André Santana

O fim das férias de Patrícia Poeta do Encontro marcou a retomada do clima pesado da atração matinal da Globo. O baixo astral, sobretudo com a insistência em explorar pautas policiais, voltou com tudo no programa, mesmo com o fim da desastrosa dupla que a apresentadora formava com Manoel Soares.

Encontro - Patrícia Poeta e Tati Machado
Patrícia Poeta e Tati Machado no Encontro (Reprodução / Instagram)

Bem diferente do clima leve impresso por Tati Machado e Valéria Almeida, que tocaram a atração durante a ausência da titular. Elas foram tão bem que o público passou a torcer para que a nova dupla fosse efetivada definitivamente no programa.

Porém, a Globo tem um bom motivo para continuar insistindo em Patrícia Poeta: a apresentadora tem trajetória e nome consolidado, ao contrário de suas substitutas.

[anuncio_1]

Currículo

Jornal Nacional - Fátima Bernardes e Patrícia Poeta
Fátima Bernardes e Patrícia Poeta no Jornal Nacional (Divulgação / Globo)

Patrícia Poeta enfrenta a rejeição de uma parte barulhenta do público. No entanto, a apresentadora contou com a confiança da Globo ao ser a escolhida para substituir Fátima Bernardes à frente do Encontro. Essa confiança se deu por conta da longa trajetória da artista na TV.

Jornalista, Patrícia estreou na televisão em 1998, na Band do Rio Grande do Sul, onde atuou como repórter e apresentadora. Dois anos depois, ela chegou à Globo, inicialmente como apresentadora do mapa-tempo no Bom Dia São Paulo. Depois, passou a dar expediente em outros telejornais na mesma função.

Em 2001, Patrícia se tornou âncora do SP1, ao lado de Chico Pinheiro. No ano seguinte, tornou-se correspondente internacional em Nova York. Em 2008, quando retornou ao Brasil, ela foi escolhida para substituir Gloria Maria à frente do Fantástico. Em 2011, Patrícia foi a eleita para ocupar a vaga de Fátima Bernardes no Jornal Nacional, onde ficou até 2014.

No ano seguinte, Patrícia Poeta deixou o jornalismo e migrou para o entretenimento na Globo. Ela estreou no É de Casa em agosto de 2015. Em 2017, comandou o Caixa de Costura, no GNT. Na mesma época, Patrícia também passou a apresentar, eventualmente, o Mais Você e o Encontro.

Leia também: Que situação: torcida fez vaquinha para pagar multa de jogador do Santos

Nome forte

Encontro com Patrícia Poeta
Patrícia Poeta no Encontro (Reprodução / Globo)

Ou seja, com 25 anos de carreira, Patrícia Poeta acumulou muita experiência na TV, passando por diversos postos dentro da TV Globo. Ela construiu uma trajetória e, consequentemente, consolidou seu nome no mercado publicitário.

Ao buscar uma apresentadora capaz de suceder Fátima Bernardes em suas manhãs, a Globo precisava de uma figura já estabelecida. Em tempos de vacas magras e mercado retraído, a emissora optou pela segurança de um nome já conhecido da audiência e dos anunciantes, ao invés de optar por um lançamento.

Daí a escolha por Patrícia Poeta, que já era a substituta de Fátima em suas folgas e férias. Ou seja, era um nome do qual tanto o público quanto o mercado já estavam habituados a ver no Encontro.

[anuncio_3]

Substitutas aprovadas

Encontro - Tati Machado e Valéria Almeida
Valéria Almeida e Tati Machado no Encontro (Reprodução / Globo)

Nas redes sociais, o público aprovou a performance de Tati Machado e Valéria Almeida à frente do Encontro. A dupla deixou a atração mais leve e demonstrou ótimo entrosamento, o que gerou uma chuva de elogios na web. A audiência até reagiu positivamente neste período.

Porém, por maior que fosse a torcida do público para que elas fossem efetivadas na função, a Globo ainda prefere a segurança e o nome consolidado de Patrícia Poeta. O currículo da jornalista ainda ganha pontos quando o assunto é mercado, e a emissora não vai arriscar e entregar seu programa matinal nas mãos de duas novatas.

Tati Machado e Valéria Almeida são ótimas e provaram isso durante as férias de Patrícia. Elas merecem, sim, mais atenção da Globo e mais espaço na programação. Mas elas precisam de trajetória para consolidarem seus nomes antes de partirem para algo maior. Sendo assim, cabe à emissora dar mais espaço a elas, ao lado de Patrícia Poeta, para prepará-las para voos maiores.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor