A CNN Brasil começou a fazer barulho assim que foi lançada. Apostas polêmicas, como o quadro O Grande Debate, faziam o novo canal de notícias ganhar ampla repercussão na internet. A contenda entre Gabriela Prioli e Caio Coppola (foto abaixo) marcou os primeiros dias de atividade da estação, mas teve vida curta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, numa tentativa de se posicionar melhor no Ibope e de olho na força da atração, a CNN resgatou O Grande Debate. A velha novidade tomou o lugar do noticioso Visão CNN para tentar enfrentar a GloboNews e a Jovem Pan News, que costumam ir bem no horário. No entanto, a estratégia se revelou furada.
O retorno de O Grande Debate à CNN Brasil não refrescou a situação do canal de Rubens Menin. O programa não conseguiu fazer frente ao Estúdio I, Pânico e Linha de Frente, seus principais concorrentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Horário concorrido
A faixa próxima à hora do almoço tem se mostrado estratégica nos canais de notícias brasileiros. GloboNews e Jovem Pan News reservam o horário para a exibição de seus principais curingas na grade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No canal da Globo, o Estúdio I se destaca como um de seus grandes trunfos. O programa obteve um expressivo aumento de audiência quando Andréia Sadi (foto acima) se tornou sua apresentadora, firmando-se como um dos carros-chefe da estação de notícias.
Já a Jovem Pan contra-ataca com o tradicional Pânico, atração de inegável apelo popular. O canal de Tutinha também se destaca com o Linha de Frente, programa que reúne comentaristas que discutem diversos assuntos.
Com isso, a CNN acabou ficando para trás. O telejornal Visão CNN, apresentado por Luciana Barreto, não conseguiu se firmar diante de tamanha concorrência. Assim, a estação noticiosa optou por extinguir a atração, apostando suas fichas na volta de O Grande Debate.
Formato controverso
A âncora Luciana Barreto (foto acima, com Daniela Lima) foi mantida no horário. Cabe à jornalista mediar os assuntos de O Grande Debate, que, nesta fase, faz jus ao nome e ficou enorme, das 12h30 às 15h. Haja assunto pra tanta conversa!
Para preencher todo este tempo, o canal montou um grande elenco de debatedores. Roberto Tardelli, Gabriela Araujo, José Eduardo Cardozo, Caio Coppola, Samantha Meyer e Vinicius Poit integram a nova bancada.
Porém, a controvérsia se manteve. Mais uma vez, a CNN Brasil apela para a polarização do país ao promover debates sobre diversos assuntos, mas sempre tendo como viés a divisão entre progressistas e conservadores. Trata-se de uma divisão que tende a gerar desserviço, pois transforma o debate de ideias num campeonato de frases – quem “lacrar” mais, vence.
Não deu certo
Ao que tudo indica, o público não embarcou na proposta. Segundo dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo portal Notícias da TV, as três primeiras edições de O Grande Debate mantiveram a CNN Brasil atrás da GloboNews e da Jovem Pan.
Enquanto o Estúdio I liderou com folga, com 0,6 ponto, o Pânico veio em seguida com 0,3. Já O Grande Debate anotou parco 0,1 ponto. Com isso, a CNN Brasil praticamente manteve os resultados do agora extinto Visão CNN. Os dados referem-se aos dias 13, 14 e 17 de abril.
Ainda segundo o NTV, a CNN Brasil não ficou de todo insatisfeita com os resultados. Isso porque, embora tenha ido mal no Ibope, a atração conseguiu repercutir nas redes sociais, gerando buzz. Resta saber se essa repercussão toda se converterá em audiência e, principalmente, faturamento…