Notícias sobre o remake de Vale Tudo circulam pela imprensa especializada há tempos. No entanto, a Globo ainda não havia confirmado oficialmente a produção da novela, que deve substituir Mania de Você, que, por sua vez, sucederá Renascer.

Gloria Pires, Beatriz Segall e Regina Duarte em Vale Tudo
Gloria Pires, Beatriz Segall e Regina Duarte em Vale Tudo

Mas José Luiz Villamarim, diretor de teledramaturgia da emissora, finalmente confirmou que a nova versão do clássico de 1988 está na fila das próximas produções da Globo. De acordo com o profissional, a trama está “99%” certa para o ano que vem.

A Globo ainda trata a novela com parcimônia. O canal prefere não criar um “oba-oba” sobre a nova versão de Vale Tudo para não repetir o mesmo erro de Pantanal (2022).

Finalmente

Em entrevista ao site F5, da Folha de S.Paulo, o diretor José Luiz Villamarim, responsável pela teledramaturgia da Globo, deu como praticamente certo o remake de Vale Tudo, que fará parte da celebração dos 60 anos da emissora.

Na conversa, Villamarim defendeu a atual tendência da Globo de apostar em novas versões de clássicos e continuações de novelas. O diretor avisou que outros remakes estão nos planos da emissora. Foi a deixa para o site perguntar se Vale Tudo seria um destes próximos remakes.

“Grande chance (risos). [Está] 99% certo. Será o ano dos 60 anos de Globo… Gosto de falar as coisas quando estão confirmadas, mas pode pensar em Vale Tudo, sim”, confirmou o executivo.

Novos remakes

Marcos Palmeira em Renascer
Marcos Palmeira em Renascer

É a primeira vez que um alto executivo da Globo confirma que Vale Tudo está nos planos do canal. José Luiz Villamarim, aliás, se revelou um fã de remakes e acredita que a fórmula de se revisitar clássicos não está esgotada.

“Sou fã de remake. Já fiz Anjo Mau (1997), Cabocla (2004) e O Rebu (2014). A gente tem uma dramaturgia de 60 anos, e que está aí pra gente usar. Mal comparando com Shakespeare e companhia, são textos clássicos. O Benedito [Ruy Barbosa] é um clássico. Sempre que há a possibilidade de refazer algo dele é bom. Por que não revisitar textos a partir da pauta contemporânea? Evidentemente, fazendo os contrapontos, modernizando, incluindo a rede social, a internet, por exemplo, por que o mundo mudou”, explicou.

Villamarim, então, confirmou a intenção de fazer novos remakes.

“A gente tem vontade de fazer outros remakes, sim. Mas a gente não tem uma fórmula de sucesso. Algumas vezes algo vai melhor, outras não. Para mim, Renascer está super bem. Pantanal foi um buzz, sem dúvida. Em Elas por Elas, a gente teve que fazer uma correção no meio do caminho, mas viramos o jogo”, analisou.

Por que a Globo esconde Vale Tudo?

Mesmo confirmando a intenção de fazer Vale Tudo, José Luiz Villamarim manteve o mistério, afirmando que a novela está “99%” certa. Há uma razão para a Globo preferir não falar sobre a novela de Manuela Dias agora.

A ideia do canal é concentrar seus esforços na divulgação de Mania de Você, novela de João Emanuel Carneiro que substitui Renascer em setembro. A emissora tem tomado o cuidado para não divulgar Vale Tudo antes da hora justamente para não ofuscar o lançamento da próxima novela das 21h.

Com isso, o canal quer evitar o mesmo erro cometido em Pantanal. A emissora confirmou que faria uma nova versão da novela clássica ainda antes de estrear sua antecessora, Um Lugar ao Sol (2021). Assim, criou-se um hype em torno do remake, enquanto a novela de Lícia Manzo foi praticamente “esquecida no churrasco”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor