Clássico “praiano” de Antonio Calmon, Cara & Coroa (1995) agradou o público das 19 horas da Globo com uma irresistível trama envolvendo troca de identidade. Desta vez, foi Christiane Torloni quem se dividiu em duas personagens neste folhetim dirigido por Wolf Maya.

Christiane Torloni em Cara & Coroa
Christiane Torloni em Cara & Coroa (Reprodução / Globo)

Mas, apesar da popularidade da produção, Cara & Coroa nunca foi reprisada. Ela quase ganhou um repeteco em 2021 no Canal Viva, mas a emissora paga acabou voltando atrás na decisão.

No entanto, recentemente, uma movimentação da Globo reacendeu a esperança no público.

[anuncio_1]

Torloni em dose dupla

Cara & Coroa - Christiane Torloni e Miguel Falabella
Christiane Torloni e Miguel Falabella em Cara & Coroa (Reprodução / Globo)

Cara & Coroa gira em torno das sósias Fernanda e Vivi, vividas por Christiane Torloni. Na trama, Fernanda é uma mulher de caráter duvidoso e acaba presa após um assassinato em Porto do Céu, cidade litorânea onde se passa a história. Ela acaba adoecendo na prisão e entra em coma.

Diante disso, a dupla de vigaristas Mauro (Miguel Falabella) e Heloísa (Maitê Proença) – o irmão do noivo que Fernanda abandonou para ficar com ele e sua amante – têm uma ideia mirabolante: substituí-la por uma sósia, Vivi, que foi presa injustamente ao ser acusada de um assalto.

Assim, Vivi assume o lugar de Fernanda em Porto do Céu e precisa enfrentar a fúria de todos que ali habitam, já que ela tinha muitos inimigos no local. A ideia de Mauro e Heloísa é usar a doce e inocente mocinha para aplicar um golpe.

 

[anuncio_2]

Reprise cancelada

Antonio Calmon
O autor Antonio Calmon (divulgação/Globo)

Cara & Coroa registrou bons índices de audiência na faixa das 19 horas da Globo. Com 215 capítulos, o folhetim de Antonio Calmon anotou média final de 40 pontos no Kantar Ibope Media, um ótimo resultado.

Mas, apesar do sucesso, a trama nunca teve chance no Vale a Pena Ver de Novo, mesmo com os inúmeros pedidos dos fãs. Cara & Coroa só chegou perto de uma reprise em julho de 2021, quando o Viva a selecionou para substituir A Viagem na faixa das 15h30.

No entanto, o Viva acabou desistindo do repeteco. Na época, a colunista Patrícia Kogut, de O Globo, informou que a emissora não teve tempo hábil para resolver questões envolvendo direitos autorais. Por isso, Paraíso Tropical (2007) foi a escolhida para substituir A Viagem.

[anuncio_3]

Nova chance?

Cara & Coroa
Victor Fasano e Lúcia Veríssimo em Cara & Coroa (Reprodução / Globo)

Depois disso, Cara & Coroa nunca mais entrou no radar do Canal Viva para uma reprise. A saga de Vivi continua esquecida nos arquivos da Globo e, até aqui, não há qualquer movimentação para desengavetá-la.

Porém, sempre existe a chance de a novela ser resgatada num outro momento. Recentemente, a Globo solicitou registro da trama na Ancine (Agência Nacional do Cinema), junto com Andando nas Nuvens e Corpo a Corpo.

Andando nas Nuvens volta em janeiro no Viva, enquanto Corpo a Corpo ainda segue sem previsão. A expectativa agora fica pela utilização de Cara e Coroa – resta saber se virá no canal Viva ou através de resgate no Globoplay.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor