Em A Favorita, Catarina (Lilia Cabral) vive sendo humilhada pelo marido, Leonardo (Jackson Antunes). O operário, que é bronco, alcoólatra e abusador, vive praticando violência física e psicológica contra a mulher, que se mantém sempre submissa aos desmandos do bandido.

A Favorita

Machista, Léo trata Catarina com brutalidade, ao mesmo tempo em que dá em cima de qualquer outra mulher, e descaradamente. Até mesmo a cunhada, Cida (Claudia Ohana), é alvo das investidas do mau-caráter. Ao mesmo tempo, ele não admite que Catarina pode despertar o desejo de outro homem. Vanderlei (Alexandre Nero), que nutre um amor platônico pela dona de casa, é quem acabará sofrendo nas mãos do safado.

No entanto, uma grande virada espera por Catarina. A chegada de uma nova moradora em Triunfo transformará a filha de Copola (Tarcísio Meira), que ganhará forças para enfrentar o marido e promover uma guinada e tanto em sua vida.

Nova amiga

A Favorita

A virada de Catarina começa quando Stela (Paula Burlamaqui) chega à Triunfo. A nova moradora é uma cozinheira de mão cheia, que abre um novo restaurante na cidade e começa a fazer sucesso por ali.

No entanto, não é somente por conta de seus dotes culinários que Stela fará sucesso. A beleza da mulher deixará os homens ouriçados. Entre eles, Léo, que tentará se aproximar da nova moradora de qualquer maneira.

Mas Stela, bastante segura de si, não dará moleza para Léo, colocando-o em seu lugar. Ela também não demonstra nenhum interesse em qualquer outro homem da cidade. Na verdade, Stela se aproximará mesmo de Catarina, tornando-se a sua melhor amiga.

Libertação

A Favorita

Stela, na verdade, acolherá Catarina e se tornará parte fundamental em sua transformação. A dona do restaurante convidará a nova amiga para trabalhar com ela no local, fazendo com que Catarina, finalmente, descubra como é ser dona de si mesma. Léo, claro, não ficará nada feliz ao ver que Catarina está trabalhando fora, mas terá que engolir a nova realidade.

Ao mesmo tempo, Stela e Catarina vão ficando cada vez mais próximas. Esta proximidade fará Stela abrir seu coração e revelar que é lésbica. Inicialmente, Catarina fica chocada, mas depois começa a compreender melhor a amiga.

Alexandre Nero

Porém, Stela acaba se apaixonando por Catarina, o que a faz sofrer muito, já que a dona de casa não corresponde aos sentimentos da amiga. Além disso, Catarina finalmente conseguirá se livrar de Léo e começará a namorar Vanderlei, deixando Stela arrasada.

Viagem

A Favorita

Na reta final de A Favorita, Stela decidirá ir embora de Triunfo, já que não consegue esquecer Catarina. Já a amiga decide se casar novamente, com Vanderlei. No entanto, quando o casamento se aproxima, Catarina percebe que não está tão empolgada assim. Assim, ela decide terminar sua relação com o verdureiro.

Sem compromisso, Catarina e Stela combinam de fazer uma viagem juntas. No final da trama, as duas surgem felizes, embarcando juntas para Buenos Aires, na Argentina.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor