André Santana

Novela de Gloria Perez exibida em 2012, Salve Jorge tem um fã-clube engajado. Tanto que a trama sempre figurou entre as novelas mais pedidas para uma reprise na Globo, além de estar, há dois anos, no Top 10 do Globoplay como um dos produtos mais vistos da plataforma.

Giovanna Antonelli como Helô em Salve Jorge
Giovanna Antonelli como Helô em Salve Jorge (reprodução/Globo)

Tamanho sucesso na rede levará Morena (Nanda Costa) e a delegada Helô (Giovanna Antonelli) de volta à tela da Globo. Salve Jorge deve substituir Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo a partir de dezembro.

Mas a Globo corre riscos ao apostar num repeteco da novela sobre tráfico humano. Isso porque o folhetim só faz sucesso entre seus fãs na web. Na TV, quando foi ao ar pela primeira vez, Salve Jorge derrubou os índices de audiência da Globo e foi duramente criticada. Será que vale a pena ver de novo?

[anuncio_1]

Atendendo a pedidos

Salve Jorge - Nanda Costa
Nanda Costa como Morena em Salve Jorge (Divulgação / Globo)

Duas novelas de Gloria Perez que nunca foram reprisadas sempre aparecem entre as tramas mais pedidas para um retorno: América (2005) e Salve Jorge. A primeira finalmente ganhará uma nova chance, via canal Viva. Já a segunda deve ganhar uma reprise na própria TV Globo, no final da tarde.

De acordo com o portal Notícias da TV, será Salve Jorge a sucessora de Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo. A trama estrelada por Nanda Costa, Rodrigo Lombardi, Claudia Raia e Giovanna Antonelli deve entrar no ar em dezembro.

Segundo a publicação, a escolha se deu justamente por conta da popularidade de Salve Jorge na internet. A novela é um “fenômeno” no streaming, já que figura entre as tramas mais vistas do Globoplay há anos, lado a lado com as novelas e séries atuais, que normalmente são as produções mais consumidas.

[anuncio_2]

Fracasso

Salve Jorge - Claudia Raia
Claudia Raia como Lívia em Salve Jorge (Divulgação / Globo)

No entanto, é preciso ressaltar que Salve Jorge parece ser um sucesso dentro de uma bolha muito específica na internet. Já na televisão, a trama passou longe de ser uma unanimidade. Pelo contrário. Sucessora da badalada Avenida Brasil (2012), a trama de Gloria Perez foi alvo de severas críticas.

Salve Jorge já foi recebida com estranhamento logo na estreia em razão da comparação com o clássico de João Emanuel Carneiro. Isso porque a história de Carminha (Adriana Esteves) ficou caracterizada pelo ritmo frenético e estrutura enxuta, com poucos personagens. Já Salve Jorge era uma novela “à moda antiga”, com vários núcleos, elenco numeroso e trama mais morosa.

No decorrer da novela, as coisas não melhoraram. A trama de Salve Jorge foi muito criticada por seus momentos rocambolescos e bizarros. A vilã Lívia Marini (Claudia Raia), por exemplo, sempre tirava sabe-se lá de onde uma seringa para eliminar seus inimigos em qualquer situação. Além disso, vários personagens sumiram sem explicação e a trama policial era repleta de furos.

A trama também ficou marcada pela “defesa” de Gloria Perez, que rebatia as críticas nas redes sociais. Foi assim que surgiu a frase “pobre de quem não sabe voar”, com a qual ela justificava os devaneios de sua trama. Salve Jorge fechou sua trajetória com média de 33,9 pontos no Kantar Ibope Media, bem abaixo da antecessora Avenida Brasil, com 38,7.

[anuncio_3]

Risco desnecessário

Salve Jorge
Rodrigo Lombardi e Nanda Costa em Salve Jorge (divulgação/Globo)

A Globo ainda não confirma oficialmente o retorno de Salve Jorge. Ou seja, ainda pode haver mudanças de última hora e uma outra trama ser anunciada como a sucessora de Mulheres Apaixonadas.

No entanto, caso a volta da novela realmente se confirme, a Globo correrá um risco desnecessário. Afinal, a audiência da internet e da televisão são diferentes. O fato de Salve Jorge fazer sucesso entre seus fãs na web não significa, necessariamente, que este êxito se repetirá numa exibição pela TV.

Pelo contrário. Como a primeira exibição foi um fiasco, é bem possível que Salve Jorge fracasse mais uma vez. A emissora tem em seus arquivos vários grandes sucessos e tinha opções melhores e mais seguras para fazer o Vale a Pena Ver de Novo bombar.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor