Silvio Santos sempre esteve de olho em tudo o que envolvia o SBT: comprava filmes e seriados, criava programas e quase sempre mexia na grade de programação. Mas, além disso, o apresentador teve muito faro para lançar novos nomes na televisão. Gugu Liberato, Eliana, Celso Portiolli, Mara Maravilha e Sérgio Mallandro, entre tantos outros, surgiram na emissora do dono do Baú.

Celso Portiolli e Lu Barsoti

Em 1997, Luciane Barsoti participou do programa Em Nome do Amor para homenagear a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Dois anos antes da atração, ela pediu aos músicos a colaboração para reformar a ala infantil da Santa Casa de Saúde de Rio Claro, cidade do interior de São Paulo. A desenvoltura da garota agradou o “patrão”, que logo lhe adotou como xodó.

“Estive conversando com uma menina que, na minha opinião, se não for apressada, terá um bom futuro na televisão”, sentenciou Silvio Santos ao chamá-la para o palco do dominical.

Quem teve pressa foi ele, que a contratou logo de cara. Lu não apareceu de imediato no vídeo. Pelo contrário: ela ficou nos bastidores estudando teatro, etiqueta, dança e ainda passou por uma mudança no visual no salão de cabeleireiro do Jassa.

“Eu também acompanhava tudo nos bastidores dos programas, inclusive produção e técnica. O Silvio dizia que uma boa comunicadora precisava entender todas as etapas”, contou a apresentadora ao Notícias da TV.

Primeiro desafio ao vivo

Lu Barsoti

A estreia de Lu Barsoti aconteceu no Programa Livre, com apenas 16 anos. Quando Serginho Groisman se mudou para a Globo, cinco apresentadores passaram a se revezar no comando da atração.

“Eu tinha a idade da plateia, não podia me colocar como uma grande apresentadora, então queria me divertir com todo mundo”, revelou.

Em 2000, quando Babi Xavier foi contratada para comandar o novo formato do Programa Livre, Lu foi deslocada para o Fantasia, que passava por uma reformulação. Nesta atração, a jovem ficou ao lado de Celso Portiolli, Márcia Goldschmidt, Christina Rocha e Otávio Mesquita.

“Eu cuidava mais das provas que envolviam crianças e encarava tudo como uma grande brincadeira. Foi o auge do meu reconhecimento. Quando eu ia a um restaurante, por exemplo, nem conseguia almoçar porque todo mundo queria foto e autógrafo”, comentou a apresentadora.

Puxada de tapete

Domingo Legal

O Fantasia foi cancelado seis meses depois da mudança e Lu Barsoti ficou aguardando a estreia de um novo programa: o Rainha Por Um Dia. O projeto ficou no papel e ela acabou sendo demitida.

Silvio, que estava de férias, não gostou nada da notícia e quis recontratá-la. Na ocasião, ela gravou o programa Pequenos Brilhantes, que anteriormente era apresentado por Moacyr Franco.

“Comecei a gravar sem data para ir ao ar, fiz uma frente de seis meses de programa e nada. Um dia, depois do meu aniversário de 19 anos, me ligaram para que eu fosse ao SBT. Achei que finalmente definiriam a estreia. Entrei na sala da direção e avisaram que não tinham mais nenhum projeto para mim e que eu estava demitida. Foi um choque, saí de lá completamente atordoada”, desabafou Lu, que foi até o Jassa falar com o Silvio.

“Contei que tinha sido demitida e ele sugeriu: ‘Vai para outra emissora que eu te recontrato’. Depois, fiquei sabendo que alguém lá dentro plantou que eu tinha pedido demissão porque não me sentia valorizada. O Silvio ficou bem magoado quando ouviu isso”, lamentou.

A busca por um novo caminho

Lu Barsoti

Lu Barsoti seguiu fazendo teatro e participações em alguns programas de TV, mas a decepção foi maior… Ela abandonou a televisão, ao se formar em Direito.

“Queria dizer a ele (Silvio Santos) que sou muita grata pelo que aconteceu. Ele tem suas falhas, seus caprichos, que todos conhecem, mas não desmerece um segurança, faxineiro ou porteiro. Não bate no peito e fala: ‘Sou o dono daqui, cale a boca’. Os ensinamentos que tive com ele carrego para a vida”, falou a ex-apresentadora.

Em março do ano passado, ela participou do Programa Silvio Santos, apresentado por Patrícia Abravanel, brincando no quadro Não Erre a Letra, ao lado de outras apresentadoras do Fantasia.

O carinho de seus colegas e do público mostra que, mesmo com sua saída precoce da TV, Lu ainda é lembrada.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor