Apesar de estar abusando na quantidade de erros de continuidade em suas recentes novelas, desvirtuando o badalado Padrão Globo de Qualidade, a Globo já cometeu muitos erros no passado também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No último dia 21 de novembro, por exemplo, foi descoberta uma falha que passou despercebida na exibição original de Cabocla, em 2004. Ou seja, o erro veio à tona após duas décadas.
Câmera na tela
Em sua conta no X, o jornalista Vitor Peccoli, que já foi colunista e redator do TV História, publicou um vídeo mostrando uma parte da câmera vazando numa cena de Cabocla.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto muitos estavam incrédulos, o usuário Rafael Fernandes respondeu que isso era comum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“É a câmera sim. Acontece. E, na época, a maior parte das TVs de tubo cortava essas extremidades da tela”, justificou.
O trecho dura poucos segundos e o pedaço do objeto que aparece é pequeno, mas não escapou do olhar clínico das redes sociais.
Esse tipo de falha está sendo cada vez mais percebida em novelas antigas que são disponibilizadas no Globoplay ou reprisadas nas tardes da Globo.
Extintor e celular
Com o erro apontado em Cabocla, muita gente se lembrou da gafe cometida pela Record em 2015.
Numa cena de Os Dez Mandamentos, que passava por volta de 1500 anos antes de Cristo, um extintor foi visto claramente em cena.
O público, claro, não perdoou a falha:
“Muito feliz que nos tempos de Os Dez Mandamentos já tinha um extintor para apagar o fogo da galera pecadora”, publicou Chanander Bang no X, então Twitter.
“Segundo a Record, um dos dez mandamentos é segurança acima de tudo. Extintor de incêndio no Egito do Faraó”, disse outro usuário na época.
Em 2017, a Globo também virou piada após um smartphone aparecer em cena de Novo Mundo, novela que se passava em 1981.
“Houve um descuido, mas não comprometeu em nada a cena”, respondeu a emissora, em nota enviada ao colunista Maurício Stycer, do UOL.
Erros de continuidade
Em Mania de Você, por exemplo, Ísis (Mariana Ximenes) mudou magicamente de roupa enquanto se pegava com Sirley (David Junior) num automóvel.
Já em Garota do Momento, numa diferença de poucos segundos, Beto (Pedro Novaes) apareceu vestido com e sem paletó na mesma cena.