No bilionário mercado global de refrigerantes, a disputa mais clássica é entre Coca-Cola e Pepsi. A Coca-Cola foi criada em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1892, enquanto a Pepsi Cola, da Carolina do Norte, foi registrada em 1903.

Coca-Cola
Coca-Cola

Hoje, a Coca-Cola é líder no segmento de refrigerantes carbonatados e abocanha 43,7% do mercado mundial, enquanto a Pepsico detém 24,1%.

Se a Coca-Cola é comprovadamente mais popular do que sua principal concorrente, por que então a Marriott International, maior rede hoteleira do mundo, vende somente Pepsi?

Decisão errada

Para contar essa história, precisamos voltar um pouco no tempo, até o ano de 1991, quando a Marriott estava passando por uma crise financeira e pediu de US$ 50 milhões a US$ 100 milhões em empréstimos a taxas de juros abaixo do mercado à Coca-Cola.

A corporação negou o empréstimo e, por causa disso, após 20 anos de relacionamento comercial, perdeu o contrato com a rede para a Pepsi, que emprestou o dinheiro a eles.

Parceria ampliada

Marriott
Marriott

Em agosto de 2018, a PepsiCo e a Marriott International ampliaram sua parceria e anunciaram um acordo plurianual, que nomeou a PepsiCo como fornecedora oficial de bebidas também para as marcas Starwood, adquiridas em 2016.

O novo acordo é complementar ao relacionamento de mais de 25 anos entre as empresas e, entre outras coisas, promove a visão compartilhada de ambas de deixar uma marca positiva no meio ambiente por meio de iniciativas de sustentabilidade.

O novo acordo também permitiu que a PepsiCo se alinhasse estrategicamente ao programa de fidelidade da Marriott, fornecendo acesso a experiências esportivas e de entretenimento globais únicas aos membros do programa de fidelidade da rede hoteleira.

Será que a Coca-Cola se arrependeu da decisão tomada lá atrás? Provavelmente sim.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.