi uma queda de audiência bastante acentuada.

Na comparação com as outras novelas exibidas pela Edição Especial, Cheias de Charme também sai perdendo. O Cravo e a Rosa (2000), que inaugurou a faixa, anotou média geral de 14 pontos. Já Chocolate com Pimenta (2003), sua sucessora, cravou 13 pontos. Ou seja, a faixa perde fôlego a cada novo título.

Eliana vai para a Globo?

Eliana comandando seu programa no SBT
Eliana comandando seu programa no SBT

Enquanto Cheias de Charme amarga audiência abaixo do esperado nas tardes da Globo, a chegada de Eliana à emissora vai ganhando contornos definitivos. O dominical que a apresentadora comanda no SBT chegará ao fim na última semana de junho. Depois disso, ela estará livre para anunciar sua nova casa.

De acordo com o portal Notícias da TV, Eliana é a mais cotada para assumir o comando do Saia Justa, no GNT, que está fora do ar desde a saída de Astrid Fontenelle, no final do ano passado. No entanto, os planos do Grupo Globo para a apresentadora também incluem TV aberta.

Tanto que, de acordo com o jornal O Globo, já existe uma equipe formatando um novo programa vespertino para que Eliana comande na Globo. Segundo a publicação, a atração será uma espécie de nova versão do Vídeo Show. A ideia é exibir o programa logo depois do Jornal Hoje.

Fim da Edição Especial?

Ou seja, são grandes as chances de Cheias de Charme não ter uma sucessora na faixa Edição Especial. Ao que tudo indica, Eliana é quem deve assumir o horário no comando de uma nova atração ao vivo.

O fato de a Globo ter escolhido reprisar Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo, e não na Edição Especial, é mais um indício de que a faixa de reprises após o Jornal Hoje está com os dias contados. Afinal, a regra que valia é que a Edição Especial exibiria tramas das 18h e 19h, enquanto o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo de histórias das 21h.

Assim, o fracasso de Cheias de Charme deve ser a pá de cal definitiva da segunda faixa de reprises de novelas criada em 2021. Ao que parece, a ordem é turbinar o Vale a Pena Ver de Novo e abrir espaço para um programa ao vivo no início da tarde.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor