Líder absoluta de audiência há décadas, a Globo sofreu algumas derrotas humilhantes ao longo de sua trajetória. Algumas delas foram registradas recentemente, mostrando que a pulverização dos direitos de eventos esportivos ainda vai trazer dores de cabeça para o canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira 10 exemplos na lista abaixo:
Inauguração da Manchete
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 5 de junho de 1983, Adolpho Bloch colocou no ar a TV Manchete. O novo canal chegou incomodando a Globo logo de cara.
O especial O Mundo Mágico ficou com 33 pontos no Rio, enquanto o Fantástico marcou 35. Mais tarde, foi colocado no ar o filme inédito Contatos Imediatos de Terceiro Grau (foto), que goleou o canal da família Marinho: 27 a 12.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Carnaval 1984
Após inúmeros problemas nos bastidores, a Globo decidiu não transmitir os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 1984.
A recém-inaugurada Manchete comprou os direitos e apostou tudo no Carnaval. No domingo, o Fantástico perdeu para o canal do Bloch, naquela que foi a primeira derrota do programa de ponta a ponta; na segunda e na terça, foi a vez da novela das oito, Champagne, levar bomba.
A Manchete chegou a ser sintonizada por 70% dos televisores do Rio, contra apenas 8% da Globo.
Pássaros Feridos
Em agosto de 1985, Silvio Santos colocou no ar a série norte-americana inédita Pássaros Feridos. A estratégia foi mostrar a produção sempre depois de Roque Santeiro, novela das oito da Globo.
Deu certo: além de bagunçar a grade da concorrente, a novata emissora chegou a alcançar 47 pontos de audiência na Grande São Paulo, contra 27 da Globo.
Copa do Brasil 1995
A primeira conquista do Corinthians na Copa do Brasil rendeu uma vitória acachapante do SBT contra a Globo.
A emissora de Silvio Santos exibia o torneio com exclusividade e marcou nada menos que 42 pontos de média e 54 de pico na decisão, disputada entre o time paulista e o Grêmio. Enquanto isso, com A Próxima Vítima, a Globo obteve 33 pontos.
Mundial de Clubes 2000
A Globo não quis gastar dinheiro no primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa, em 2000. O torneio, realizado no Brasil, foi vencido pelo Corinthians, nos pênaltis.
Quem se deu bem foi a Band, que exibiu a competição com exclusividade na TV aberta. Em 14 de janeiro, no dia da decisão, o canal da família Saad conquistou 36 pontos de média, com picos superiores a 50, deixando Terra Nostra com 30 pontos no Ibope.
Casa dos Artistas
Em outubro de 2001, Silvio Santos surpreendeu o Brasil (e a Globo, consequentemente), colocando no ar, na surdina, a Casa dos Artistas. Era um clone do Big Brother, que ele chegou a negociar com a Endemol, que vendeu os direitos para a Globo. Tudo foi preparado com muito sigilo, com milhões de investimento.
O SBT obteve diversas vitórias contra a Globo. Na Grande São Paulo, a final, exibida em 16 de dezembro daquele ano, conquistou média de 47 pontos, com picos de 55, contra 18 da concorrente.
Os Dez Mandamentos
Anos depois de incomodar o Jornal Nacional com Prova de Amor, em 2006, a Record conquistou vitórias históricas contra a Globo com a novela Os Dez Mandamentos, em 2015.
Em 11 de novembro, quando foi exibida a abertura do Mar Vermelho, a Record marcou 28 pontos de média, abrindo uma vantagem de oito contra a Globo.
[anuncio_6]
Libertadores 2021
Após se dar bem na final da Libertadores de 2020, o SBT conquistou resultados ainda mais expressivos com a final do torneio de 2021, disputada entre Palmeiras e Flamengo.
Com a bola rolando, o canal de Silvio Santos venceu a Globo por 27 a 9 na capital paulista e 29 a 9 na capital fluminense. O SBT ultrapassou a casa dos 30 pontos de pico.
[anuncio_7]
Zig Zag Arena
Um dos maiores fracassos da história da Globo atende pelo nome de Zig Zag Arena. A atração, que foi cancelada antes do previsto, chegou a deixar a emissora em quarto lugar no Ibope, perdendo para a Band, que exibia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o SBT e a Record.
A Globo não ficava nessa posição desde 2009, quando exibia a mal-sucedida série Norma, com Denise Fraga.
[anuncio_8]
Mundial de Clubes 2021
Mais de 20 anos depois, a Globo voltou a sofrer com um Mundial de Clubes transmitido pela Band. Após dispensar a competição por não querer gastar US$ 200 mil a mais que o previsto, a emissora sofreu uma goleada no dia da final, disputada entre Chelsea e Palmeiras.
Em plena tarde de sábado, a Band ficou com 28 pontos de média, com 34,9 de pico e 52,9% de participação. Na mesma faixa, a Globo marcou apenas 7 pontos.
Na semifinal entre Palmeiras e Al Ahly, a Band já havia liderado.