Vingança, golpe e sangue: Tenório planta desgraça e colhe tragédias em Pantanal

Whatsapp

Os encontros cheios de desejo de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré) desencadearão uma sequência de reviravoltas em Pantanal. Ao descobrir a verdade, Tenório (Murilo Benício) não hesitará em expulsar a esposa de casa e atacar o peão. Mas, como cada ação gera uma reação, o grileiro é quem acabará muito mal na novela das nove da Globo.

Pantanal

Na versão original da trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal não economizou nas sequências trágicas. A partir do momento que Tenório descobre que vinha sendo traído pela mulher, o bandido orquestra uma vingança sangrenta. No entanto, mais adiante, ele ainda tentará reatar com Maria, numa reviravolta surpreendente.

Porém, o destino do vilão deve ser mesmo uma morte trágica. Depois de muito aprontar, Tenório deve ser morto por Alcides em um duelo definitivo. No entanto, não se sabe se Bruno Luperi, autor da adaptação, manterá toda esta tragédia na atual versão da obra.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expulsão e castração

Pantanal

”Vai desabá desgraça grande em cima daquela casa do tar de Tenório. É… Desgraça grande que nem as chuva que enche esses rio e essas lagoa…”, avisa o Velho do Rio (Osmar Prado). E o sábio protetor da natureza não poderia ter mais razão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim que descobre que Maria o trai com Alcides, Tenório não pensa duas vezes e expulsa a mulher de casa. A “bruaca” ainda tenta atirar no marido, mas erra o alvo e é colocada para fora. Com isso, Maria embarca na chalana, e até pensa em se matar. Porém, desiste de tirar a própria vida e passa a ser chamada de Maria da Chalana, navegando pelas águas pantaneiras.

Enquanto isso, Tenório finalmente traz sua segunda família para o Pantanal. Zuleica (Aline Borges) e seus três filhos vão viver com o bandido na fazenda, com Guta (Julia Dalavia) tendo que conviver com o “irmão” Marcelo (Lucas Leto).

Pantanal

Mais adiante, Maria retornará à fazenda para visitar a filha Guta. É quando ela tem um novo encontro com Alcides, com quem decide reviver os bons momentos que passaram juntos antes de ela ser expulsa de casa.

Pois será neste momento que a vingança de Tenório se concretizará. O vilão flagra o casal e, com requintes de crueldade, acaba com o caso deles de vez. Munido de um facão, Tenório corta o órgão genital de Alcides, que urra de dor. Maria fica chocada com tudo o que presencia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vingança e morte

Pantanal

Capítulos mais tarde, chega a hora do contra-ataque. Alcides decide tirar Maria da chalana e a leva para a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). O “rei do gado”, então, passa a ajudá-la, contratando um advogado para que ela tenha seus direitos de esposa garantidos.

Assim, os bens de Tenório são bloqueados pela justiça. Irritado, o grileiro contrata um matador de aluguel para matar José Leôncio e seus filhos. O matador, então, consegue derrubar José Lucas (Irandhir Santos), mas é surpreendido por Roberto (Cauê Campos). Acreditando que o garoto viu algo, o matador o persegue e aproveita um passeio de barco para matar o filho de Tenório afogado.

Depois de toda essa tragédia, Tenório decide mudar de estratégia. O vilão, então, pede que Zuleica volte para São Paulo, para que ele possa tentar convencer Maria a voltar para casa. A ideia dele é fazer a esposa acreditar que ele quer retomar o casamento e, depois, fazê-la assinar um documento no qual ela abre mão de tudo a que tem direito.

Apesar de muito aprontar, Tenório não terá outro destino que não a morte. O mau-caráter será encurralado por Alcides e Zaquieu (Silvero Pereira). O amante de Maria Bruaca, então, finalmente se vinga do vilão, cravando uma lança em Tenório.

Por fim, Alcides joga o corpo de Tenório no rio, onde o vilão jazerá para sempre após ser devorado por piranhas.

Whatsapp


Leia também