Após um período de marasmo, Renascer não vai economizar na emoção em seus próximos capítulos. José Inocêncio (Marcos Palmeira) vai sofrer ainda mais ao viver a dor de perder um de seus filhos.

Rodrigo Simas em Renascer
Rodrigo Simas em Renascer

O autor Bruno Luperi, que atualiza o texto do avô Benedito Ruy Barbosa, optou por manter a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), que será vítima de uma tocaia nos próximos capítulos.

A sequência promete fortes emoções, já que José Inocêncio pressentirá a morte do herdeiro e verá o filho ferido logo em seguida.

Quando José Venâncio morre em Renascer?

Prevista desde o início de Renascer, a morte de José Venâncio deve acontecer no capítulo 79 da trama das nove da Globo, que vai ao ar no dia 22 de abril. O personagem de Rodrigo Simas será vítima de uma tocaia de Egídio (Vladimir Brichta).

A tragédia será consequência de uma guerra que vem pegando fogo já há algum tempo em Renascer. A faísca entre José Inocêncio e Egídio virou um verdadeiro fogaréu depois que Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva) se envolveram. E vai virar um incêndio quando Egídio descobrir que a filha vai reabrir a casa de Jacutinga (Juliana Paes).

Com isso, Egídio decide acabar com toda a família de José Inocêncio. O mau-caráter arma uma tocaia na tentativa de tirar a vida dos herdeiros de seu maior inimigo e acaba com Venâncio em sua mira.

Como será a morte de Venâncio em Renascer?

Gabriela Medeiros e Livia Silva em Renascer
Gabriela Medeiros e Livia Silva em Renascer

Antes de morrer, Venâncio vai fazer o pai de trouxa junto com Buba (Gabriela Medeiros). Alertado por Eliana, Inocêncio decide ir até o Rio para verificar como está o casal.

Venâncio pede a Buba que espere a criança de Teca (Lívia Silva) nascer para contar a verdade a José Inocêncio. Enquanto isso, a amada terá que usar uma barriga falsa. A estratégia dá certo e o fazendeiro comemora a gravidez da nora. Mais adiante, o publicitário decide contar a verdade ao pai, mas será tarde demais.

De volta à fazenda de José Inocêncio em Ilhéus, Venâncio sai de carro com João Pedro pela vila e vira alvo de Egídio. O vilão atira contra o veículo, fazendo João Pedro perder o controle do carro e cair numa ribanceira. Um outro tiro do vilão atinge Venâncio em cheio.

Ao mesmo tempo, José Inocêncio terá um pressentimento ruim e decide correr para se encontrar com os filhos. Ele chega à cena do crime em seu cavalo e dá de cara com o carro dos filhos caído.

Assim, José Inocêncio encontra Venâncio muito ferido. Ele é levado por João Pedro para Augusto (Renan Monteiro), que constata que o irmão está morto. Ao saber da notícia, José Inocêncio entra em desespero.

Por que Venâncio morre em Renascer?

Em 1993, o autor Benedito Ruy Barbosa justificou a morte de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) afirmando que sempre esteve em seus planos eliminar um dos herdeiros de José Inocêncio (Antonio Fagundes), como parte do pacto que o fazendeiro fez.

Porém, Taumaturgo Ferreira desmentiu o veterano. Em entrevistas, o ator contou que a maneira como ele interpretava Venâncio – sem sotaque e sem chamar o pai de “painho” – acabou criando um desconforto junto à direção da novela. Com isso, ele foi tirado da história.

Bruno Luperi decidiu manter a morte de Venâncio no remake, já que, a partir de sua morte, há o início do romance entre Buba (Maria Luisa Mendonça/Gabriela Medeiros) e José Augusto (Marco Ricca/Renan Monteiro). Porém, Luperi optou por fazer uma preparação melhor para o fato, criando uma crise no relacionamento entre o publicitário e a psicóloga.

Outra mudança de Luperi foi deixar a sequência da morte de Venâncio mais emocionante. Originalmente, o carro que o levava não caiu na ribanceira, apenas parou de se movimentar após o primeiro tiro. Além disso, não havia a premonição de José Inocêncio, que não aparecia originalmente na cena do crime.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor