Pela primeira vez, o Viva alterou a abertura de uma novela para a exibição no canal. Em uma ação no Twitter, o Viva estimulou seu público a enviar fotos que serão inseridas na nova abertura de Mulheres Apaixonadas (que estreou no último dia 24).

Para quem não lembra, a abertura da novela, criada em 2003, se assemelhava a slides de casamentos e formaturas, tendo a mulher como foco principal, em momentos de felicidade e confraternização.

Em 2003, durante os oito meses em que Mulheres Apaixonadas esteve no ar, foram exibidas 15 aberturas diferentes. As fotos enviadas pelos telespectadores naquela ocasião eram constantemente trocadas. Na última semana de exibição, a vinheta exibiu fotos de pessoas que trabalharam nos bastidores da produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para a sua exibição, o Viva fez o mesmo, o que é ótimo porque cria engajamento com o público e reforça os laços com o canal.

Para mandar a foto, o seguidor tem que acompanhar a programação, escanear pelo celular o QR Code que aparece na tela e depois entrar no link, que também pode ser acessado aqui.

Questionei o Viva sobre a ação:

Como surgiu a ideia?

Queríamos fazer uma ação para celebrar a estreia dessa novela, que é tão aguardada e amada pelo público do Viva, e tínhamos a referência de quando essa mesma iniciativa foi realizada na primeira exibição da novela na TV Globo, com muito sucesso. Pensamos que seria bacana repetir para dar aos fãs do canal e da novela uma nova oportunidade de participar e de se verem na abertura dos capítulos.

Quantas fotos o Viva recebeu?

Desde o dia 14/08, quando lançamos a ação nos intervalos da programação e nas redes sociais, já recebemos mais de 30 mil fotos dos fãs.

Vai ser assim, com fotos de assinantes, durante toda a exibição no Viva?

Sim, essa é a proposta, que a gente possa ir alternando as fotos do público na abertura ao longo de toda a exibição no Viva.

As fotos vão alternar? Se sim, de quanto em quanto tempo?

Sim, vamos alternar as fotos da abertura de tempos em tempos, com periodicidade entre 20 e 30 dias.

Confira como ficou a primeira abertura modificada:

SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.

SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor