Viva bate o martelo e define novela que vai substituir Caminho das Índias

Caminho das Índias - Juliana Paes e Rodrigo Lombardi

João Miguel Júnior / Globo

O Canal Viva já definiu duas das novelas que serão exibidas em 2023. Corpo Dourado (1998) substituirá Coração de Estudante (2002) às 12h40. Já para a vaga de Caminho das Índias (2009), às 23h, o Viva escalou Senhora do Destino (2004).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Miguel Júnior / Globo

A trama de Aguinaldo Silva, estrelada por Susana Vieira e Renata Sorrah, tem estreia prevista para o dia 13 de março. Além do horário principal, o folhetim será reapresentado às 13h30 do dia seguinte e aos domingos, em esquema de maratona, a partir das 19h.

Clássico

João Miguel Júnior / Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novela vive no imaginário popular graças ao sucesso da vilã Nazaré Tedesco, interpretada com maestria por Renata Sorrah. A malvada preferida do público desencadeou reações positivas nas redes sociais; vários usuários celebraram a escolha do Canal Viva.

O enredo acompanha Maria do Carmo (Carolina Dieckmann / Susana Vieira), que deixa o Nordeste após ser abandonada pelo marido. Ela parte para o Rio de Janeiro, em busca de uma vida melhor, ao lado dos cinco filhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Do Carmo chega à Cidade Maravilhosa no dia em que o governo militar decreta o AI-5, que endureceu a repressão sobre o povo e os opositores do regime. Em meio à confusão, Nazaré (então Adriana Esteves) rouba a pequena Lindalva.

A prostituta pretende usar a criança para prender o amante José Carlos (Tarcísio Filho / Tarcísio Meira). Ela batiza a menina como Isabel. Anos depois, Cláudia (Leandra Leal) começa a desconfiar da história sobre a irmã (também Carolina Dieckmann), enquanto Maria do Carmo busca pela filha.

Êxito incontestável

Divulgação / Globo

Sucesso retumbante de audiência, Senhora do Destino chegou ao fim com inimagináveis 50,4 pontos na Grande São Paulo. Em seus últimos capítulos no horário nobre da Globo, a trama de Aguinaldo Silva chegou a bater 60 pontos, com direito a 65 no episódio final.

A pior marca do folhetim foi na véspera do Natal de 2004, quando anotou 34 de média – índice que nem mesmo Pantanal, fenômeno recente da faixa, conquistou com facilidade.

A obra foi resgatada no Vale a Pena Ver de Novo em duas ocasiões. A primeira, em 2009, padeceu com as interferências do Ministério da Justiça; a Globo precipitou o término para evitar problemas com a Classificação Indicativa. A de 2017, sem a ação da tesoura, foi a mais longe reprise da sessão: 195 capítulos.

Rainha dos memes

Divulgação / Globo

Quase 20 anos após a estreia, e cinco da última reapresentação, Senhora do Destino segue em alta nas redes sociais. Vídeos e gifs de Nazaré dominam as redes sociais. O meme Nazaré Confusa fez fama até no exterior.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Renata Sorrah demonstrou alegria com o êxito da personagem.

“Acho interessante, os memes da Nazaré foram transformadores para mim. [O perfil] ‘Nazaré Amarga’ tem 8 milhões de seguidores!”, pontuou.

“Eu estava no Festival de Curitiba com uma peça incrível [Preto], ganhando vários prêmios. Aí, passei num bar de jovens, que falaram ‘olha lá, a mulher dos memes’. Não era nem ‘a atriz’”, contou, aos risos.

Autor(a):

Sair da versão mobile