Os rumores de que Eliana estaria com um pé na Globo são antigos. No entanto, eles ganharam força quando o SBT anunciou que a estrela está de saída da emissora. Em junho, o programa dominical Eliana será encerrado e a apresentadora estará livre no mercado.

Eliana
Eliana

Ao que tudo indica, a Globo deve mesmo ser o destino da artista. No entanto, a estreia não será imediata. Eliana deve ter que pagar uma espécie de “pedágio” e estrear primeiro num canal que ninguém assiste antes de ganhar sua própria atração na líder de audiência.

Qual será o destino de Eliana?

De acordo com informações do portal Notícias da TV, Eliana já estaria acertando sua entrada no Saia Justa. O tradicional debate feminino do canal GNT está sem apresentadora desde que Astrid Fontenelle anunciou sua saída, no final do ano passado. Eliana, portanto, deve substituí-la.

A maior evidência de que Eliana deve, sim, se tornar âncora do Saia Justa é o fato de o GNT não ter anunciado nenhuma novidade na atração até o momento. Nos últimos anos, o programa costumava retornar de suas férias sempre no mês de março. Mas, em 2024, a atração segue fora do ar e não há novidades anunciadas.

O Papo de Segunda, que normalmente também retornava em março, será relançado em abril. Para a atração formada por homens, o GNT já anunciou novidades, como a entrada de Eduardo Sterblitch e Russo Passapusso, e a data de estreia, 22 de abril. Mas, para o Saia Justa, o silêncio impera.

Eliana vai para a Globo?

Antigas integrantes do Saia Justa
Antigas integrantes do Saia Justa

Ainda segundo o NTV, a chegada de Eliana ao Saia Justa seria apenas a porta de entrada da apresentadora no Grupo Globo. De acordo com a publicação, há o interesse de ter Eliana também na TV Globo aberta, num programa matinal.

Eliana seria o nome favorito dentro da Globo para suceder Ana Maria Braga, que apresenta o Mais Você há 25 anos nas manhãs do canal. A emissora enxerga na artista um nome forte, de apelo popular e comercial, com condições de manter os bons resultados de Namaria. Porém, tal substituição só aconteceria quando a avó do Louro Mané (Fábio Caniatto) resolvesse se aposentar. E, até o momento, não há previsão de quando isso vai acontecer.

Ou seja, pode demorar alguns anos para que Eliana conquiste um espaço fixo na grade aberta da Globo. Ao que tudo indica, ela deve ficar no GNT e ser aproveitada em projetos esporádicos no canal aberto até que abra uma vaga na grade matinal.

Baixa audiência

Sendo assim, Eliana vai trocar a vice-liderança de audiência aos domingos no SBT por um espaço muito menor no Grupo Globo. Afinal, o GNT é um dos canais menos vistos dentre as opções dos canais Globo.

No final do ano passado, o GNT deixou de integrar o Top 10 da TV por assinatura. Desde então, a Globo tem feito pesquisas e buscado novidades para incrementar a programação do canal, na tentativa de melhorar a situação.

Uma das apostas é trazer nomes de apelo na TV aberta para a programação. Fátima Bernardes, por exemplo, emplacou uma temporada do talk show Assim como a Gente no ano passado. Angélica, que estava afastada do Grupo Globo, também emplacou um projeto, a série Angélica: 50 & Tanto. Ana Clara também ganhou um programa, o Panelaço ao Vivo.

Já este ano, a maior aposta será o Conversa com Bial, que será exibido diariamente às 23h30 no GNT – o mesmo programa será reprisado na Globo no mesmo dia, depois do Jornal da Globo. Eliana, portanto, deve ser a próxima aposta.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor