Recurso estratégico ou falta de criatividade? Seja qual for o motivo, o fato é que o retorno de personagens que se destacaram em novelas anteriores está em alta na Globo. Depois de Helô (Giovanna Antonelli) e Stenio (Alexandre Nero), que saltaram de Salve Jorge (2012) para Travessia, agora será a vez de uma personagem de Deborah Secco (na foto abaixo, entre Juliana Alves e Vitória Strada) voltar ao ar.

Juliana Alves, Deborah Secco e Vitória Strada em Salve-se Quem Puder
Divulgação / Globo

Trata-se da engraçada atriz Alexia Máximo, tipo que Deborah interpretou em Salve-se Quem Puder (2020). A personagem volta ao ar numa participação especial em Vai na Fé, trama que estreia no próximo dia 16 na faixa das sete.

E, acredite se quiser, essa não será a primeira aparição da personagem em outra obra. A espevitada já havia dado o ar da graça em Bom Sucesso (2019), justamente para promover a estreia de Salve-se Quem Puder, que a substituiu na faixa.

Crossover

Diego Montez
Reprodução

Mas Alexia não será a única personagem já conhecida a retornar em Vai na Fé. A atriz aparecerá na nova novela ao lado de William, personagem que Diego Montez (foto acima) viveu em Bom Sucesso, e que também retorna numa participação em Vai na Fé.

Segundo Patrícia Kogut, colunista de O Globo, Alexia voltará assessorada justamente pelo rapaz. Além disso, ela vai procurar a advogada Lumiar (Carolina Dieckmann), de quem precisará dos serviços.

No ar

Salve Jorge - Alexandre Nero e Giovanna Antonelli
Divulgação

O recurso também foi empregado em Travessia, que trouxe a delegada Helô e o advogado Stenio de volta após terem feito sucesso como casal em Salve Jorge (foto acima), exatamente dez anos antes.

Gloria Perez explicou que decidiu trazê-los de volta porque precisava de uma delegada e um advogado para sua novela atual.

“O público não esqueceu e está sempre pedindo eles de volta. Nessa novela, eles cabiam perfeitamente porque nós vamos falar de internet. A Helô é uma delegada, nós precisávamos de um advogado também. Por que não trazer esse casal que ficou tão icônico nas redes?”, explicou a dramaturga em conversa com a imprensa antes do lançamento do título.

Outros casos

Cacá Carvalho
Divulgação

A ideia de resgatar personagens de outras tramas não é nova. Entre 2021 e 2022, Germana (Vivianne Pasmanter), Licurgo (Guilherme Piva), Quinzinho (Theo Almeida/Augusto Madeira), Vitória (Maria Clara Gueiros) e Lurdes (Bia Guedes/Lu Grimaldi), que apareceram em Novo Mundo (2017), regressaram em Nos Tempos do Imperador (2021). Porém, neste caso, o resgate de personagens era uma necessidade, já que esta última era uma continuação direta da primeira novela.

Mas, antes disso, aconteceram retornos que se tornaram clássicos. Um dos casos mais lembrados é o de dona Armênia (Aracy Balabanian), que fez tanto sucesso em Rainha da Sucata (1990) que acabou retornando em Deus nos Acuda (1992), ambas novelas de Silvio de Abreu.

O autor acabou repetindo o mesmo recurso em Belíssima (2005), trama em que resgatou Jamanta (Cacá Carvalho), visto anteriormente em Torre de Babel (1998). Enquanto isso, uma personagem de Belíssima foi resgatada por Gilberto Braga em Paraíso Tropical (2007): a ex-vedete Mary Montilla (Carmen Verônica).

Mário Fofoca (Luis Gustavo) foi outro personagem que esteve em mais de uma novela. O engraçado detetive “nasceu” em Elas por Elas (1982) e retornou no remake de Ti-Ti-Ti (2010). Mas, antes disso, ele também estrelou uma série e um longa-metragem.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor